25 de março de 2012

UM MACHO, PARA DUAS FÊMEAS

Já referi algures neste espaço a existência de algumas técnicas de acasalamento de canários que quase todos o amantes deste hobby, sobre tudo os mais experientes, conhecem e praticam com maior ou menor êxito.

Hoje abordo uma forma de criação de canários que consiste só em utilizar um macho para duas fêmeas. Não sou adepto deste método, apesar de pontualmente o utilizar, exceto se o objetivo for apurar uma  linhagem em que temos excelentes reprodutores e pretendemos trabalhar os descendentes para homogeneizar uma determinada linhagem, aliás a famosa Tabela de Felch serve para isso mesmo.

Tenho recebido alguns pedidos de "ajuda" de criadores iniciados na criação de canários que pretendem pelos motivos mais díspares acasalar um só canário para duas canárias mas depois surge a dificuldade em saber quando o devem meter novamente às canárias pois estas ainda alimentado os filhotes começam nova postura sem que os ovos estejam galados. 

Penso que o que vou dizer é conhecido por mais de 90% dos criadores mas o objetivo é partilhar com os colegas sem experiência algum do conhecimento que tenho adquirido ao longo dos anos e assim de uma só penada responder a todos os que fazem o favor de confiar nos meus conselhos.

O método é de fácil realização e vou mencionar várias formas, as que conheço, de proceder ao acasalamento, qualquer uma delas válida, começando exatamente pela chega dos machos às fêmeas:

 Método Um - Juntar o macho com a primeira canária e deixá-lo estar junto até ao fim da postura. Depois de três ou quatro dias de descanso e devendo-se ter o cuidado de dar um bom poli-vitaminico  ao canário junta-se este à segunda fêmea até esta terminar a postura. Quando a fêmea tiver acabado a postura é de todo conveniente que o canário seja colocado numa gaiola individual onde novamente se deve dar um poli-vitaminico e recuperará forças para ser chegado outra vez à primeira fêmea e dar-se assim inicio a nova postura.

Método Dois - Juntar o macho alternadamente, dia sim dia não, com as duas fêmeas com que pretendemos que ele acasale. Neste caso o macho deve ser metido às fêmeas preferencialmente ao fim do dia. Quando as fêmeas caírem no choco deve o macho ser colocado em uma gaiola individual, procedendo-se à sua recuperação ministrando-lhe um poli-vitaminico.

Método Três - Colocar o canário da parte da manhã na primeira fêmea e da parte da tarde à segunda fêmea até ao fim das posturas e depois colocá-lo numa gaiola individual, dando-lhe um poli-vitaminico, onde recuperará forças para ser de novo utilizado quando as fêmeas estiverem novamente recetivas.

Método Quatro - O canário está sempre com a mesma fêmea e todos os dias o colocamos uns minutos com a segunda fêmea retirando-o depois de verificarmos que ele a galou. Esta operação deve ser repetida até ao fim da postura da segunda fêmea, mantendo-se depois o canário com a primeira fêmea.

Filhote de uma das minhas canárias suplentes gerado/criado através da utilização do Método Quatro.


Há quem, utilizando os métodos Um, Dois e Três, opte por deixar o canário com a última fêmea mas, pessoalmente, penso que em determinadas situações isso não é benéfico pois quando a primeira fêmea estiver novamente apta a por pode acontecer que a segunda fêmea com quem o canário estava abandone o choco.

Na utilização de qualquer um dos referidos métodos, aos criadores iniciados, surge sempre uma questão de primordial importância, a saber: Estando as duas fêmeas no choco vai haver uma altura em que uma delas estará, obviamente, mais adiantada na criação dos filhotes (dificilmente as duas criarão na mesma altura) e assim sendo quando lhe chegar de novo o macho?

