22 de março de 2014

PRIMEIRAS NINHADAS DE 2014

 
Cada vez que digo que está tudo a correr bem morre-me um pássaro; esta é uma coincidência macabra! O que vale é que não sou supersticioso.

Esta semana já começaram a sair dos ninhos os primeiros arlequins. Enquanto não são separados dos progenitores partilho fotos de algumas das ninhadas nascidas esta época.

Há cada vez mais trabalho, o que é ótimo, pelo que irei aos poucos fazendo atualizações regulares; se tudo decorrer conforme tem estado  a acontecer, amanhã deverão nascer mais alguns passarinhos; procederei ao anilhamento de outros, verificarei se os ovos de alguns ninhos estão fecundados e ficarei aguardando o início da próxima semana para receber mais alguns que entretanto nascerão.

Três filhotes da Jaula n.º 4, nascidos em 2014-03-11.

Três ilhotes da Jaula n.º 5, nascidos em 2014-03-15.  

Cinco filhotes da Jaula n.º 6, nascidos em 2014-03-06.




  





Dois filhotes da Jaula n.º 8, nascidos em 2014-02-28.

Neste ninho estavam quatro filhotes da Jaula n.º 9, nascidos em 2014-02-28. Infelizmente o que iria ser mais variegado deles todos (melânico no dorso e lipocrómico no peito) acabou por morrer por os pais não o alimentarem após ter saído do ninho.

19 de março de 2014

LLARGUETS ESPANHÓIS

Llarguets Espanhóis nascidos em 2014-03-08

Este ano, felizmente, está-me tudo a correr bem, tenho já todos os casais com ovos ou com crias. Creio até que é a primeira vez que tal me sucede pois há sempre uma fêmea, mais atrasada, que não põe ou até não chega a por durante toda a época de reprodução. Obviamente que abundam os arlequins pois crio-os com maior quantidade de casais mas, para já, partilho apenas fotos dos dois ninhos com canários Llarguet Espanhol, curiosamente ambos com quatro filhotes.

Llarguets Espanhóis nascidos em 2014-03-17


8 de março de 2014

A DECORRER COM NORMALIDADE!


Já há passarinhos novos cá por casa, ontem e hoje foram anilhados os primeiros. Infelizmente, hoje, aconteceu mais uma baixa pois um dos passarinhos anilhados, ontem, apareceu no fundo da jaula morto. Tudo leva a crer que caiu do ninho pois não havia indicio de que os pais lhe tentassem tirar a anilha e os irmãos estavam de saúde, com as anilhas colocadas.

Tenho por hábito anilhar as aves ao anoitecer e fazer uma inspeção às jaulas depois de a luz apagar para verificar se os progenitores não atiraram nenhum filhote para fora do ninho ao tentarem, eventualmente, tirar-lhes as anilhas; faço isto há anos e, por azar, ontem não o fiz. Mesmo assim penso que a criação se encontra a decorrer com normalidade e hoje, dia 8 de Março, nasceram os primeiros canários Llarguet Espanhol. Apesar da fêmea  me inspirar pouca confiança, próximo do anoitecer, os filhotes tinham o papito com comida.

Partilho entretanto foto dos meus reprodutores da Jaula n.º 6. Saltei a Jaula n.º 5 por as fotos não corresponderem às aves que lá estão pois troquei as fêmeas.

Em honra do Dia Internacional da Mulher, termino mandando um beijinho para todas as senhoras que visitam este espaço e em particular para as que integram a minha família. 

Casal da Jaula n.º 06, macho par x fêmea poupa.

2 de março de 2014

E DEPOIS DA HUMIDADE, VEM A?...


Olá a todos! Nesta, chamemos-lhe assim, atualização semanal esclareço que contrariamente ao que referi na passada semana não foi a fêmea que trouxe agarrada às penas a primeira cria que morreu este ano, foi o macho que a colocou, não só essa cria mas mais duas, fora do ninho. Nunca tal me tinha acontecido. Na próxima postura deste casal separarei o macho para evitar novo desaire

A primeira postura continua em curso pois há fêmeas que ainda não se predispuseram a criar mas tenho já cinco casais com filhotes, amanhã, dia 3 deverão nascer aves de mais dois casais, se todos os ovos eclodirem nascerão doze passarinhos nesses dois casais. Entretanto os ovos de dois dos casais (oito ovos no total) foram para o lixo por se encontrarem goros.

