29 de janeiro de 2012

CANDIDATO A BLOGUE DO ANO 2011, NO TEMA NATUREZA, QUEDEI-ME PELO 5.º LUGAR

OBRIGADO, a todos os que fizeram o favor de votar no meu blogue. 
A votação terminou ontem e o meu blogue quedou-se, na segunda fase, pelo 5.º lugar com 91 votos correspondentes a 9% dos votantes, depois de terem ficado para trás onze companheiros de concurso. 
Considero este resultado lisonjeiro atendendo à qualidade dos "adversários" que são muito bons.
Agradeço também ao pessoal do AVENTAR pela iniciativa,
Parabéns para todos.

25 de janeiro de 2012

O ARLEQUIM PORTUGUÊS, EM ALMERIA/ESPANHA


Por gentileza do meu amigo Ivo Leite, administrador do Fórum Canaricultura Tuga, publico algumas fotos dos canários Arlequim Português premiados e presentes no Campeonato Mundial de Ornitologia realizado em Almeria/Espanha e que teve o seu término no passado domingo.

Lamentavelmente não consegui nenhuma foto de nenhum dos exemplares da equipa de Arlequim Poupa classificada em primeiro lugar, do também amigo Dário Oliveira, pelo que fica o registo.










21 de janeiro de 2012

ACIMA DOS 50%


Fazem precisamente hoje oito dias que juntei os meus arlequins; curiosamente o primeiro casal a por ovos  só pôs um e foi no passado dia 18, dia do segundo aniversário do reconhecimento do canário arlequim português como raça a nível internacional.

Neste momento já tenho sete casais com ovos estando os outros cinco um pouco mais atrasados. Penso que durante a próxima semana terei os casais todos com ovos.


Partilho foto das jaulas de criação e saliento como curiosidade o facto de, apesar de a foto ser tirada já no final da tarde, ter apanhado um casal no preciso momento em que o macho galava a fêmea (vide, segunda fila contada de cima para baixo, jaula do meio).

Aproveito para reiterar os parabéns pela magnifica prestação dos criadores portugueses, com particular destaque para os criadores arlequinistas Alberto Martins, Dário Oliveira, Honório Ramalho, João Almeida, Nelson Silva, Nuno Figueiredo, Nuno Silva e Pedro no Campeonato Mundial de Ornitologia, em Almeria/Espanha.

A todos os outros participantes que não classificaram as suas aves deixo uma palavra de incentivo pois só dignificam com a participação dos seus passarinhos o bom momento que a ornitologia nacional está a atravessar.

18 de janeiro de 2012

HOJE, 18 DE JANEIRO... E EU GOSTAVA!


Hoje faz dois anos que foi reconhecida, mundialmente, como raça o nosso canário, o Arlequim Português; hoje faz dois anos que eu era um dos muitos portugueses que percorria a Internet em busca do que se dizia acerca da nossa raça.

Hoje, 18 de Janeiro, o nosso canário tem motivos para festejar pois além do aniversário do seu reconhecimento tem motivos para festejar o seu melhoramento em termos de qualidade e de crescimento de aficionados.

Hoje, 18 de Janeiro, eu gostava de, para além de parabenizar o Canário Arlequim Português, parabenizar todos os verdadeiros criadores do Arlequim Português que nos representam em Almeria/ Espanha.

Hoje gostava de ter publicado neste pequeno tributo o nome dos arlequinistas que, com os seus passarinhos, contribuíram para elevar o nome de Portugal em mais um degrau da ornitologia mundial; não o faço porque acho que não devo referir os criadores sem confirmação oficial, apesar de me terem garantido que os 3 lugares do pódio, em Arlequim Par, são para os criadores portugueses.

Assim, hoje, ao Canário Arlequim Português, desejo um feliz aniversário; aos criadores do Canário Arlequim Português em geral e aos medalhados em Almeria, em particular, apresento os meus parabéns e a todos os restantes portugueses, medalhados ou não, apresento também os meus parabéns por serem dignos representantes da ornitologia portuguesa.