Para a questão atrás levantada é conveniente que o criador novato também tenha alguma sensibilidade e se aperceba que a fêmea está a ter "novos calores" e isso nota-se quando, às vezes com crias ainda no ninho, começa a andar com palhas e penas no bico denotando vontade de fazer novo ninho por vezes tentando expulsar os filhotes do ninho. Para além disso e na incerteza  da altura ideal para chegar de novo o macho à fêmea é fazê-lo quando os filhotes começa a esboçar o primeiro bater de asas na borda do ninho que geralmente ocorre entre o 17.º e o 20º dia de vida. Nessa altura, para mim, o melhor método é chegar o macho à fêmea uns minutos todos os dias e retirá-lo depois de o vermos galar.

É de todo em todo conveniente vigiarmos o macho quando o chegamos à fêmea e esta está com os filhotes pois não é raro acontecer que o macho veja nos filhotes potenciais rivais e os ataque.

Se se verificar que a fêmea se encontra impaciente para fazer nova postura e tem crias que ainda se acomodam no ninho, deve-se providenciar um novo ninho ao lado do outro e material para que a fêmea o construa e realize nova postura. Nesta situação nem sempre conseguimos evitar que a fêmea vá "pedindo emprestada", alguma da penugem dos pequenotes.

21 de março de 2012

ARLEQUINS 2012 (Casal n.º 8)


Cá estou, novamente, desta feita para partilhar apenas um filhote que se me afigura bonito mas sem qualquer variegado. O filhote em questão tem vinte dias e, possívelmente com medo da crise, ainda não sai do ninho tendo-o visto hoje pela primeira na borda do mesmo a exercitar as asas.

Esta cria é filha de pais variegados cuja foto também partilho, e mais uma vez fica provado que mesmo acasalando sempre aves com um padrão variegado não é seguro que se tire crias totalmente equilibradas em termos de variegado. Neste caso a cria é quase totalmente lipocrómica excetuando a poupa mas em breve postarei fotos da segunda postura de um casal em que ambos são predominantemente melânicos que me presentearam com dois filhotes com predominância melânica e nesta segunda postura têm três crias que em principio serão de predominância lipocrómica.

Penso, e esta é a minha opinião pessoal, que por mais equilibrado que o casal seja em termos de variegado iremos ter sempre crias que nos sairão demasiado lipocrómicas ou demasiado melânicas; contudo, e também tenho reparado nesse pormenor, acasalando aves com um variegado próximo dos 50% melânico x 50% lipocrómico a percentagem de aves uni ou bi-color diminui mas é rara a ninhada em que não aparece uma ou duas dessas aves.




11 de março de 2012

CONTINGÊNCIAS...

Todos os criadores de canários, e não só, passam por situações análogas às que vou mais abaixo relatar mas não é muito comum acontecer tudo, por coincidência, no mesmo dia.

Um dia desta semana que finda, salvo erro sexta feira, andava entretido a tratar da passarada quando me apercebi ser dia de verificação de ovos de alguns casais.

Com a expetativa habitual fui verificar os ovos do primeiro casal que tinha posto cinco ovos; afasto a fêmea do ninho e... só tinha um ovo. E goro! Creio que o macho se lembrou que devia andar fraquito da ninhada anterior e lembrou-se de tomar uma gemada.

Vou ver os ovos do segundo casal cuja fêmea só dá três ovos por postura e... um ovo goro, dois ovos cheios mas destes um estava partido.

Terceiro casal com uma postura de cinco ovos todos... vazios; claro que já pus o macho no "ginásio" pois mesmo só com alpista está mais gordito do que eu.

Por fim e para terminar em beleza uma fêmea, por sinal das que tenho como suplentes, que estava entretida com o único ovo que pusera, nem sei se estaria galado apesar de lhe ter chegado um macho, lembrou-se de abandonar o ninho ao terceiro dia de choco.

Como são situações decorrentes de quem se dedica à criação de aves não há que desanimar até porque por norma são mais as alegrias que os desaires e, assim, para terminar despeço-me, por agora, partilhando com todos os visitantes e seguidores deste espaço a foto de mais um pequenote, que em breve separarei dos pais.



6 de março de 2012

ARLEQUINS 2012 (Casal n.º 9)


Partilho, hoje, o meu casal n.º 9 (fêmea poupa e macho par) e alguns filhotes do mesmo cuja separação ocorrerá por meados da próxima semana.

