2 de dezembro de 2013

É MEU... E NÃO ESTÁ À VENDA!

Suponho que me deveria sentir lisonjeado... mas não sinto!

Há "colegas(!)" que publicam na internet, nos anúncios gratuitos, a intenção de venderem os seus passarinhos por determinado valor; não tenho nada contra e não utilizo esse sistema para vender passarinhos porque, felizmente, até à data não tenho precisado. Existem, contudo, situações que me tiram do sério, como se costuma dizer, e uma delas é ver fotos de aves minhas serem apresentadas servindo de "modelo" como se estivessem efetivamente à venda. Por causa dessas pequenas "habilidades" passei a publicar as fotos dos meus passarinhos indicando a fonte, no caso este blogue, mas mesmo assim o despudor de alguns continua é o caso de um anúncio publicado no OLX (já reportei que a ave em causa não é do anunciante mas minha e encontra-se aqui em casa) onde o passarinho da foto abaixo aparece à venda com a seguinte legenda por baixo da foto: 

... "vendo canários como; vermelhos,1 mestiço pinta x canaria vermelha, 1 macho ágata vermelho, 1macho arlequim português, etc.
São os pássaros das fotos"...

Não faço ideia da qualidade dos passarinhos que o anunciante tem mas para publicar fotos de outros criadores... devem deixar um pouco a desejar, possivelmente são "alecrins".

Partilho a foto do passarinho que serve de modelo ao acima referido anúncio.



29 de novembro de 2013

O MEU VICE-CAMPEÃO, EM REGGIO EMILIA!


Lá diz o ditado que "quem tem amigos não morre na cadeia", não é felizmente o caso mas a verdade é que dois amigos virtuais fizeram o favor de fotografar o meu passarinho em Reggio Emilia  enviando-me as fotos; a eles o meu público agradecimento.

Partilho, então, as fotos que me chegaram do meu canário arlequim português que obteve o segundo lugar em Reggio Emilia.

Foto de Salvatore Pisacane
Salvatore Pisacane, com o meu Vice-Campeão na Classe Arlequim Par
Foto de Salvatore Pisacane
Foto de Graziano Binucci

23 de novembro de 2013

74.ª ESPOSIZIONE ORNITOLOGICA INTERNAZIONALE REGGIO EMILIA


2.º CLASSIFICADO EM CANÁRIO ARLEQUIM PORTUGUÊS, PAR, COM 92 PONTOS.
Parabéns a todos os participantes, com destaque para os premiados.

2.° CLASSIFICATO IN CANARIE ARLECCHINO PORTOGHESE, TESTA LISCIA, CON 92 PUNTI.
Complimenti a tutti i partecipanti, soprattutto i vincitori.

2.º CLASSIFIED IN CANARY HARLEQUIN PORTUGUESE, WITHOUT CROWN, WITH 92 POINTS.
Congratulations to all participants, especially the winners.

2.º LIEU À CANARY HARLEQUIN PORTUGAIS, SANS COURONNE, AVEC 92 POINTS
Félicitations à tous les participants, en particulier les gagnants.


O primeiro lugar no pódio (2.º classificado) que este ano os meus passarinhos obtiveram foi, curiosamente, em Reggio Emila, Itália, onde se apresentaram a concurso cerca de 200 canários Arlequim Português. Esta  é uma proeza que os meus passarinhos obtêm pelo segundo ano consecutivo num evento europeu que só tem comparação, dizem, com o campeonato mundial de ornitologia. 

Ao contrário do ano anterior em que também participei com duas equipas de fêmeas, par e poupa, que foram primeiro classificadas este ano participei com menos passarinhos e só na classe individual (com 6 machos, 4 par e 2 poupa e 6 fêmeas 5 par e 1 poupa) onde no ano anterior obtive o 2.º lugar em poupa e 3.º em par na classe individual.

Agora só anseio por ter os meus passarinhos de regresso a casa e começar a maturar a ideia de uma eventual participação no Campeonato Nacional de Ornitologia que decorrerá em Guimarães; tenho até ao próximo dia 1 de Dezembro (último dia de inscrições) para pensar e analisar quais os passarinhos que eventualmente me possam dar mais uma alegria.

