18 de outubro de 2013

Arlequins Português, Poupa e Par, de 2013


Estes estão já quase completamente mudados, ficam por cá para para reprodutores.




16 de outubro de 2013

Arlequins Português, Par, de 2013


A coisa (muda) continua complicada, partilho mais dois passarinhos com a muda atrasada.



14 de outubro de 2013

POIS É AGORA É PRISÃO EM VEZ DA MULTA!!

Foto retirada do blog http://eljarillero.blogspot.pt/

Pois é, agora as coisas vão começar a fiar fino; até aqui os prevaricadores pagavam uma multazita e no domingo seguinte lá estavam de novo com o seu "negócio" porque, infelizmente, têm "clientes" para a "mercadoria" a venda de aves protegidas por Lei. Não sei se os "clientes" forem apanhados receberão o mesmo tratamento mas indiretamente contribuem para o crime.

GNR efectua pela primeira vez detenções na “feira dos pássaros”

O Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR deteve domingo 6 pessoas por “detenção e comercialização de espécies de fauna protegidas”, o que aconteceu pela primeira vez desde a alteração à lei.
A operação incidiu sobre a “feira dos pássaros”, que se realiza aos domingos no Largo da Cordoaria, no Porto, e foi efectuada em conjunto com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), levando ao levantamento de 7 autos pelo crime de danos contra a natureza e 6 detenções de indivíduos, com idades entre os 19 e os 68 anos, que foram identificados e notificados para comparecer em tribunal na segunda-feira.
De acordo com o tenente-coronel Francisco Magalhães, é a primeira vez que tais detenções ocorrem desde que a lei n.º 56/2011 foi modificada “porque antes [a detenção e comercialização de espécies protegidas] era considerada contra-ordenação e agora é crime”, prevendo “sem margem para dúvidas a detenção”.
Em comunicado, a GNR informou terem sido apreendidos 147 pintassilgos, 41 chamarizes, 21 pintarroxos, 17 tentilhões, 16 Dom fafes, 8 verdilhões, 8 bicos-de-lacre, 4 travessos e um melro.
As aves apreendidas foram levadas para o Parque Biológico de Gaia, em Avintes, onde, “após serem sujeitas a avaliação de recuperação, uma parte será restituída à liberdade e outras permanecerão em quarentena”.
A operação levou ainda a um auto de notícia por contra-ordenação devido a detenção de espécies autóctones em cativeiro e a 3 outros por falta de licença para comercialização de espécies não-indígenas.
O SEPNA e o ICNF estiveram no local entre as 6h e as 12h, tendo sido mobilizados um oficial, quatro sargentos, 30 guardas da parte da GNR e 5 elementos do instituto.

6 de outubro de 2013

Arlequim Português Par, de 2013

Este é mais um dos passarinhos (com a muda atrasada como se poderá verificar) que não vai sair aqui de casa pois apesar de ainda faltar muito já está de "casamento" marcado!


1 de outubro de 2013

Mais alguns Arlequins

A muda dos meus canários está um bocado atrasada e hoje, com o dia chuvoso, e sem vontade de sair de casa, passei parte da tarde a tratar dos meus passarinhos e também a apreciá-los. Como já há algum tempo que não colocava foto nenhuma fui buscar a maquineta e entretive-me a tentar fotografar um ou outro passarinho dos mais calminhos, é que os safados não paravam quietos!
Tenho um daqueles "estúdios" que apareceram em Almeria (dinheiro mal gasto) mas, ou não sei mesmo fotografar os pássaros, ou é preciso uma paciência sem limite até eles se aquietarem pois estão constantemente a baterem-se contra o acrílico. A solução para ter umas fotos para publicar aqui foi mesmo fotografá-los na voadora.






26 de setembro de 2013

BREEDER FROM CROATIA

I ask the breeder that asked arlequin canaries portuguese and residing in Croatia write to me again since deleted the email received by mistake and so I can not send you the the harlequin canaries Portuguese who commissioned.

10 de setembro de 2013

RECETADORES DE AVES FURTADAS, COM O STAM 262A, IDENTIFICADOS PELAS AUTORIDADES!