Continuo a ter excesso de humidade no canaril pelo que encaro com alguma reserva os próximos dias (leia-se nascimentos), mas acabando-se este mau período outro se aproximará, quiçá pior, a época das trovoadas que convenhamos tem grande influência na eclosão dos ovos.

Partilho foto de mais um casal reprodutor, o casal da Jaula n.º 04, que neste momento se encontra a chocar cinco ovos, todos cheios.

Casal da Jaula n.º 04.

24 de fevereiro de 2014

PRIMEIRO NASCIMENTO DE 2014 E... PRIMEIRA BAIXA!


Hoje, 24 de Fevereiro, nasceu o primeiro passarinho de 2014, um arlequim da Jaula n.º 17, e hoje tive a primeira baixa da época!... De facto quando por volta das 18:00 horas fui fornecer o germinado coma papa seca dei com o filhote no fundo da gaiola (com o papo cheio) morto; penso que tenha vindo agarrado as penas da fêmea numa das saídas dela do ninho. É sempre aborrecido este género de acontecimentos, mais ainda, quando se eleva a fasquia com vista à melhoria genética das aves.

Entretanto e conforme prometido partilho foto do casal da Jaula n.º 03. O macho (poupa) nasceu cá em casa, a fêmea (par) é uma aquisição efetuada para troca de sangue.

Casal da Jaula n.º 03

18 de fevereiro de 2014

OS CANÁRIOS ARLEQUIM PORTUGUÊS, EM BARI, ITÁLIA - III E ÚLTIMA PARTE


Partilho as últimas fotos, conseguidas, de alguns dos exemplares de canários arlequim português que estiveram presentes em Bari. As fotos, da autoria do criador italiano Salvatore Pisacane, são publicadas pela ordem de inscrição afixada na respetiva gaiola.












11 de fevereiro de 2014

OS CANÁRIOS ARLEQUIM PORTUGUÊS, EM BARI, ITÁLIA - II PARTE


Partilho mais algumas fotos de canários arlequim português que estiveram expostos no Campeonato Ornitológico Mundial que se realizou em Bari, Itália, no passado mês de Janeiro.

Tal como na primeira parte, publicada há dias, as fotos são da autoria de Salvatore Pisacane, um criador italiano.

As fotos são publicadas em função da numeração referida na gaiola de exposição não havendo, por isso mesmo, qualquer preferência minha na ordem porque são mostradas.









5 de fevereiro de 2014

PARTE I - OS CANÁRIOS ARLEQUIM PORTUGUÊS EM BARI, ITÁLIA


Os passarinhos têm o dom, fantástico, de aproximar os apaixonados por este magnifico hobby, que é a sua criação, e a Internet contribui para que essa aproximação entre criadores passe, em alguns casos, de virtual a real facilitando o contacto independentemente da língua mãe de cada um. Já o ano passado (2012) fiquei amigo de um criador italiano, o amigo Graziano Binucci. Este ano (2013) estabeleci amizade com mais um jovem criador, também ele italiano, o Salvatore Pisacane, ambos têm em comum o gosto pela criação de canários e em particular pelo nosso Canário Arlequim Português, que têm vindo, em Itália, a aprimorar os seus exemplares.

Agradeço ao Salvatore Pisacane a atenção que me tem dispensado que levou a que me oferecesse algumas fotos de canários arlequim português que estiveram em exposição em Bari, fotos que irei partilhando neste espaço para agrado de uns de alguma desilusão para outros em virtude de gostarem mais ou menos de alguns dos exemplares que estiveram presentes.

Salvatore Pisacane, exibe, orgulhoso o seu canário arlequim português par, que marcou 90 pontos.














2 de fevereiro de 2014

START!


Gorada que foi a hipótese de conseguir arranjar a outra raça que pretendia para, este ano, criar com três raças de canários juntei, ontem, definitivamente os meus casais de canários iniciando, oficialmente, esta época com dois casais de Llarguets e dezoito casais de Arlequins.