Daqui saúdo todos os participantes no evento com especial relevo para os portugueses cujas aves conseguiram lugar no pódio e que, assim, mais uma vez elevam bem alto o nome de Portugal na ornitologia. Aproveito ainda para agradecer a todos os amigos que quer pessoalmente, quer telefonicamente quer através do Facebook tiveram a gentileza de manifestar o seu apoio, parabenizando-me pelo êxito dos meus passarinhos além fronteiras.

Estou aguardando a qualquer momento a foto do arlequim par vice-campeão para a poder partilhar com todos.

7 de novembro de 2013

A média não é má, mas...




Com a máquina fotográfica avariada não tenho muito com que "embelezar" o blogue; foram-se as poucas fotos que fiz no One Day Show do Arlequim Português, fotos do Internacional do Atlântico também não consegui nada, pelo que mostro o último passarinho que sobrou de quando a máquina ainda não tinha avariado e que tinha em arquivo aqui no pc. É evidente que nesta altura o passarinho da foto está já mudado e não como aparece.
Relativamente a exposições já participei em duas no One Day Show (3) e no Internacional do Atlântico (11) apesar dos passarinhos terem uma média pontual de 88 pontos não estou descontente pois a concorrência está forte e de parabéns com as aves que tem apresentado; a continuar assim palpita-me que este ano não irei marcar em nenhuma exposição. Vou participar apenas em mais duas exposições Reggio Emilia e 7.ª Exposição do Clube do Canário Arlequim. Dependendo de como estiverem no momento alguns dos passaritos que estão entre portas talvez me aventure, ainda, este ano em participar no Campeonato Nacional.
Como sempre digo: não há que desanimar, há sim que se continuar a trabalhar para se evoluir.

18 de outubro de 2013

Arlequins Português, Poupa e Par, de 2013


Estes estão já quase completamente mudados, ficam por cá para para reprodutores.




16 de outubro de 2013

Arlequins Português, Par, de 2013


A coisa (muda) continua complicada, partilho mais dois passarinhos com a muda atrasada.



14 de outubro de 2013

POIS É AGORA É PRISÃO EM VEZ DA MULTA!!

Foto retirada do blog http://eljarillero.blogspot.pt/

Pois é, agora as coisas vão começar a fiar fino; até aqui os prevaricadores pagavam uma multazita e no domingo seguinte lá estavam de novo com o seu "negócio" porque, infelizmente, têm "clientes" para a "mercadoria" a venda de aves protegidas por Lei. Não sei se os "clientes" forem apanhados receberão o mesmo tratamento mas indiretamente contribuem para o crime.

GNR efectua pela primeira vez detenções na “feira dos pássaros”

O Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR deteve domingo 6 pessoas por “detenção e comercialização de espécies de fauna protegidas”, o que aconteceu pela primeira vez desde a alteração à lei.
A operação incidiu sobre a “feira dos pássaros”, que se realiza aos domingos no Largo da Cordoaria, no Porto, e foi efectuada em conjunto com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), levando ao levantamento de 7 autos pelo crime de danos contra a natureza e 6 detenções de indivíduos, com idades entre os 19 e os 68 anos, que foram identificados e notificados para comparecer em tribunal na segunda-feira.
De acordo com o tenente-coronel Francisco Magalhães, é a primeira vez que tais detenções ocorrem desde que a lei n.º 56/2011 foi modificada “porque antes [a detenção e comercialização de espécies protegidas] era considerada contra-ordenação e agora é crime”, prevendo “sem margem para dúvidas a detenção”.
Em comunicado, a GNR informou terem sido apreendidos 147 pintassilgos, 41 chamarizes, 21 pintarroxos, 17 tentilhões, 16 Dom fafes, 8 verdilhões, 8 bicos-de-lacre, 4 travessos e um melro.
As aves apreendidas foram levadas para o Parque Biológico de Gaia, em Avintes, onde, “após serem sujeitas a avaliação de recuperação, uma parte será restituída à liberdade e outras permanecerão em quarentena”.
A operação levou ainda a um auto de notícia por contra-ordenação devido a detenção de espécies autóctones em cativeiro e a 3 outros por falta de licença para comercialização de espécies não-indígenas.
O SEPNA e o ICNF estiveram no local entre as 6h e as 12h, tendo sido mobilizados um oficial, quatro sargentos, 30 guardas da parte da GNR e 5 elementos do instituto.