Este casal nesta primeira postura presenteou-me com cinco filhotes (pôs 6 ovos mas o último não teve força para sair) sendo 4 poupa e um par. Em termos de cor saíram dois com predominância lipocrómica, saíram à mãe, um predominantemente melânico e dois variegados; o tempo dirá se se confirmará o variegado já que quanto à posição existem 4 que não me deixam quaisquer dúvidas de que virão ser bastante bons, quanto ao corpo e tamanho se saírem, como espero, aos pais fico bastante satisfeito.








1 de março de 2012

ARLEQUINS 2012 (Casal n.º 13)


Prosseguindo a divulgação de alguns dos meus casais, partilho hoje foto do casal n.º 13 com a respetiva prole, ainda no ninho.

Ambos os reprodutores são nascidos no meu canaril sendo o arlequim par, a fêmea (de 2010), filha de um casal de arlequins variegados e o macho, poupa (de 2011), filho de uma fêmea arlequim variegada e de um macho com predominância lipocrómica.

Ainda é cedo para fazer contas mas dos quatro filhotes da primeira postura deste casal há dois predominantemente melânicos, um equilibradamente variegado e outro variegado com predominância melânica, como todos sabemos e isto é um dos aliciantes de se criar arlequins há aves que nos parecem vir a ser muito bons que depois não o são e outras para as quais olhamos enviezadamente venham a revelar-se ótimos exemplares independentemente da comprovada qualidade dos reprodutores.

Resta, para já, aguardar pela fase posterior à muda para aquilatar da qualidade dos filhotes.



27 de fevereiro de 2012

EM ESPANHA, COMO EM PORTUGAL, SUCEDEM-SE OS ASSALTOS A CANARIS!!!


A saga de assaltos a canaris e instalações similares está a tornar-se um caso sério, já começam a rarear os meses em que alguém conhecido, ou não. fica sem as suas aves, muitas das vezes estes roubos causam prejuizos superiores ao valor das próprias aves que roubam pois levam exemplares cuja linhagem por vezes demora anos a ser conseguida.
Pelas noticias que têm vindo a ser divulgadas destas situações ressalta o facto de os ladrões roubarem sempre aves de grande qualidade e que não têm qualquer dificuldade em escoar nas feiras e mercados de aves ou até mesmo a outros criadores que poderão não se aperceber que estão a adquirir aves furtadas é lamentável mas é, infelizmente, uma realidade que se está a generalizar com preocupante rapidez.
O azar tocou desta vez a  um companheiro criador, espanhol, que me enviou um e-mail  que abaixo descrevo:

 "...Solicito colaboración

La pasada noche del jueves 23 al viernes 24 se produjo un robo de pájaros en la localidad de Gamonal (Toledo) a unos 5 km de Talavera de la Reina, criador José Fernández anillas Y-042 y Z-778.

Se han llevado más de 250 pájaros, entre los que se encontraban en su mayoría Ágata Topacios plata recesivo, Ágata topacios amarillos intenso y nevado, Ágata topacios rojo mosaico, Ágata topacio amarillo mosaico, lipocromo amarillo, lipocromo blanco recesivo y portadores de estos, aparte de 8 parejas de cardenalitos de Venezuela y 7 de Jilgueros mayor.

Lo han dejado todo limpio se lo han llevado todo, imaginaros la gran impotencia que se siente ante un suceso como este de cara a la cría todas las ilusiones y el tiempo invertido, los ánimos están destrozados y solo se piensa en que esta bonita afición llegó a su fin.

No sé donde vamos a llegar con esta gentuza que tenemos suelta.

Denuncias puestas en Guardia Civil y Policía Nacional.

Ruego cualquier colaboración que pudierais aportar sobre todo a las provincias limítrofes, dejo mi teléfono por si os enterarais de algo 695831281 y 616547224.

Muchas gracias por todo.

 Sin más recibid un cordial saludo Sergio Ríos..."

Segue a discrição das espécies e raças roubadas:

      Ágata topacio plata recesivo y dominante. 
Ágata topacio amarillo intenso, nevado y marfil.
Ágata topacio amarillo mosaico.
Ágata topacio rojo mosaico.
Lipocromo amarillo.
Lipocromo Blanco recesivo.
Cardenalito de Venezuela.
Juilgero mayor.