Bem hajam!

17 de janeiro de 2012

ALMERIA, ÚLTIMA HORA


Em Almeria/Espanha já foram julgados os Canários Arlequim Português, Par,  e Portugal obteve os três primeiros lugares.

Quando tiver a confirmação dos Canários Arlequim Português, Poupa, e das equipas publicarei o nome dos "atletas" premiados, sendo que pelo menos um deles é meu amigo pessoal.

Para já a todos muitos parabéns!

14 de janeiro de 2012

CANÁRIOS DE PORTE DE "A a Z" FRISADO GIGANTE ITALIANO (AGI)


País de origem: Itália

Este canário, originário de Itália, é sem dúvida o gigante da canaricultura pois o seu comprimento mínimo é de 21 cm. e creio que tem em comum com o nosso canário, arlequim português, a particularidade de ver ratificada a sua raça em Portugal, neste caso no Campeonato Ornitológico Mundial de 2001.

Trata-se de uma raça de canários em que ainda não é fácil encontrar-se informação detalhada que permita fazer a apologia da mesma com alguma base; a única certeza é que esta raça surge por selecção do cruzamento do Frisado Parisiense, com outras raças inglesas de grande porte que durante alguns anos foram sendo aperfeiçoados até atingir o porte hoje reconhecido.

Independentemente do seu tamanho o AGI é um canário com alguma vivacidade e apesar do ar pesadão que a plumagem lhe dá, quem olhar bem de perto esta para esta ave quase que parece sentir o ar majestoso e imponente que sobressai da sua postura.

Este verdadeiro gigante entre os canários, o AGI, tem indefectíveis apreciadores e já se vêem exemplares de grande qualidade em alguns certames, sobretudo nos de índole internacional.

Fotos de autor desconhecido e publicadas em diversos sites


Nota: Esta pequena introdução, (não vinculativa) teve como base uma pequena pesquisa feita pela Internet suportada na leitura de vários textos.

Atualmente o Standard do Canário Frisado Gigante Italiano, aprovado pela C.O.M., é o seguinte:

CABEÇA E “GOLA”
A característica que mais distingue o A.G.I. é a “gola realçada” que, em forma de “caleira”, assume harmoniosamente à frente o aspeto de um babete elevando-se na região da nuca.
A cabeça, arredondada e muito volumosa, com um bico cónico largo na base e um pescoço rodeado de plumas dirigidas para o alto, é coberta por frisados que dão ao conjunto uma forma de “capuz” completo ou parcial.
Pontuação: 15.

ALETAS
Bem desenvolvidas, curvadas para cima sem decaimento, aproximam-se vaporosamente e simetricamente das asas.
Pontuação: 15.

TAMANHO
Comprimento mínimo de 21cm.
Aspeto harmonioso.
Pontuação: 10.

PLUMAGEM
Suave e fina, muito volumosa e composta.
Pontuação: 10.

MANTO E “BOUQUET”
Manto com penas largas, muito estendidas que tombam para a frente e sobre os lados a partir de uma zona central do dorso formando um frisado harmonioso e muito vaporoso em forma de roseta.O pequeno “Bouquet” vaporoso sobre o uropígio completa o manto.
Pontuação 10.

“JABOT” E ABDÓMEN
No Jabot, as penas convergem para cima, formando um “avental” até à zona próxima da “gola” sem formar cavidade.No abdómen, as penas são orientadas para cima e unem-se ao "jabot" sem formar espaços vazios. O abdómen tem uma superfície muito ondulada.
Pontuação: 10.

CAUDA
Homogénea, robusta, muito longa e direita de extremidade quadrada. 
Com numerosas penas de galo longas e largas.
Pontuação: 10.

POSIÇÃO
Formando 60º com o poleiro.
Altiva e possante com a cauda alinhada com o tronco ou ligeiramente cadente.
Pontuação: 5.