6 de outubro de 2013

Arlequim Português Par, de 2013

Este é mais um dos passarinhos (com a muda atrasada como se poderá verificar) que não vai sair aqui de casa pois apesar de ainda faltar muito já está de "casamento" marcado!


1 de outubro de 2013

Mais alguns Arlequins

A muda dos meus canários está um bocado atrasada e hoje, com o dia chuvoso, e sem vontade de sair de casa, passei parte da tarde a tratar dos meus passarinhos e também a apreciá-los. Como já há algum tempo que não colocava foto nenhuma fui buscar a maquineta e entretive-me a tentar fotografar um ou outro passarinho dos mais calminhos, é que os safados não paravam quietos!
Tenho um daqueles "estúdios" que apareceram em Almeria (dinheiro mal gasto) mas, ou não sei mesmo fotografar os pássaros, ou é preciso uma paciência sem limite até eles se aquietarem pois estão constantemente a baterem-se contra o acrílico. A solução para ter umas fotos para publicar aqui foi mesmo fotografá-los na voadora.






26 de setembro de 2013

BREEDER FROM CROATIA

I ask the breeder that asked arlequin canaries portuguese and residing in Croatia write to me again since deleted the email received by mistake and so I can not send you the the harlequin canaries Portuguese who commissioned.

10 de setembro de 2013

RECETADORES DE AVES FURTADAS, COM O STAM 262A, IDENTIFICADOS PELAS AUTORIDADES!

A propósito da noticia do roubo de aves com o STAM 262A, pertencentes ao colega de hobby Carlos Ramoa, que no passado dia 28 de Junho dei à estampa neste blogue, hoje tenho o prazer de reproduzir o texto abaixo, retirado do Facebook, pois das várias vezes que utilizei este espaço a divulgar o furto de aves a outros colegas esta, parece-me, é a primeira vez que tenho conhecimento de recuperação parcial de aves furtadas e com a divulgação de pessoas coniventes com estas, infelizes, situações. Segue o texto:
Caros amigos e colegas

Levo ao vosso conhecimento que, em colaboração com o destacamento de Valença da GNR, localizei e apreendi, na feira semanal de Valença, cerca de 20 canários que me tinham sido furtados em Junho. Posteriormente recuperei mais cerca de 50. Os canários estavam em poder dos feirantes JOSÉ MAGALHÃES e sua FILHA (sob o nome comercial PEIXINHOS E COMPANHIA), em venda e dentro de um camião e um furgão que foram já identificados no respetivo processo de averiguações.

Os feirantes em causa, já conhecidos no meio por situações do género e que usualmente vendem as quartas-feiras na feira de valença e ao domingo de manhã na feira da Estela, Póvoa de Varzim, serão agora responsabilizados pelos danos materiais e morais causados.

Levarei o processo até ás ultimas consequências, quer para me ressarcir dos prejuízos que tive e tenho, quer para servir de exemplo para que estes indivíduos saibam que ser recetador de animais furtados traz consequências adversas e não lucro.

Gostaria de nesta altura agradecer a colaboração, ajuda e solidariedade de tantas dezenas de colegas que me trouxeram informação e apoio. Sugiro que nenhum criador digno desse nome mantenha negócios com esta gente, até pelos riscos inerentes.
Por mim é garantido que não só os elementos acima citados no texto, como recetadores, ou qualquer outro que eu tenha conhecimento, ou até tenha a mais leve suspeita de alguma atividade ilegal, jamais terá qualquer género de negócio ou relacionamento.

1 de setembro de 2013

CRIADOURO DOS CAMPEÕES

À hora a que escrevo este texto os visados devem estar a sobrevoar o Atlântico de regresso ao Brasil. Que tenham uma ótima viagem de regresso!

Ontem, sábado, recebi a visita dos proprietários do Criadouro dos Campeões, de São Paulo, Brasil. A visita já estava agendada há algum tempo e foi um prazer ter a oportunidade de conhecer o Dr. Pedro Massanet e o seu Pai sr. Adilson Massanet, que são penta campeões brasileiros, em Llarguet Espanhol.

Estes dois criadores, de uma simpatia e humildade notável, vieram em busca do canário de raça portuguesa e mostraram saber ao que vinham, do que falavam e o que queriam relativamente ao Canário Arlequim Português.