A propósito da noticia do roubo de aves com o STAM 262A, pertencentes ao colega de hobby Carlos Ramoa, que no passado dia 28 de Junho dei à estampa neste blogue, hoje tenho o prazer de reproduzir o texto abaixo, retirado do Facebook, pois das várias vezes que utilizei este espaço a divulgar o furto de aves a outros colegas esta, parece-me, é a primeira vez que tenho conhecimento de recuperação parcial de aves furtadas e com a divulgação de pessoas coniventes com estas, infelizes, situações. Segue o texto:
Caros amigos e colegas

Levo ao vosso conhecimento que, em colaboração com o destacamento de Valença da GNR, localizei e apreendi, na feira semanal de Valença, cerca de 20 canários que me tinham sido furtados em Junho. Posteriormente recuperei mais cerca de 50. Os canários estavam em poder dos feirantes JOSÉ MAGALHÃES e sua FILHA (sob o nome comercial PEIXINHOS E COMPANHIA), em venda e dentro de um camião e um furgão que foram já identificados no respetivo processo de averiguações.

Os feirantes em causa, já conhecidos no meio por situações do género e que usualmente vendem as quartas-feiras na feira de valença e ao domingo de manhã na feira da Estela, Póvoa de Varzim, serão agora responsabilizados pelos danos materiais e morais causados.

Levarei o processo até ás ultimas consequências, quer para me ressarcir dos prejuízos que tive e tenho, quer para servir de exemplo para que estes indivíduos saibam que ser recetador de animais furtados traz consequências adversas e não lucro.

Gostaria de nesta altura agradecer a colaboração, ajuda e solidariedade de tantas dezenas de colegas que me trouxeram informação e apoio. Sugiro que nenhum criador digno desse nome mantenha negócios com esta gente, até pelos riscos inerentes.
Por mim é garantido que não só os elementos acima citados no texto, como recetadores, ou qualquer outro que eu tenha conhecimento, ou até tenha a mais leve suspeita de alguma atividade ilegal, jamais terá qualquer género de negócio ou relacionamento.

1 de setembro de 2013

CRIADOURO DOS CAMPEÕES

À hora a que escrevo este texto os visados devem estar a sobrevoar o Atlântico de regresso ao Brasil. Que tenham uma ótima viagem de regresso!

Ontem, sábado, recebi a visita dos proprietários do Criadouro dos Campeões, de São Paulo, Brasil. A visita já estava agendada há algum tempo e foi um prazer ter a oportunidade de conhecer o Dr. Pedro Massanet e o seu Pai sr. Adilson Massanet, que são penta campeões brasileiros, em Llarguet Espanhol.

Estes dois criadores, de uma simpatia e humildade notável, vieram em busca do canário de raça portuguesa e mostraram saber ao que vinham, do que falavam e o que queriam relativamente ao Canário Arlequim Português.

Da esquerda para a direita: Pedro Massanet, eu e Adilson Massanet
Após algum tempo a verem os canários que tinham à frente e depois de obterem informações sobre os mesmos, inclusive com análise do registo de criação, lá acabaram por levar uns passarinhos com o fito de iniciarem a criação do Canário Arlequim Português em Terras de Vera Cruz.

Pelo que pude apreciar da conversa que tivemos não tenho dúvida que estes dois criadores irão dentro de algum tempo, no Brasil, ter êxito na criação do Canário Arlequim Português tal como, disseram-mo de viva voz, já se começa a falar lá do amigo Manuel Almeida Neves.

Desejo o maior êxito a todos e espero que quando retornem a Portugal o façam com um pouco mais de tempo para podermos "bater um papo" mais prolongado.

Boa sorte companheiros!

26 de agosto de 2013

CEM, CEM MIL VISITAS! MUITO OBRIGADO.


Foi há poucos minutos que o contador de visitas deste espaço totalizou 100.00 visitantes. Não sou muito de "festejar", os números do contador, aliás creio que é a primeira vez que o faço mas, que diabo, sempre é o número 100.000.

Quando decidi "abrir" este espaço, em atividade desde Janeiro de 2010 (apesar de o ter começado a manusear em Dezembro de 2009), tive sempre como objetivo primeiro ajudar à divulgação do Canário Arlequim Português (que como sabemos foi definitivamente reconhecido internacionalmente como raça em 18 de Janeiro de 2010) e partilhar informação sobre ornitologia em geral.

Ao fim destes três anos e alguns meses, creio que o rumo que projetei continua a ser palmilhado, com mais ou menos regularidade, com a informação possível baseada no conhecimento adquirido e que, também, vou adquirindo. Como em tudo na vida haverá quem goste e quem não goste mas, decididamente, para mim são todos importantes pois é na troca de ideias e opiniões que se progride.

