31 de março de 2013

OS OVOS DA PÁSCOA!


Há tempos, cerca de mês e meio, dava conta neste espaço do que me acontecera a uma canária -situação vulgaríssima que quase todos os criadores já "sofreram"- que ficou com o ovo atravessado; mais tarde disse aqui, também, que a canária pusera um total de cinco ovos, um dos quais já depois de ter expelido o ovo atravessado e que a ia deixar chocar esses ovos, parando a época de criação quando terminasse esse choco. Dos ovos colocados debaixo da canária apenas um eclodiu, fazendo o passarinho no próximo dia 8, 32 dias de vida.

A heroína deste comentário em primeiro plano, com o macho poupa e o filhote do casal na borda do ninho.

Na passada sexta-feira quando fui dar a papa aos casais que estão com filhotes vi a referida fêmea no ninho mas nem de longe pensei que pudesse ter posto um ovo dada a contrariedade sofrida, tanto mais que mal me aproximei da jaula saltou do ninho toda animada, começando a andar de volta do filhote. Ontem sábado quando lá fui novamente não a vi no ninho e cumpri a rotina habitual de dar alimento aos casais com filhotes. 

Os 3 "ovos da Páscoa"!

Hoje, domingo de Páscoa e, porque tive pessoas cá em casa fui já bem pela tardinha dar a ração do dia à passarada e, para meu espanto, a fêmea encontrava-se no ninho com o filhote e o macho na borda do mesmo; desta vez fui mesmo espreitar e... lá estava, não um mas 3 ovos. Perante este facto não me resta alternativa que alterar a decisão inicial e deixá-la ficar com os ovos, aguardando que a natureza se encarregue do futuro, de preferência que tudo corra bem e venham mais passarinhos.

Afinal e apesar de este ano as coisas não me estarem a correr muito bem com a passarada, nem tudo é mau e fui brindado com os ovos da Páscoa por esta pequena resistente, quiçá um agradecimento por lhe ter salvo a vida!

25 de março de 2013

TUDO NA MESMA!


Pouco há a atualizar relativamente ao último comentário que aqui fiz quanto à forma como está a decorrer a primeira postura. Tenho, de doze casais, apenas quatro com filhotes num total de dez, já anilhados. Para "equilibrar" a má prestação desta primeira postura estou a usar duas das fêmeas que tenho para "reserva" - que andavam a pôr ovos na voadeira - as quais têm um total de seis crias sendo que só uma dessas fêmeas tem cinco crias e a que tem só uma cria tem um passarinho que vai ser predominantemente melânico isto apesar e no dorso ainda carecer de penas.

Penso, e espero, que mal o tempo comece a aquecer a criação melhore substancialmente; entretanto partilho as fotos dos filhotes das fêmeas "suplentes" e, pelo meio, o bróculo passado na picadora misturado com papa seca que tinha preparado para lhes dar quando comecei a "sessão fotográfica".

JACKPOT - Cinco ovos, cinco passarinhos filhos de pais Arlequim Par, equilibradamente variegados.
Limpam uma tijelinha destas por dia e é porque não lhes dou mais!
Um poupa que vai ser predominantemente melânico, filho de macho Arlequim Poupa e fêmea Arlequim Par, equilibradamente variegados.










22 de março de 2013

CCAP - Convocatória de Assembleia Geral Ordinária


A pedido do Presidente da Direção do CCAP, Dr. Paulo Milheiro Maia, é feito um apelo a todos os companheiros, detentores de blogues e afins, para fazerem um copy/paste da noticia da convocatória publicada no site do CCAP e fazerem o favor de a divulgarem para que chegue ao maior número possível de interessados.


Convocatória de Assembleia Geral Ordinária
21 de Março de 2013
 Ao abrigo do Artº 18º dos Estatutos do CCAP, convoco a sua Assembleia-geral para o dia 21 de Abril de 2013, pelas 9.30h, na sede do Clube, sita na Rua Manuel Ferreira da Silva e Sá, 154 * 4570-012 BALASAR, com a seguinte ordem de trabalhos:

1 - Apreciar o relatório de Contas da Direção e o parecer do Conselho Fiscal, relativo ao exercício do ano anterior;

2 – Outros assuntos de interesse do Clube.