Se tudo correr conforme o programado espero chegar ao fim da época com cerca de 120 a 150 passarinhos; da minha parte os passarinhos terão tudo o que, em princípio, precisarão para que os filhotes nasçam fortes e saudáveis os resto... bem, o resto dependerá deles!

Partilho foto das gaiolas de criação já com os casais juntos e já com todo o material necessário à construção dos respetivos ninhos. Também partilho fotos dos casais confinados nas jaulas 01 e 02, os Llarguets.


As 20 jaulas de criação completas definitivamente com os casais.
Jaula n.º 01 - Llarguests Espanhol - Fêmea variegada com lipócromo superior a 50%, intensa x macho lipocrómico não intenso.
Jaula n.º 02 - Llarguets Espanhol - Fêmea lipocrómica intensa x macho lipocrómico não intenso.





22 de janeiro de 2014

37.º ANIVERSÁRIO, PARABÉNS C.I.O.M.


No passado dia 18 foi organizado um jantar comemorativo do 37.º aniversário do Clube Ornitológico Independente de Matosinhos, um clube do qual sou sócio há 34 anos e que sempre tem desenvolvido trabalho meritório em prol da ornitologia contando entre os seus associados com alguns campeões nacionais, internacionais e mundiais.

Com a presença de cerca de duas dezenas e meia de "carolas" dos passarinhos entre sócios e amigos o momento alto - bonito - foi atingido quando a plenos pulmões os presentes começaram a entoar o cântico dos "parabéns a você" no qual se integraram alguns dos comensais presentes que não faziam parte do grupo tendo sido então cortado um bolo como símbolo do clube "impresso" no mesmo.

O jantar, passe a publicidade, decorreu bastante animado entre todos, no Restaurante Coma Bem, em Matosinhos, cujo proprietário também "sofre" da doença dos passarinhos, e que parece se está a tornar um ponto de referência para convívios entre o pessoal da passarada, não só pelo bom ambiente e simpatia mas também pela boa comida a preços ainda mais simpáticos; este género de eventos ou convívios só pecam pela escassez.

Porque uma imagem vale mais que mil palavras, partilho algumas fotos ilustrativas do jantar, roubadas ao amigo Bernardo Silva.

O símbolo do Clube impresso sobre um fundo verde, imitando o nosso estandarte.
Rui Dias (Vice) e Ângelo Coelho (Presidente) colocando o bolo na mesa.



Eu, ladeado pelo Pai e por Ângelo Coelho, inclinando o bolo para que se pudesse fotografar.
Dando os parabéns ao Clube, na pessoa de Ângelo Coelho e Rui Dias.
Ao centro o amigo Bernardo Silva junta-se ao grupo para participar no brinde.
Longa vida e muitos êxitos ao CIOM.
Presidente trabalhando a partir e distribuir o bolo.
Os amigos Hilário e Manuel Marinho iam bebericando e conversando enquanto esperavam pelo bolo.
Em grande plano Fernando Vilaça, Tesoureiro do CIOM.
Aos poucos o bolo foi desaparecendo; à direita em pé o amigo Joaquim Paredes já trás o bocado dele.

A festa estava a chegar ao fim e ia-se conversando sobre os mais variados temas.dicionar legenda
Saboreando o "último copo" com o meu Pai, companheiro, que não falha nenhuma destas andanças.













11 de janeiro de 2014

ATUALIZAÇÃO: TUDO A POSTOS


Tenho neste blogue um plano de preparação para criação de canários, para antes do acasalamento (preparação/prevenção) e durante a criação (acasalamento/postura), que funciona e tem ajudado alguns colegas menos experientes; contudo e conforme alerto muitas vezes tem de se ter alguma sensibilidade e ir cortando em produtos que sabemos que os passarinhos deles não necessitam em determinadas épocas ou situações.

A pouco e pouco fui retirando vários produtos e os resultados com as criações foram continuando, com maior ou menor dificuldade, a ser constantes o que me tem, também, permitido começar a preparação para os acasalamentos um pouco mais tarde.

Após ter tido os passarinhos juntos cerca de uma semana não só para os ir apreciando, e registando, mas também para que se fossem adaptando um ao outro, estive hoje a separá-los de novo colocando as fêmeas na voadora e mantendo os machos nas gaiolas individuais, de criação. Com este método e para além do já referido pretendi também espevitar o cio dos machos naturalmente e, de facto, quando ficaram sem as fêmeas foi um "berreiro" contínuo.