Agradeço a todas as pessoas que vêm visitar este blogue, aos seguidores do blogue e, ainda, àqueles que fazem o favor de o incluir nas suas listas de blogues pois todos contribuíram para que o número de 100.000 visitantes fosse atingido.

Por mim continuarei fiel aos meus princípios divulgando neste espaço informação que considere pertinente para ajudar a divulgar o Canário Arlequim Português, partilhando também os meus passarinhos e, se for caso disso, tecendo considerações sobre outras matérias que considere de interesse ornitológico.

Um grande Bem Haja, para todos.

18 de agosto de 2013

PRIMEIRAS AQUISIÇÕES PARA A PRÓXIMA ÉPOCA


Já há algum tempo que não metia "sangue novo" no meu plantel, fi-lo no ano transato com a aquisição de três fêmeas e vou fazê-lo, novamente, na nova época que se há-de iniciar em 2014.

Diz o povo que: "quem vai para o mar abastece-se em terra" e eu, apesar de ser ainda muito cedo, já me comecei a abastecer para a próxima época tanto mais que, como já referi anteriormente, no próximo ano irei criar com vinte casais.

Apesar destes primeiros seis passarinhos adquiridos, independentemente do seu sexo pois não me preocupei minimamente com isso, não significa que os vá utilizar todos uma vez que a muda da pena ainda está bastante atrasada e não dá ainda para perceber com exatidão que cores sobressaírão. Como sempre tenho um gosto particular pelos passarinhos com predominância melânica, mas isso é de somenos importância pois, o que interessa é saber utilizá-los bem nos acasalamentos com os passarinhos cá de casa.





1 de agosto de 2013

ARLEQUINS 2013


Deixo um "cheirinho" de alguns dos passarinhos que irei dispensar no final da muda, estes estão sensivelmente a meio.
Peço desculpa pela qualidade das fotos mas nunca tive jeito para fotógrafo.






22 de julho de 2013

LÁ COMO CÁ... E UM POUCO POR TODO O MUNDO!


Um pouco por todo o lado há criadores que vão aderindo à criação e ao apuramento do Canário Arlequim Português e, em todos o eventos ornitológicos com mais ou menos relevo, vão timidamente aparecendo criadores a apresentar os seus arlequins com mais ou menos qualidade mas revelando já interesse acentuado pela raça. 

No campeonato ornitológico realizado há poucos dias no Brasil, estiveram a concurso 35 exemplares de canários apresentados como Canário Arlequim Português; sabendo, ou julgando saber, que um canário no Brasil para chegar ao "brasileirão" tem de pontuar em outras exposições (pelo menos foi o que entendi de uma explicação que me deram) significa que os exemplares apresentados terão já alguma aproximação ao Standard do Canário Arlequim Português aprovado pela C.O.M. isto apesar de nenhuma das aves apresentada ter sido campeã embora tivessem classificação de pódio.

Não tecendo qualquer género de consideração acerca da qualidade das aves até porque em foto não é possível com exatidão avaliar da qualidade das mesmas partilho algumas fotos retiradas do blogue do criador brasileiro Francisco Peruzzo.


19 de julho de 2013

ORNITOLOGIA BRASILEIRA DE PARABÉNS


Depois de Portugal em 2010 ver reconhecido o Canário Arlequim Português, chegou a hora de mais um país de língua oficial portuguesa, no caso o Brasil, ter reconhecido o primeiro canário de raça brasileira; o Canário Urucum.

Se, tal como em 2010, os criadores brasileiros se regozijaram pelo canário de raça portuguesa é a vez de nós, criadores portugueses, nos regozijarmos e darmos os parabéns aos criadores brasileiros pelo feito!

A raça de canários Urucum, foi oficialmente reconhecida neste último campeonato realizado em Terras de Vera Cruz; de facto, os juízes internacionais da Holanda, Bélgica, Espanha e Argentina, que procederam ao julgamento,  classificaram os exemplares apresentados com uma média de 90,27 pontos quando bastava apenas uma média de 87.

Um dos homens que mais contribuiu, penso que é o "pai do Urucum", para que o Brasil tivesse a sua primeira raça de canários reconhecida internacionalmente é o prestigiado criador brasileiro, sr. Álvaro Blasina.

