28 de novembro de 2011

ÉPOCA, "COMPETITIVA", TERMINOU


Com o levantamento, ontem, dos exemplares que apresentei a concurso na 1.ª Exposição Internacional Monográfica do Clube do Canário Arlequim Português e na XXXII Exposição Ornitológica do Clube Independente de Matosinhos, dou por encerrada a participação dos meus passarinhos em eventos ornitológicos.

Há dois importantes eventos a que gostaria de enviar um ou outro exemplar mas, para além da crise económica que a todos afeta, sei até onde posso ir e o meu calcanhar de Aquiles, nos arlequins, continua a ser o variegado pelo que apenas iria gastar dinheiro ao participar nesses dois eventos o Nacional e o Mundial. Já sei que não indo a nenhum deles não marco de certeza mas, como disse, sei até onde posso chegar. Tenho quase a certeza que para o ano será melhor, pelo menos tenho já há algum tempo vindo a preparar-ma atempadamente para isso, apesar de o fator sorte ser de extrema importância.

Participei com vários do meus passarinhos em quatro eventos ornitológicos não marcando apenas em um, curiosamente no do Clube do Canário Arlequim Português, mas mentiria a mim mesmo se dissesse que contava pontuar com as aves apresentadas, pois no caso concreto a minha intenção foi apenas a de participar por não ter já aves capazes de eventualmente marcarem.

Como criador e apaixonado do Canário Arlequim Português apraz-me verificar que, em termos percentuais, cerca de 40% das aves apresentadas nos diversos certames que visitei e em que participei existem já exemplares de inegável qualidade. Penso que para o aumento dessa qualidade tem contribuído o trabalho de quem julga que tem penalizado, e bem, as aves que não são Arlequins particularmente as aves sem qualquer forma e posição (relembro que o canário arlequim português é um canário de porte e que tem de ter uma forma e posição em conformidade com o Standard aprovado pela COM) imbuindo deste modo o espírito de quem participa de que deve melhorar a qualidade das suas aves e não apresentar a concurso aves sem qualquer forma e posição apesar de terem um bom variegado; e alguns criadores que como costumo dizer "não brincam em serviço" e têm vindo a fazer um trabalho notável de seleção dos seus exemplares.  Claro que há Juízes que julgam melhor e/ou têm uma opinião mais abrangente sobre determinado item do Standard e outros nem tanto gerando, como sempre, alguma polémica os que ganham acham bem os que perdem nem por isso! Mas no cômputo geral creio que é de dar os parabéns aos Juízes que começam a "ver" o Arlequim com outros olhos e pontuam com  maior rigor, assim como aos expositores que de ano para ano vêm melhorando as suas aves.

Parabéns a todos os que, premiados ou não, têm contribuído cada ano que passa para que o Canário Arlequim Português se venha impondo na ornitologia nacional e mundial como raça portuguesa de eleição "Primus Inter Pares"!

Por mim continuarei como até aqui, neste cantinho, divulgando uma ou outra experiência e começando já a 
ansiar pela próxima época.

Até lá!

18 de novembro de 2011

PARA ESTE ANO A EXPERIÊNCIA TERMINOU

Na passada quarta-feira terminou, para este ano, a minha participação em exposições para as quais fui nomeado como Aspirante a Juiz de Canários de Porte.

Depois de ter passado por Rio Meão e Gondomar terminei em Antuã.

Partilho as últimas fotos.


Preparando canários para o julgamento enquanto o Juiz Gonçalo Matos selecionava o livro com a tabela da raça a julgar
Escutando o Juiz Victor Couto
Assinalando uma gaiola com uma ave já julgada pelo Juiz Gonçalo Matos
Mais um Juiz, Bruno Cardoso, dando algumas explicações

8 de novembro de 2011

REPRODUTORES 2012

Partilho mais quatro fotos dos canários que irei utilizar como reprodutores para a próxima época de 2012.

Não se iludam com as fotos pois estes canários não são tão gordos e/ou peitudos como parecem, pelo contrário, são até bem elegantes.

3 de novembro de 2011

RESCALDO DO INTERNACIONAL DO ATLÂNTICO


Há dias disse que não contava pontuar no Internacional do Atlântico e disse-o com convicção pois embora considere que tenho aves de qualidade sei bem do valor dos "inimigos" que criam arlequins! Quis a sorte que um meu canário arlequim português par, na classe adulto, uma ave com muito bom porte tamanho e posição mas bastante melânica se classificasse em 1.º lugar.

Realço a muito boa qualidade dos canários arlequim português apresentados a concurso, que devem ter dado algumas dores de cabeça ao Juiz, salientando que relativamente à exposição do ano transato a quantidade de aves terá caído para cerca de metade mas, em contrapartida, aumentou (e como gosto de referir isto), a qualidade das mesmas sem qualquer sombra de dúvida.