Assim dei, hoje, oficialmente início à nova época de 2014, (apesar de continuar a ter esperança em conseguir os passarinhos da nova raça que queria meter no canaril) procedendo ao inicio da desparatisação quer externa (gota no pescoço de produto à base do Ivomec) quer interna (medicamento contra ténias, nemátodos e afins); contando que entre a ultima semana de Janeiro e a primeira de Fevereiro esteja preparação concluída e possa, novamente, juntar as fêmeas aos machos desta feita em definitivo.

Partilho uma foto das instalações com a particularidade de de em vez das habituais 12 gaiolas de criação serem, desta feita 20, com modelos de identificadores magnéticos -que também partilho- um pouco mais funcionais que os usados anteriormente que causavam alguma penumbra nas gaiolas.

O espaço destinado à criação com os machos nas gaiolas individuais e as fêmeas na voadora, na parte inferior, No canto superior esquerdo de cada gaiola está colocado o identificador no qual anotarei o desenrolar de cada postura que será depois passada a limpo para o registo definitivo.

Pormenor de um dos identificadores colocados nas gaiolas.




5 de janeiro de 2014

ANO NOVO, VIDA NOVA... ROTINA ANTIGA!


"Ano novo, vida nova" é um aforismo popular que é muito empregue por esta data, contudo eu diria que em termos dos criadores de aves se poderá dizer com alguma verdade: Ano novo, vida nova... rotina antiga!

Nunca, que me lembre, estive com tanta calma  a projetar um novo ano de criações; o ano passado juntei os meus passarinhos uma semana mais tarde do que o habitual, costumava juntá-los na segunda semana de Janeiro e juntei-os na terceira semana. Pode parecer irrelevante ser só uma semana mais tarde mas não é, como todos nos temos apercebido o clima está a mudar e as aves ressentem-se disso, houve colegas que começaram mais cedo e quando verdadeiramente chegou a altura em que as aves deveriam estar a iniciar o ciclo reprodutivo foi um completo fracasso outros houve em que o esquema até nem lhes correu mal, mas qualquer das situações, com ou sem êxito, o clima é que foi responsável!

Estive hoje, sábado 4 de Janeiro, a fazer uma pré-seleção  de casais, isto é: juntei as fêmeas que tenciono utilizar como reprodutoras com os potenciais "maridos", digo potenciais porque durante a próxima semana irei verificar os registos de cada uma das aves, machos e fêmeas, a fim de evitar qualquer espécie de parentesco (consanguinidade) entre elas; haverá obviamente e de certeza retificações de um ou outro casal para efetuar e, a partir daí, organizar o respetivo registo de criação. Tendo o registo organizado as fêmeas regressarão para as voadeiras onde começarei então a proceder a toda a preparação quer delas quer dos machos para o acasalamento, que deverá ocorrer definitivamente entre a última semana de Janeiro e a primeira de Fevereiro.

Este ano de 2014 haverá novidades no meu canaril pois vou criar com 20 casais, em vez dos 12 com que sempre criei. Era para criar só com 20 casais de canários arlequim português, o que me daria um leque substancial de opções de acasalamentos mas, a conselho de alguns amigos, muitos com mais experiência nestas andanças da ornitologia, vou criar apenas com 17 ou 16 casais de canários arlequim português e eventualmente criarei com mais duas raças de canários de porte, uma delas já cá está, são dois casais de Llarguet Espanhol, a outra -que há muitos anos já criei- a seu tempo divulgarei se conseguir que o criador com quem falei me dispense um ou dois casais.

Também este ano vou ter mais um "inimigo" na criação de arlequins, trata-se do meu Pai que vai criar com cinco casais de canários arlequim português que serão anilhados com o Stam dele, o 858A. Como deverão calcular é um "inimigo" que me fará feliz se, quando em compita comigo numa qualquer exposição, ganhar aos meus passarinhos!

E pronto, para já, está feito o ponto da situação relativamente aos meus passarinhos; brevemente darei mais novas e tentarei ir colocando aqui a foto de um ou outro casal com alguma informação referente aos seus ascendentes.

Até lá!