A raça, que a partir de agora vai o passar a constar da lista oficial da COM, é caraterizada pelo facto de possuir o bico, as patas e as unhas totalmente vermelhas.

Partilho duas fotos retiradas do blogue Canaril Curico onde este colega desenvolve mais pormenorizadamente a história do Canário Urucum.


14 de julho de 2013

TERMINADA A CRIAÇÃO DE 2013. PRÓXIMA ÉPOCA JÁ EM CURSO!


Já não tenho nenhum casal a procriar encontrando-se todos os reprodutores separados, na voadeira, para que a muda comece a decorrer sem problemas.

O saldo desta época reprodutiva foi positivo pois consegui anilhar 63 passarinhos, mesmo ficando muito aquém dos 89 anilhados no ano transato. O resultado imediato desta redução salda-se por cerca  16 a 20 passarinhos com possibilidade de serem apresentados em exposições enquanto em 2012 o número andou entre os 25 a 30 exemplares.

Quase acertei em cheio no meu vaticínio quando ainda há poucos dias escrevi que deveria atingir os 70 exemplares; atingi esse objetivo mas, mais uma vez, o tempo nada quis com os meus passarinhos pois com a vaga de calor que grassou a semana passada tive sete baixas inesperadas de filhotes com 19, 22, e 26 dias de vida que morreram no mesmo dia; curiosamente um dos mais quentes da semana. De nada adiantou colocar-lhes as banheiras diariamente e, ainda de quando em vez borrifar as instalações com água. O total de baixas este ano, não fosse estes últimos sete ter-se-ia saldado apenas por 3 crias que devido à pouca experiência da fêmea a alimentá-las morreram 72 horas depois de terem nascido.

Neste momento e apesar de a muda ainda se encontrar muito atrasada começo a observar atentamente os exemplares que tenho "debaixo de olho" quer os que irão ficar para reprodutores quer os que, eventualmente, irão a um ou outro concurso.

Numa altura em que uma boa parte dos colegas reduz à quantidade de casais com que tencionará iniciar a próxima época eu vou, pela primeira vez desde que me dedico a este hobby que é a criação de canários, criar com 20 casais em 2014; este aumento de casais vai permitir-me um maior leque de opções (pelo menos mais oito) quando começar a pensar os casais que irei utilizar como reprodutores não só dos nascidos aqui mas também de alguns reprodutores, linhagem de outro criador, que irei cruzar com os meus.

Para já resta continuar a ter paciência e esperar que a muda da pena, decorrendo bem, me traga uma ou outra surpresa pois todos os anos aparece aquele passarito por quem não se dava nada e no fim revela-se uma estrela.

28 de junho de 2013

MAIS UM ROUBO DE AVES, COM O STAM 262N!

Tem vindo a vulgarizar-se de forma preocupante o assalto às instalações onde nós, criadores, passamos muito tempo tratando com desvelo os nossos passarinhos, estudando-os, apurando a genética dos mesmos e trabalhando em muitos casos mutações. Desta vez o azar bateu à porta do Amigo, e conhecido da maioria esmagadora dos criadores portugueses, Carlos Ramoa. Na impossibilidade de melhor o ajudar publico o apelo esperançado em que, para além das autoridades, as pessoas que seguem este espaço fiquem atentas ao aparecimento de aves para venda com o STAM 262N.
Caros amigos, apelo à vossa ajuda pois hoje 28 de junho de 2013, fui objeto de um furto dos meus canários (CERCA DE 220)

As raças em questão são:
Lipocromico amarelo intenso e nevado
Lipocromico amarelo mosaico
Agata amarelo mosaico
Castanho amarelo mosaico
Negro amarelo mosaico
Negro cobalto amarelo mosaico
Agata opala amarelo mosaico
Castanho opala amarelo mosaico
Crest
Border
Fife
Scotch
Gloster
Malinois

A maior parte deles anilhados com anilha minha 262A-FNP e de vários anos e ainda outras anilhas portuguesas e estrangeiras.