ASAS
Regulares e robustas, bem implantadas e não descaídas. Admitindo-se uma ligeira sobreposição das pontas.
Pontuação: 5.

PATAS
Grossas e robustas, segurando-se fortemente no poleiro.
Unhas retorcidas ou com tendência a retorcer-se.
Pontuação: 5.

CONDIÇÃO GERAL
Boa saúde, limpeza e atitude vigilante.
Pontuação: 5.

COR
São admitidas todas as cores.

Gaiola de exposição: Gaiola grande com dois poleiros de 14 mm, distanciados 10 arames.

9 de janeiro de 2012

ATENÇÃO, CANÁRIOS PORTADORES DE ANILHAS COM OS STAM's BN99 E 574K, FORAM FURTADOS


Das instalações, situadas em Mafra, do criador Vítor Jesus foram furtados todos os canários daquele criador incluindo os que tinha selecionados para o Campeonato do Mundo que se realiza em Almeria/Espanha.

Os canários furtados são das seguintes raças:

- Lipócromo Vermelho Mosaico
- Ágata Branco
- Negro Vermelho Mosaico
- Castanho Vermelho Mosaico
- Ágata Vermelho Mosaico
- Phaeo Vermelho Mosaico
- Ágata Topázio Vermelho Mosaico, entre outros

Se alguém vir alguma das raças citadas portadoras de anilhas com os STAM's referidos no título deverá comunicar à autoridade mais próxima ou entrar em contato com o criador através do e-mail vitorjesus.vv@hotmail.com, ou para a Federação Nacional Ornitológica Portuguesa através do e-mail fonp@hotmail.com.

Infelizmente está a ser cada vez mais usual este género de situações as quais só poderão ser minimizadas se todos os criadores se preocuparem e estiverem atentos pois de certeza que as aves hão-de aparecer em algum lado mais cedo ou mais tarde.

Nunca sabemos se não seremos nós os próximos a necessitar de toda a ajuda.

6 de janeiro de 2012

GRANDE VONTADE... QUASE, QUASE NA ALTURA DOS ACASALAMENTOS


Estou quase a acabar a preparação para o acasalamento dos meus Canários Arlequins e, parece-me, estou um bocado atrasado pois habitualmente costumo apontar os acasalamentos para meados de Janeiro e anteontem uma fêmea, por sinal de 2010, já colocou um ovo no chão e tenho já algumas deste ano, "desesperadas", arrancando as próprias penas isto apesar de ainda não ter enriquecido a alimentação diária.

Sei que há companheiros que já têm passarinhos nascidos e apesar da grande vontade que tenho de os juntar ser enorme, é quase como um vicio que nos consome, vou cumprir escrupulosamente o plano traçado e juntá-los na altura própria. O tempo também propicia estas situações pois a temperatura no espaço onde tenho os canários medeia entre os 12 e os 15 graus durante o dia, baixando bastante durante e noite para os 6 e 8 graus.

Este ano utilizei um método diferente de desparatização em vez do que tenho vindo a utilizar, conforme em tempo já dei conta neste espaço; para isso dei Vermizoo três dias seguidos, repetindo ao fim de cerca de vinte dias; pelo meio administrei vitaminas. Nesta última fase irei dar (vou começar hoje) ESB3 30% durante cinco dias seguidos e depois mais 3 dias seguidos de Vitamina K ficando assim concluída a desparatização.

Antes de os juntar definitivamente vou dar 3 dias seguidos de AD3EC+K para ajudar a estimular o cio e o resto será com os canários e com a natureza. Mais uma vez ressalvo que o que funciona para mim, e para os meus canários, pode não funcionar com outros. Apenas partilho o método que utilizo.

No fim da criação é que verei se valeu a pena ter alterado a metodologia da desparatização pois diminui, muito, os produtos ministrados comparativamente com o método que tinha vindo a utilizar. Espero ter mais sorte do que na época anterior!