23 de fevereiro de 2012

ARLEQUINS 2012 (Casal n.º 5)



































Partilho foto do casal n.º 5  e das duas crias nascidas na primeira postura. 

Apesar de ainda mal emplumados deu para verificar que o passarito mais afastado irá ter umas costas variegadas com predominância melânica e o peito com uma maior predominância lipocrómica, já o irmão do meio, afigura-se com um canário a puxar ao lado do pai no dorso e à mãe no peito, por fim o último era de um casal com seis filhotes que retirei para este casal mas acabou por ser rejeitado e morreu.

16 de fevereiro de 2012

GESTOS E INCERTEZAS QUE TODOS OS ANOS SE REPETEM


Todos os anos nós, criadores, repetimos os mesmos gestos, às vezes experimentamos novos métodos mas o objetivo final é sempre o mesmo termos entre os canários nascidos "o tal" aquele que nos poderá, eventualmente, dar mais alegrias nos eventos em que participarmos. Para além disso vivemos, nos dias que antecedem o nascimento dos filhotes, em constante ansiedade; será que nascem todos? Os pais vão alimentá-los bem? Os exemplares nascidos para além "do tal" serão capazes de ombrear com os dos nossos companheiros de hobby nas exposições?

Enfim é todo um ritual de hábitos e de dúvidas que todos os anos repetimos desde o mais humilde ao mais afamado criador.

Um dos hábitos recentes que adquiri é vir até aqui mostrar os meus passarinhos umas vezes animado outras nem tanto mas sempre com vontade de partilhar. A primeira postura ainda se encontra a decorrer neste momento tenho duas fêmeas que andam a fazer o ninho num dia e a desfazê-lo no outro e aproveitei o facto de uma das fêmeas ter posto ovos goros para lhe meter 3 ovos de uma canária que tinha posto seis, curiosamente a "madrasta" vingou os três filhotes e a mãe dois, mesmo assim não é mau!

Partilho, entretanto, as fotos de dois dos meus casais e respetivas proles.

Casal n.º 4


Dois filhotes do Casal n.º 4

Casal n.º 18

Quatro filhotes do Casal n.º 18

6 de fevereiro de 2012

AVES COM O STAM 598 J ROUBADAS


Esta é daquelas notícias que nunca gostamos de dar, mas cuja divulgação se reveste da maior importância. O Amigo Nuno Figueiredo ligou-me pedindo que divulgasse um roubo de canários, desta feita o roubo ocorreu em Viseu e o "contemplado" com a visita dos amigos do alheio foi o companheiro de hobby Rui Amaral (telemóvel 968 295 746), que hoje ao fim da tarde quando chegou do trabalho e foi, como habitualmente, tratar da passarada verificou que a garagem onde tinha cerca cinco dezenas de canários, brancos recessivos, lipocromos vermelhos intensos e nevados  e canários arlequins português, tinham sido levados juntamente com mais alguns exóticos por desconhecido(s) após arrombarem a porta da garagem.

Apela-se a todos os colegas que divulguem esta notícia chamando a atenção para o Stam das aves roubadas que é o 598J.

Se detetarem aves à venda com o Stam 598J para além de comunicarem às autoridades  poderão também informar o criador através do telemóvel acima referido.

Porque infelizmente já se vão tornando habitual noticias deste género é da maior importância a divulgação em todos os locais possíveis a fim de não ser facilitada a vida a este género de energúmenos.

1 de fevereiro de 2012

ASSIM VAI A PRIMEIRA POSTURA!


Já decorreram mais de três semanas desde que juntei os meus arlequins. Neste momento apenas três dos casais não dão sinal de quererem acasalar apesar de terem rigorosamente a mesma alimentação e condições climatéricas que os outros; também não é nada de preocupante pois o tempo corre um bocado incerto, com tendência para um abaixamento da temperatura, ainda que por poucos dias.

Este casal (macho par x fêmea poupa) brindou-me com quatro ovos cheios.