Qualquer informação agradeço contacto para vilardemouros@hotmail.com ou 969 011 071 ou ainda a PSP Póvoa de Varzim, processo 486/13/3PAPVZ

Obrigado
Carlos Fernando Ramoa

18 de junho de 2013

ARLEQUINS EM MUDA

Partilho hoje fotos  de alguns dos passarinhos, que estão a iniciar a muda da pena, que a pouco e pouco vou "isolando" aos lotes de quatro para melhor e mais atentamente os ir observando e, também, ir selecionando os que me parecem mais capazes de competir. Continua a ser cedo para fazer "avaliações" mas há alguns que já começam a dar um ar da sua graça "dizendo" o que poderei vir a esperar deles.
Seguem as fotos.








11 de junho de 2013

QUASE A TERMINAR A ÉPOCA DE CRIAÇÃO, DE 2013!


Está a chegar ao fim, para os meus passarinhos, a época de criação; como habitualmente no fim deste mês começo a meter os reprodutores nas voadeiras, ficarão só nas jaulas os que ainda se encontrem a chocar ovos ou com filhotes ainda no ninho. Já comecei a "isolar", aleatoriamente, em lotes de quatro alguns dos juvenis para evitar as "brincadeiras" entre eles -entenda-se puxar penas uns aos outros- e lá mais para a frente sensivelmente a meio da muda começarei a selecioná-los. Assim à primeira vista terei como se costuma dizer "uma dúzia" de passarinhos com que poderei competir em uma ou outra exposição espero é que estas promessas virem certezas! Apesar de não estar nada descontente com os passarinhos que não servindo para expor (por exemplo por excessivamente lipocrómicos ou melânicos ou ainda com pouco variegado) têm um bom corpo tamanho e posição, serão ótimos pássaros para trabalhar.

Se comparada com anos anteriores a época foi boa, comparada com a de 2012 ficou aquém porquanto me devo quedar entre os 65 e os 70 passarinhos pois tenho, ainda, neste momento quatro casais com filhotes e três com ovos.

Aproveitei o feriado do Dia de Portugal para bater algumas fotos e partilho, para já, as dos filhotes que ainda se encontram no ninho deixando para outra oportunidade as fotos dos que comecei a "isolar".


Estes três, são filhos de Macho Par de predominância melânica x Fêmea Poupa variegada (batizada de Princesa pelo Amigo Maia Fernandes). Estou bastantes esperançado no passarinho da esquerda que é mesmo variegado 50/50 e aparenta vir a ter um porte muito bom. O mesmo acontece com o do centro mas o variegado  será já dentro do 70% melânico e 30% Lipocrómico. 

Mais três passarinhos filhos de Macho Poupa x Fêmea Par, variegados que originaram um filhote totalmente lipocrómico e dois melânicos, não tendo nada a ver com o variegado dos irmãos da anterior postura.

Filhos de Macho Poupa x Fêmea Par, variegados, destas três crias a mais escura tem boas hipóteses de vir a ser variegada, isto, apesar de ser ainda cedo para essa avaliação.
Este solitário é filho de Macho Par de predominância melânica x Fêmea Par variegada e promete vir a ser variegado.


7 de junho de 2013

ATIRADOS PARA FORA DO NINHO


Há pessoas, boas, dispostas a partilhar o seu saber com outras que necessitam de ajuda. Vem isto a propósito da anterior noticia que titulei "É do caraças!" e que aqui publiquei acerca de uma canária que sistematicamente atirava com os filhotes para fora do ninho, chegando a partir-lhes as patas na ânsia de lhes retirar a anilha. Passadas vinte e quatro horas da publicação da noticia recebi um telefonema do criador Sr. Oliveira, da Trofa, (muito obrigado Sr. Oliveira) que me aconselhou a colocar no fundo do ninho alguns excrementos dos depositados no tabuleiro da gaiola pois, segundo ele,  é um "sistema" utilizado por ele com bons resultados uma vez que origina que a fêmea não seja tão diligente na  limpeza do ninho deixando por isso de tentar retirar as anilhas.