Da esquerda para a direita: Pedro Massanet, eu e Adilson Massanet
Após algum tempo a verem os canários que tinham à frente e depois de obterem informações sobre os mesmos, inclusive com análise do registo de criação, lá acabaram por levar uns passarinhos com o fito de iniciarem a criação do Canário Arlequim Português em Terras de Vera Cruz.

Pelo que pude apreciar da conversa que tivemos não tenho dúvida que estes dois criadores irão dentro de algum tempo, no Brasil, ter êxito na criação do Canário Arlequim Português tal como, disseram-mo de viva voz, já se começa a falar lá do amigo Manuel Almeida Neves.

Desejo o maior êxito a todos e espero que quando retornem a Portugal o façam com um pouco mais de tempo para podermos "bater um papo" mais prolongado.

Boa sorte companheiros!

26 de agosto de 2013

CEM, CEM MIL VISITAS! MUITO OBRIGADO.


Foi há poucos minutos que o contador de visitas deste espaço totalizou 100.00 visitantes. Não sou muito de "festejar", os números do contador, aliás creio que é a primeira vez que o faço mas, que diabo, sempre é o número 100.000.

Quando decidi "abrir" este espaço, em atividade desde Janeiro de 2010 (apesar de o ter começado a manusear em Dezembro de 2009), tive sempre como objetivo primeiro ajudar à divulgação do Canário Arlequim Português (que como sabemos foi definitivamente reconhecido internacionalmente como raça em 18 de Janeiro de 2010) e partilhar informação sobre ornitologia em geral.

Ao fim destes três anos e alguns meses, creio que o rumo que projetei continua a ser palmilhado, com mais ou menos regularidade, com a informação possível baseada no conhecimento adquirido e que, também, vou adquirindo. Como em tudo na vida haverá quem goste e quem não goste mas, decididamente, para mim são todos importantes pois é na troca de ideias e opiniões que se progride.

Agradeço a todas as pessoas que vêm visitar este blogue, aos seguidores do blogue e, ainda, àqueles que fazem o favor de o incluir nas suas listas de blogues pois todos contribuíram para que o número de 100.000 visitantes fosse atingido.

Por mim continuarei fiel aos meus princípios divulgando neste espaço informação que considere pertinente para ajudar a divulgar o Canário Arlequim Português, partilhando também os meus passarinhos e, se for caso disso, tecendo considerações sobre outras matérias que considere de interesse ornitológico.

Um grande Bem Haja, para todos.

18 de agosto de 2013

PRIMEIRAS AQUISIÇÕES PARA A PRÓXIMA ÉPOCA


Já há algum tempo que não metia "sangue novo" no meu plantel, fi-lo no ano transato com a aquisição de três fêmeas e vou fazê-lo, novamente, na nova época que se há-de iniciar em 2014.

Diz o povo que: "quem vai para o mar abastece-se em terra" e eu, apesar de ser ainda muito cedo, já me comecei a abastecer para a próxima época tanto mais que, como já referi anteriormente, no próximo ano irei criar com vinte casais.

Apesar destes primeiros seis passarinhos adquiridos, independentemente do seu sexo pois não me preocupei minimamente com isso, não significa que os vá utilizar todos uma vez que a muda da pena ainda está bastante atrasada e não dá ainda para perceber com exatidão que cores sobressaírão. Como sempre tenho um gosto particular pelos passarinhos com predominância melânica, mas isso é de somenos importância pois, o que interessa é saber utilizá-los bem nos acasalamentos com os passarinhos cá de casa.





1 de agosto de 2013

ARLEQUINS 2013


Deixo um "cheirinho" de alguns dos passarinhos que irei dispensar no final da muda, estes estão sensivelmente a meio.
Peço desculpa pela qualidade das fotos mas nunca tive jeito para fotógrafo.






22 de julho de 2013

LÁ COMO CÁ... E UM POUCO POR TODO O MUNDO!


Um pouco por todo o lado há criadores que vão aderindo à criação e ao apuramento do Canário Arlequim Português e, em todos o eventos ornitológicos com mais ou menos relevo, vão timidamente aparecendo criadores a apresentar os seus arlequins com mais ou menos qualidade mas revelando já interesse acentuado pela raça. 