Dos casais que estão com ovos, os primeiros filhotes devem nascer já no próximo dia 5, havendo dois cujos ovos não estão galados mas vou deixá-los ficar assim mais algum tempo pois poderão, eventualmente, ajudar a criar filhotes de algum casal que não se porte muito bem.

Contas feitas, até ao momento, as fêmeas puseram 36 ovos (média de 4 ovos por casal) dos quais 22 estão galados pelo que, se tudo decorrer normalmente, com alguma expectativa vou aguardar a chegada de 22 filhotes.

Brevemente darei mais novidades.

Até lá!

29 de janeiro de 2012

CANDIDATO A BLOGUE DO ANO 2011, NO TEMA NATUREZA, QUEDEI-ME PELO 5.º LUGAR

OBRIGADO, a todos os que fizeram o favor de votar no meu blogue. 
A votação terminou ontem e o meu blogue quedou-se, na segunda fase, pelo 5.º lugar com 91 votos correspondentes a 9% dos votantes, depois de terem ficado para trás onze companheiros de concurso. 
Considero este resultado lisonjeiro atendendo à qualidade dos "adversários" que são muito bons.
Agradeço também ao pessoal do AVENTAR pela iniciativa,
Parabéns para todos.

25 de janeiro de 2012

O ARLEQUIM PORTUGUÊS, EM ALMERIA/ESPANHA


Por gentileza do meu amigo Ivo Leite, administrador do Fórum Canaricultura Tuga, publico algumas fotos dos canários Arlequim Português premiados e presentes no Campeonato Mundial de Ornitologia realizado em Almeria/Espanha e que teve o seu término no passado domingo.

Lamentavelmente não consegui nenhuma foto de nenhum dos exemplares da equipa de Arlequim Poupa classificada em primeiro lugar, do também amigo Dário Oliveira, pelo que fica o registo.










21 de janeiro de 2012

ACIMA DOS 50%


Fazem precisamente hoje oito dias que juntei os meus arlequins; curiosamente o primeiro casal a por ovos  só pôs um e foi no passado dia 18, dia do segundo aniversário do reconhecimento do canário arlequim português como raça a nível internacional.

Neste momento já tenho sete casais com ovos estando os outros cinco um pouco mais atrasados. Penso que durante a próxima semana terei os casais todos com ovos.


Partilho foto das jaulas de criação e saliento como curiosidade o facto de, apesar de a foto ser tirada já no final da tarde, ter apanhado um casal no preciso momento em que o macho galava a fêmea (vide, segunda fila contada de cima para baixo, jaula do meio).

Aproveito para reiterar os parabéns pela magnifica prestação dos criadores portugueses, com particular destaque para os criadores arlequinistas Alberto Martins, Dário Oliveira, Honório Ramalho, João Almeida, Nelson Silva, Nuno Figueiredo, Nuno Silva e Pedro no Campeonato Mundial de Ornitologia, em Almeria/Espanha.

A todos os outros participantes que não classificaram as suas aves deixo uma palavra de incentivo pois só dignificam com a participação dos seus passarinhos o bom momento que a ornitologia nacional está a atravessar.

18 de janeiro de 2012

HOJE, 18 DE JANEIRO... E EU GOSTAVA!


Hoje faz dois anos que foi reconhecida, mundialmente, como raça o nosso canário, o Arlequim Português; hoje faz dois anos que eu era um dos muitos portugueses que percorria a Internet em busca do que se dizia acerca da nossa raça.

Hoje, 18 de Janeiro, o nosso canário tem motivos para festejar pois além do aniversário do seu reconhecimento tem motivos para festejar o seu melhoramento em termos de qualidade e de crescimento de aficionados.

Hoje, 18 de Janeiro, eu gostava de, para além de parabenizar o Canário Arlequim Português, parabenizar todos os verdadeiros criadores do Arlequim Português que nos representam em Almeria/ Espanha.

Hoje gostava de ter publicado neste pequeno tributo o nome dos arlequinistas que, com os seus passarinhos, contribuíram para elevar o nome de Portugal em mais um degrau da ornitologia mundial; não o faço porque acho que não devo referir os criadores sem confirmação oficial, apesar de me terem garantido que os 3 lugares do pódio, em Arlequim Par, são para os criadores portugueses.