Do amigo António Corujo (muito obrigado Sr. António Corujo) recebi um e-mail com a dica "... na manhã do 7.º dia, sujo propositadamente a borda do ninho, com as fezes dos outros passarinhos. A fêmea deixa de limpar o ninho, talvez por pensar que os filhotes já defecam fora do ninho. Se a fêmea continuar a limpar o ninho, o que normalmente não acontece, anilho só no 8.º dia..." acompanhado de um texto interessante transcrito no Fórum Canaricultura Tuga,  da autoria do conceituado criador brasileiro e, creio, Juiz de Canários Álvaro Luiz Blasina.
Pode-se dizer que ambos os criadores acima referidos, com pequenas diferenças, usam a mesma metodologia contudo, antes de passar à transcrição, devo aqui referir um método também muito utilizado pelos criadores que têm aves com este problema que passa por cobrir a anilha com as fezes dos canários (apesar de conhecer esta "habilidade" não me lembrei de a utilizar e o saldo foi 2 canaritos mortos e dois sobreviventes com as patas estropiadas) mas como se pode ler no texto abaixo haverá, e com lógica, alguma reserva neste método.
Com a devida vénia publico então o texto do autor atrás citado após ter feito um copy/paste do e-mail recebido com a certeza de que quer os anteriores conselhos quer o artigo vai ajudar muitos dos companheiros de hobby com menor experiência e não só;

 REJEIÇÃO AOS ANÉIS : SOLUÇÃO PARA UM PROBLEMA COMUM
Tenho sido frequentemente abordado sobre um problema que surge praticamente todos os anos em quase todas as criações. Quando os filhotes são anilhados aos 6 ou 7 dias, a mãe joga-os fora do ninho, causando inúmeros transtornos, desde a morte dos mesmos, passando pela fractura de suas patas, etc. A sensação é de desespero, raiva e impotência, pois de nada adianta colocar os filhotes novamente no ninho, que ela tornará a "rejeita-los".

Todas as canárias que tomam a atitude acima citada são excelentes mães e podemos observar que a evolução dos filhotes antes do anilhamento é muito boa. Quando os filhotes nascem, e durante os 7 a 10 dias, defecam dentro do ninho, sendo a mãe a encarregada de retirar do ninho as próprias fezes dos filhotes, assim como qualquer outra sujeira nele presente.

Uma vez passados esses dias, os filhotes mais crescidos, tomam a atitude instintiva de defecar na beira do ninho e depois fora dele. Quando isto ocorre, a canária já não se preocupará mais com a limpeza do ninho. Algumas fêmeas são mais esmeradas que outras já na tarefa da limpeza do ninho, e são estas mães que tem mais propensão a rejeitar anéis. O processo é simples: anilhamos os filhotes e os colocamos dentro do ninho. A canária vê dentro do mesmo um agente estranho e tenta tirá-lo para fora, sendo que junto com ele, irá o filhote para o chão da gaiola.

Como solucionar este problema?

As soluções decorrem da análise das causas que o provocam. O nosso principal objectivo será então o de inibir que a fêmea jogue os filhotes fora do ninho no momento de anilhar os filhotes. Em primeiro lugar, o anilhamento deve ocorrer no momento em que o anel entra justo na pata sem machucar o filhote e não antes disto, pois quanto antes disto, pois quanto antes anilhemos os filhotes, mais chances teremos de que a fêmea rejeite o anel. Aconselhamos utilizar sempre anéis de 3,0 que é o maior medida permitida para canários de cor, pois os anéis menores implicam num anilhamento mais precoce e com isso com maior risco de rejeição. Caso a canária rejeite o anel, podemos pegar um ninho de outra gaiola que possua filhotes maiores e tenha bastante fezes nas suas bordas e colocar os filhotes recém anilhados dentro. A canária imaginará então que os filhotes já estão defecando fora do ninho e abandonará a sua missão de limpar o mesmo. É muito difícil que tomando esta medida a canária insista em retirar os anéis do ninho, mas caso isto ocorra, podemos trocar também os filhotes com outra canária, cuja ninhada tenha nascido 2 ou 3 dias antes.

Colocando filhotes com 10 à 12 dias de vida, ela terá mais dificuldade para jogá-los fora do ninho. Desta forma, ela será incentivada a abandonar o instinto de limpeza do ninho. Tenho visto alguns resultados positivos disfarçando os anéis, cobrindo os com band-aid (penso rápido) cor da pele. Também tem efeitos satisfatórios a costura de vários anéis em volta do ninho já do inicio do choco daquelas fêmeas que não aceitam o anel, fazendo com que elas se acostumem com eles antes dos filhotes terem nascido.

Tenho ouvido de alguns criadores que a solução seria a de sujar os anéis com fezes antes do anilhamento para disfarçar os mesmos, mas se analisarmos a lógica do porque deste problema perceberemos que esta ultima solução não tem chance de ser bem sucedida.