P.S. - Não comparecendo número suficiente de associados com direito a tomar parte na mesma, a Assembleia-geral funcionará 30 minutos depois com os presentes.

O Presidente da Assembleia Geral,
Manuel Dário Gomes de Oliveira

9 de março de 2013

PRIMEIROS FILHOTES NASCIDOS

 Estes são os primeiros seis filhotes de canários arlequim português nascidos em 2013 e, a exemplo do ano transato, irei pontualmente descrever as caracteristicas dos progenitores. Para já, e como vem sendo habitual nos meus canários, a primeira postura é parca em aves variegadas.

NASCIDOS EM 2013-02- 25
Estes três filhotes têm como progenitores: Macho  Poupa Equilibradamente Variegado x Fêmea Par 98% Lipocrómica; são todos similares e em termos de côr revelam-se aves predominantemente lipocrómicas..
NASCIDOS EM 2013-02-26
Estes três filhotes têm como progenitores: Macho  Par Equilibradamente Variegado x Fêmea Par Equilibradamente Variegada; são todos similares e em termos de côr existe um para cada gosto: um predominantemente lipocrómico, um predominantemente melânico e um outro variegado com predominância lipocrómica..
O fato de estes filhotes terem nascido com a "roupagem" descrita esta não é definitiva pois, por vezes, depois da muda feita a côr sofre alterações significativas.

6 de março de 2013

O CLUBE DO CANÁRIO ARLEQUIM PORTUGUÊS NO EUROAVES


Ando um pouco para o aborrecido e sem pachorra para estar a compilar algum "material" que tenho para ir publicando por aqui. 

A primeira postura dos meus passarinhos é para esquecer muitos ovos brancos e outros tantos goros, ainda só tenho 7 passarinhos nascidos; não sei o que se está a passar mas atribuo este pequeno fracasso ao tempo inconstante que se tem sentido mas, como costumo dizer não há que desanimar!

Finalmente consegui algumas fotos da VI Exposição do Clube do Canário Arlequim Português integrada na Expo Euroaves e que se realizou entre o dia 29 do mês de dezembro e o primeiro dia de Janeiro do ano em curso e vou partilhá-las com os amigos que seguem habitualmente este espaço. Como diz o nosso povo mais vale tarde que nunca! Poderão aceder a mais infoamção no site do CCAP.

Como estou sem a "veia" de escritor vou, em vez de começar a dissertar sobre o evento, colocar uma pequena legenda nas diversas fotos, não sem antes deixar de referenciar um fato importante que foi a apresentação do novo desenho do canário arlequim português que mereceu, sem exceção, rasgados elogios não só dos criadores de arlequins mas de todos os outros, para além de o troféu a entregar aos vencedores ter o desenho do canário arlequim português em alto relevo e à escala 1/1, ou seja no tamanho natural de um arlequim.

Perspetiva da entrada da expo.
Um minúsculo lago artificial fazia as delicias dos pequenos patos.
A organização disponibilizou "mesas" para venda de aves, mas a "crise" não ajudou os "vendedores".
O amigo Nelson Lopes, sempre bem disposto apesar das fracas vendas.
Algumas das jaulas existentes no espaço com aves de grande porte.

A feira livre, no inicio da abertura.

Esta catatua parece querer espreitar a atuação da sua "mana" que se exibia junto com outras aves.
A "mana" em plena atuação.


Preparando o julgamento dos arlequins.
Alguns deram algum trabalho ao Juiz Jorge Quintas.
Tempo de verificar a pontuação.
O stand do CCAP com alguns dos elementos da Direção, Carlos Lopes, Nuno Silva, Armindo Tavares, Paulo Maia e Vítor Cruz.
Montando o equipamento informático.
Já com tudo pronto e disponíveis para todo e qualquer esclarecimento.
O amigo Adriano Rodrigues ainda não foi desta que aderiu ao Arlequim, mas elogiou a iniciativa da apresentação do novo desenho do Canário Arlequim Português.
Um dos posters com o desenho do Canário Arlequim Português
Prémio Prof. Doutor Armando Moreno
Troféu Arlequim Par, com o desenho em alto relevo à escala 1/1
Troféu Arlequim Poupa, com o desenho em alto relevo à escala 1/1
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Estas são algumas fotos de arlequins que se encontraram em exposição