Assim, hoje, ao Canário Arlequim Português, desejo um feliz aniversário; aos criadores do Canário Arlequim Português em geral e aos medalhados em Almeria, em particular, apresento os meus parabéns e a todos os restantes portugueses, medalhados ou não, apresento também os meus parabéns por serem dignos representantes da ornitologia portuguesa.

Bem hajam!

17 de janeiro de 2012

ALMERIA, ÚLTIMA HORA


Em Almeria/Espanha já foram julgados os Canários Arlequim Português, Par,  e Portugal obteve os três primeiros lugares.

Quando tiver a confirmação dos Canários Arlequim Português, Poupa, e das equipas publicarei o nome dos "atletas" premiados, sendo que pelo menos um deles é meu amigo pessoal.

Para já a todos muitos parabéns!

9 de janeiro de 2012

ATENÇÃO, CANÁRIOS PORTADORES DE ANILHAS COM OS STAM's BN99 E 574K, FORAM FURTADOS


Das instalações, situadas em Mafra, do criador Vítor Jesus foram furtados todos os canários daquele criador incluindo os que tinha selecionados para o Campeonato do Mundo que se realiza em Almeria/Espanha.

Os canários furtados são das seguintes raças:

- Lipócromo Vermelho Mosaico
- Ágata Branco
- Negro Vermelho Mosaico
- Castanho Vermelho Mosaico
- Ágata Vermelho Mosaico
- Phaeo Vermelho Mosaico
- Ágata Topázio Vermelho Mosaico, entre outros

Se alguém vir alguma das raças citadas portadoras de anilhas com os STAM's referidos no título deverá comunicar à autoridade mais próxima ou entrar em contato com o criador através do e-mail vitorjesus.vv@hotmail.com, ou para a Federação Nacional Ornitológica Portuguesa através do e-mail fonp@hotmail.com.

Infelizmente está a ser cada vez mais usual este género de situações as quais só poderão ser minimizadas se todos os criadores se preocuparem e estiverem atentos pois de certeza que as aves hão-de aparecer em algum lado mais cedo ou mais tarde.

Nunca sabemos se não seremos nós os próximos a necessitar de toda a ajuda.

6 de janeiro de 2012

GRANDE VONTADE... QUASE, QUASE NA ALTURA DOS ACASALAMENTOS


Estou quase a acabar a preparação para o acasalamento dos meus Canários Arlequins e, parece-me, estou um bocado atrasado pois habitualmente costumo apontar os acasalamentos para meados de Janeiro e anteontem uma fêmea, por sinal de 2010, já colocou um ovo no chão e tenho já algumas deste ano, "desesperadas", arrancando as próprias penas isto apesar de ainda não ter enriquecido a alimentação diária.

Sei que há companheiros que já têm passarinhos nascidos e apesar da grande vontade que tenho de os juntar ser enorme, é quase como um vicio que nos consome, vou cumprir escrupulosamente o plano traçado e juntá-los na altura própria. O tempo também propicia estas situações pois a temperatura no espaço onde tenho os canários medeia entre os 12 e os 15 graus durante o dia, baixando bastante durante e noite para os 6 e 8 graus.

Este ano utilizei um método diferente de desparatização em vez do que tenho vindo a utilizar, conforme em tempo já dei conta neste espaço; para isso dei Vermizoo três dias seguidos, repetindo ao fim de cerca de vinte dias; pelo meio administrei vitaminas. Nesta última fase irei dar (vou começar hoje) ESB3 30% durante cinco dias seguidos e depois mais 3 dias seguidos de Vitamina K ficando assim concluída a desparatização.

Antes de os juntar definitivamente vou dar 3 dias seguidos de AD3EC+K para ajudar a estimular o cio e o resto será com os canários e com a natureza. Mais uma vez ressalvo que o que funciona para mim, e para os meus canários, pode não funcionar com outros. Apenas partilho o método que utilizo.