4 de janeiro de 2012

SEGUNDO ANIVERSÁRIO

Apesar de ter começado o blogue em 29 de Dezembro de 2009, considero para efeito de data oficial de aniversário deste espaço o período que decorre entre o dia 1 e 4 de Janeiro, pois foi em 4 de Janeiro de 2010 que o "abri", oficialmente, nunca mais o suspendendo.

Hoje comemoro o segundo ano de vida deste espaço fazendo um balanço positivo do tempo decorrido. E positivo, porquê?

Porque o que me propus tem sido alcançado, partilhando experiências, publicando artigos opinativos, contribuindo para a divulgação da raça do Canário Arlequim Português com mais ou menos êxito, enfim ensinando o que é e o que deve ser o Canário Arlequim Português à luz do Standard aprovado pela COM e defendendo o Canário Arlequim Português. Pelo meio ficam outras noticias e curiosidades bem como referências a companheiros de hobby, uns mais conhecidos, outros menos, mas todos com a mesma paixão, a criação de canários.

Agradeço a todos os meus Amigos e também aos menos Amigos; agradeço às pessoas que me honram como seguidores deste espaço e leem o que escrevo e, por fim, às pessoas que não fazendo parte dos seguidores, mas também são importantes, vêm diariamente a este espaço em busca de informação, fazendo-me sentir recompensado por partilhar os meus parcos conhecimentos.

Tal como no primeiro dia o objetivo deste espaço mantém-se inalterável, isto é, a divulgação e defesa incondicional do Canário Arlequim Português.

A todos o meu obrigado por me acompanharem.

Bem hajam!

2 de janeiro de 2012

****** FAZENDO AMIGOS****** GUILHERME T. SILVA

 Falar de alguém que conhecemos há relativamente pouco tempo (5 meses) é sempre um pouco complicado mas, como se costuma dizer: "pela aragem se vê quem vai na carruagem" e é engraçado como os ditados ou adágios populares se ajustam que nem um par luvas a algumas situações do nosso dia-a-dia.

Anotando, algumas dicas, no espaço destinado para canaril.
A aquisição de novos canários obrigou à compra de mais viveiros.
Já tenho há algum tempo as fotos que hoje vou partilhar e partilho-as hoje porque acho ser uma boa forma de iniciar este 2012 (que se prevê para os portugueses um bocado negro, em termos sociais e financeiros) falando de amizade e da conquista de um novo amigo.

Um pequeno móvel feito propositadamente para albergar registos,sementes, papas e remédios.
Mostrando as sementes que passaram pela máquina, por ele construída.
A pessoa de que vou falar não é conhecida no mundo ornitológico; é mais um anónimo que descobriu o prazer da criação de aves. Um senhor de cerca de 68 anos, com uma mente aberta, e postura na vida à moda da "velha guarda" daquele tempo em que a palavra dada era uma Lei.

Um dos casais com que vai criar.
Conheci-o através do meu blogue por causa dos canários arlequins português, pois buscava informações sobre a raça. Depois dos primeiros contatos por e-mail  e após algumas informações surgiu a inevitável visita ao meu canaril onde escolheu alguns passarinhos para se iniciar agora em 2012 na criação de arlequins, pois embora já tivesse canários queria "experimentar" a raça portuguesa.

O mesmo macho vai cobrir duas fêmeas.
Com os constantes pedidos de informação agora mais pelo telefone do que por e-mail e algumas visitas às instalações deste amigo foi-se cimentando uma camaradagem um bocado rara nos dias que correm pois notava a sinceridade e a vontade de aprender e, melhor ainda, fazer direito tudo logo desde o inicio, isto apesar de o ter alertado que o que funciona com uns pode não funcionar com outros.

Na hora da despedida, com um até breve.

Espero e desejo que o entusiasmo demonstrado pelo amigo Guilherme Silva, que até já tem um blogue dê os frutos que ele pretende e obtenha bons exemplares.