A perda do filhote durante a criação é sem dúvida a coisa que mais nos chateia e principalmente quando eles estavam crescendo fortes e sadios. Esta tenta ser uma pequena contribuição para que você, amigo criador consiga dar mais um passo à frente no intercâmbio de informações e consiga a cada dia mais aprimorar os seus resultados.

Autor: Álvaro Luiz Blasina
Ivo (Canaricultura Tuga)
18/03/2009

2 de junho de 2013

É DO "CARAÇAS" !!!

Não tenho tido muito tempo para, com a regularidade habitual, vir dando umas novas sobre os meus passarinhos -mesmo agora que escrevo este texto nem oportunidade tive de bater uma ou duas fotos- contudo, esta semana, aconteceu uma situação que poucas vezes lembra ao diabo!

Em certas ocasiões as peripécias que um criador vive durante uma época de criação dava para fazer um pequeno documentário; esta época como oportunamente já referi não me tem corrido de feição mas, mesmo assim, neste momento não me posso queixar muito pois há a quem tenha corrido pior. 

Imaginem esta situação, real, passada com um dos casais que tenho em casa de meu Pai e que se encontra ainda a decorrer; vocês têm um casal de passarinhos de segunda linha que guardam para eventuais "falhas de reprodutores" na criação e, entretanto, decidem acasalar as aves uma vez que não há perdas revelando-se esse casal excelente ao verificarmos que nas suas ninhadas todas, repito todas, as aves nascidas são equilibradamente variegadas as expectativas de como irão ser esses passarinhos aumentam, mas... é do caraças!!!

Primeira postura/primeira desilusão - Quatro ovos postos, três cheios e um goro, nascem só dois canarinhos que ao sexto dia são anilhados verificando-se já os canudos das penas com as marcações das zonas melânicas e lipocrómicas bem acentuadas. Como disse o outro "porreiro, pá"! 

O inesperado mas algumas vezes frequentes acontece, no dia seguinte ao anilhamento os dois filhotes estão mortos no fundo da gaiola, a fêmea no seu afã de manter o ninho limpo pegou nas anilhas (que estavam tapadas com fita adesiva) e atirou-as para fora do ninho trazendo junto os respetivos filhotes. Bom tem que se recomeçar tudo de novo!

Segunda postura/dá vontade de tirar o "sarampo" à fêmea - Quatro ovos postos, quatro cheios, quatro passarinhos nascidos, mira-se atentamente aqueles pequenos seres que parecem seguir a peugada dos anteriores em termos de variegado. Dado que o excesso de zelo da fêmea na primeira postura levou à morte das duas crias estes quatro recém nascidos são anilhados já no limite de tempo (novamente com anilhas tapadas com adesivo), ao sétimo dia de vida, de novo se constatando que estão ali quatro passarinhos totalmente variegados. No dia seguinte a meio da manhã temos as quatro crias no chão da gaiola; duas com a anilha na pata mas com a respetiva pata partida e as outras duas sem as anilhas mas com as patitas sãs. Colocam-se as quatro crias novamente no ninho as feridas com a delicadeza possível e as outras duas novamente com a anilha. Durante o dia e com atenção redobrada foi-se vigiando a gaiola e por três vezes se teve de colocar os filhotes no ninho até que anoiteceu.

Logo na manhãzinha do terceiro dia após as aves terem sido anilhadas a primeira coisa que se fez foi ir ver o chão da gaiola e, novamente, as quatro crias jaziam no fundo as duas primeiras já com a fratura das patas com sangue e as outras duas com as patas partidas. Confesso que quando o meu Pai me telefonou a vontade era ir lá a casa e apertar o papo à fêmea mas só isso porque até à data nunca matei um canário. Lá disse ao meu Pai para por os passaritos no ninho e sempre que algum fosse colocado fora do ninho que o metesse de novo no mesmo.

Talvez porque as crias estão mais pesadas a fêmea deixou de as puxar para fora do ninho e tanto o meu Pai como eu não temos vontade nenhuma de ver o estado dos passarinhos, que estão todos vivos, pois vemos as cabecitas a erguerem-se para serem alimentados quer pela fêmea quer pelo macho.

Se algum companheiro já teve aves que agiram assim e teve solução para o caso (sem ser colocar os ovos debaixo de outro casal) agradeço que se manifeste nos comentários deste post a fim de todos termos acesso pois nunca passei por uma situação como a que acabei de contar.