No campeonato ornitológico realizado há poucos dias no Brasil, estiveram a concurso 35 exemplares de canários apresentados como Canário Arlequim Português; sabendo, ou julgando saber, que um canário no Brasil para chegar ao "brasileirão" tem de pontuar em outras exposições (pelo menos foi o que entendi de uma explicação que me deram) significa que os exemplares apresentados terão já alguma aproximação ao Standard do Canário Arlequim Português aprovado pela C.O.M. isto apesar de nenhuma das aves apresentada ter sido campeã embora tivessem classificação de pódio.

Não tecendo qualquer género de consideração acerca da qualidade das aves até porque em foto não é possível com exatidão avaliar da qualidade das mesmas partilho algumas fotos retiradas do blogue do criador brasileiro Francisco Peruzzo.


19 de julho de 2013

ORNITOLOGIA BRASILEIRA DE PARABÉNS


Depois de Portugal em 2010 ver reconhecido o Canário Arlequim Português, chegou a hora de mais um país de língua oficial portuguesa, no caso o Brasil, ter reconhecido o primeiro canário de raça brasileira; o Canário Urucum.

Se, tal como em 2010, os criadores brasileiros se regozijaram pelo canário de raça portuguesa é a vez de nós, criadores portugueses, nos regozijarmos e darmos os parabéns aos criadores brasileiros pelo feito!

A raça de canários Urucum, foi oficialmente reconhecida neste último campeonato realizado em Terras de Vera Cruz; de facto, os juízes internacionais da Holanda, Bélgica, Espanha e Argentina, que procederam ao julgamento,  classificaram os exemplares apresentados com uma média de 90,27 pontos quando bastava apenas uma média de 87.

Um dos homens que mais contribuiu, penso que é o "pai do Urucum", para que o Brasil tivesse a sua primeira raça de canários reconhecida internacionalmente é o prestigiado criador brasileiro, sr. Álvaro Blasina.

A raça, que a partir de agora vai o passar a constar da lista oficial da COM, é caraterizada pelo facto de possuir o bico, as patas e as unhas totalmente vermelhas.

Partilho duas fotos retiradas do blogue Canaril Curico onde este colega desenvolve mais pormenorizadamente a história do Canário Urucum.


14 de julho de 2013

TERMINADA A CRIAÇÃO DE 2013. PRÓXIMA ÉPOCA JÁ EM CURSO!


Já não tenho nenhum casal a procriar encontrando-se todos os reprodutores separados, na voadeira, para que a muda comece a decorrer sem problemas.

O saldo desta época reprodutiva foi positivo pois consegui anilhar 63 passarinhos, mesmo ficando muito aquém dos 89 anilhados no ano transato. O resultado imediato desta redução salda-se por cerca  16 a 20 passarinhos com possibilidade de serem apresentados em exposições enquanto em 2012 o número andou entre os 25 a 30 exemplares.

Quase acertei em cheio no meu vaticínio quando ainda há poucos dias escrevi que deveria atingir os 70 exemplares; atingi esse objetivo mas, mais uma vez, o tempo nada quis com os meus passarinhos pois com a vaga de calor que grassou a semana passada tive sete baixas inesperadas de filhotes com 19, 22, e 26 dias de vida que morreram no mesmo dia; curiosamente um dos mais quentes da semana. De nada adiantou colocar-lhes as banheiras diariamente e, ainda de quando em vez borrifar as instalações com água. O total de baixas este ano, não fosse estes últimos sete ter-se-ia saldado apenas por 3 crias que devido à pouca experiência da fêmea a alimentá-las morreram 72 horas depois de terem nascido.

Neste momento e apesar de a muda ainda se encontrar muito atrasada começo a observar atentamente os exemplares que tenho "debaixo de olho" quer os que irão ficar para reprodutores quer os que, eventualmente, irão a um ou outro concurso.

Numa altura em que uma boa parte dos colegas reduz à quantidade de casais com que tencionará iniciar a próxima época eu vou, pela primeira vez desde que me dedico a este hobby que é a criação de canários, criar com 20 casais em 2014; este aumento de casais vai permitir-me um maior leque de opções (pelo menos mais oito) quando começar a pensar os casais que irei utilizar como reprodutores não só dos nascidos aqui mas também de alguns reprodutores, linhagem de outro criador, que irei cruzar com os meus.

Para já resta continuar a ter paciência e esperar que a muda da pena, decorrendo bem, me traga uma ou outra surpresa pois todos os anos aparece aquele passarito por quem não se dava nada e no fim revela-se uma estrela.