No fim da criação é que verei se valeu a pena ter alterado a metodologia da desparatização pois diminui, muito, os produtos ministrados comparativamente com o método que tinha vindo a utilizar. Espero ter mais sorte do que na época anterior!

4 de janeiro de 2012

SEGUNDO ANIVERSÁRIO

Apesar de ter começado o blogue em 29 de Dezembro de 2009, considero para efeito de data oficial de aniversário deste espaço o período que decorre entre o dia 1 e 4 de Janeiro, pois foi em 4 de Janeiro de 2010 que o "abri", oficialmente, nunca mais o suspendendo.

Hoje comemoro o segundo ano de vida deste espaço fazendo um balanço positivo do tempo decorrido. E positivo, porquê?

Porque o que me propus tem sido alcançado, partilhando experiências, publicando artigos opinativos, contribuindo para a divulgação da raça do Canário Arlequim Português com mais ou menos êxito, enfim ensinando o que é e o que deve ser o Canário Arlequim Português à luz do Standard aprovado pela COM e defendendo o Canário Arlequim Português. Pelo meio ficam outras noticias e curiosidades bem como referências a companheiros de hobby, uns mais conhecidos, outros menos, mas todos com a mesma paixão, a criação de canários.

Agradeço a todos os meus Amigos e também aos menos Amigos; agradeço às pessoas que me honram como seguidores deste espaço e leem o que escrevo e, por fim, às pessoas que não fazendo parte dos seguidores, mas também são importantes, vêm diariamente a este espaço em busca de informação, fazendo-me sentir recompensado por partilhar os meus parcos conhecimentos.

Tal como no primeiro dia o objetivo deste espaço mantém-se inalterável, isto é, a divulgação e defesa incondicional do Canário Arlequim Português.

A todos o meu obrigado por me acompanharem.

Bem hajam!

2 de janeiro de 2012

****** FAZENDO AMIGOS****** GUILHERME T. SILVA

 Falar de alguém que conhecemos há relativamente pouco tempo (5 meses) é sempre um pouco complicado mas, como se costuma dizer: "pela aragem se vê quem vai na carruagem" e é engraçado como os ditados ou adágios populares se ajustam que nem um par luvas a algumas situações do nosso dia-a-dia.

Anotando, algumas dicas, no espaço destinado para canaril.
A aquisição de novos canários obrigou à compra de mais viveiros.
Já tenho há algum tempo as fotos que hoje vou partilhar e partilho-as hoje porque acho ser uma boa forma de iniciar este 2012 (que se prevê para os portugueses um bocado negro, em termos sociais e financeiros) falando de amizade e da conquista de um novo amigo.

Um pequeno móvel feito propositadamente para albergar registos,sementes, papas e remédios.
Mostrando as sementes que passaram pela máquina, por ele construída.
A pessoa de que vou falar não é conhecida no mundo ornitológico; é mais um anónimo que descobriu o prazer da criação de aves. Um senhor de cerca de 68 anos, com uma mente aberta, e postura na vida à moda da "velha guarda" daquele tempo em que a palavra dada era uma Lei.

Um dos casais com que vai criar.
Conheci-o através do meu blogue por causa dos canários arlequins português, pois buscava informações sobre a raça. Depois dos primeiros contatos por e-mail  e após algumas informações surgiu a inevitável visita ao meu canaril onde escolheu alguns passarinhos para se iniciar agora em 2012 na criação de arlequins, pois embora já tivesse canários queria "experimentar" a raça portuguesa.

O mesmo macho vai cobrir duas fêmeas.
Com os constantes pedidos de informação agora mais pelo telefone do que por e-mail e algumas visitas às instalações deste amigo foi-se cimentando uma camaradagem um bocado rara nos dias que correm pois notava a sinceridade e a vontade de aprender e, melhor ainda, fazer direito tudo logo desde o inicio, isto apesar de o ter alertado que o que funciona com uns pode não funcionar com outros.

Na hora da despedida, com um até breve.

Espero e desejo que o entusiasmo demonstrado pelo amigo Guilherme Silva, que até já tem um blogue dê os frutos que ele pretende e obtenha bons exemplares.