Aves com bom tamanho, bom corpo, boa posição, bem variegadas, enfim canários que cada vez mais se conseguem destacar dos vulgares "arlequins" sem tamanho, com corpo demasiado redondo ou peitudo, sem posição, enfim, sem qualquer qualidade mas coloridos.

Parabéns a todos os criadores de arlequins pois dá gosto ver a evolução dos arlequins a cada ano que passa!

Uma palavra de apreço para os elementos da organização e outros voluntários que ajudaram a que, na minha opinião, este Internacional do Atlântico fosse realmente um êxito, com o grande contributo dos criadores que apesar das graves contingências económicas que o país e a Europa atravessam contribuíram, também, massivamente apresentando aves de inegável qualidade.

Usando o velhinho chavão de que uma foto vale por mil palavras, partilho seguidamente algumas fotos, obviamente subordinadas ao arlequim.















Recebendo o troféu, na cerimónia ocorrida, após o jantar de gala.

A foto da praxe para a posteridade.

1 de novembro de 2011

CANÁRIO ARLEQUIM PORTUGUÊS PAR

Ao amigo Rui Gonçalves agradeço a gentileza da oferta deste pequeno vídeo sobre o meu Canário Arlequim Português Par que obteve um primeiro lugar no 6.º Campeonato Ornitológico Internacional C.O.M do Atlântico.

31 de outubro de 2011

CANÁRIOS ARLEQUIM PORTUGUÊS NO CAMPEONATO ORNITOLÓGICO INTERNACIONAL DO ATLÂNTICO 2011

O último vídeo para ser disfrutado. A qualidade poderá não ser a melhor mas... é o que se pode arranjar.

CANÁRIOS ARLEQUIM PORTUGUÊS NO CAMPEONATO ORNITOLÓGICO INTERNACIONAL DO ATLÂNTICO 2011

Para os que não puderam ver "in loco" os canários arlequins português presentes no Campeonato Ornitológico Internacional do Atlântico, partilho o primeiro de dois pequenos filmes.
Disfrutem!

25 de outubro de 2011

CCPV - 6.º POSTURA SHOW 2011

Decorreu no passado sábado, e levado a cabo pelo Clube de Canários de Postura de Valongo, mais um evento, o "6.º Postura Show 2011".
Este Clube tem vindo a cimentar de ano para ano a qualidade das aves expostas este ano cerca de 550 canários de porte, e não digo isto por ter participado pois costumo visitar as expos mas apenas por amor à verdade, desde a "coqueluche" dos Glosters passando pelos Frisados Parisienses, e terminando nos Borders, estavam lá realmente aves magnificas.
Fui feliz na minha participação, pela primeira vez, neste evento e partilho algumas fotos com particular destaque para os meus passarinhos; este ano tem sido aziago mais uma vez a sorte nada quis comigo o meu melhor canário Par magoou-se num dedo e por isso não pode ser julgado. 
Apesar de não me poder queixar muito tenho de considerar uma ida à bruxa!

Pagando a inscrição.
Aspeto geral antes da abertura, ainda faltava muita gente.
O julgamento.
Quem diria que o passarito com um ar "escanzelado", que tenho no blogue, me viria a dar duas alegrias?

Se tivesse de apostar tinha apostado no que tirou o terceiro lugar.
Depois do par meu preferido, ter ficado de fora por se ter magoado numa pata, este é o meu segundo par preferido.
A foto da praxe.

22 de outubro de 2011

REPRODUTORES 2012

Partilho mais dois passarinhos que selecionei para serem reprodutores na próxima época de 2012.

14 de outubro de 2011

1.ª EXPOSIÇÃO MONOGRÁFICA INTERNACIONAL DO CLUBE DO CANÁRIO ARLEQUIM PORTUGUÊS



Em parceria com o Clube Ornitológico de Esmoriz, e integrada na Expo Ave 2011, decorrerá entre os próximos dias 24 a 27 de Novembro a 1.ª Exposição Internacional Monográfica do Clube do Canário Arlequim Português.

Neste certame que terá lugar nas instalações do Clube Caça e Pesca de Ovar e onde poderão participar todos os criadores de canários Arlequim Português, haverá além dos prémios habituais para as aves mencionadas no boletim de inscrição que ocupem lugares de acesso a prémio, um prémio especial, conforme consta do regulamento; por esse motivo convém pois não se enganarem nas secções e classes inscrevendo por lapso qualquer ave fora da classe.

Para os que tenham intenção de participar fica o aviso de que a data limite para inscrição das aves termina no próximo dia 10 de Novembro.

7 de outubro de 2011

REPRODUTORES 2012


Partilho mais duas fotos de reprodutores que irei utilizar em 2012, no caso presente duas fêmeas.



24 de setembro de 2011

REPRODUTORES 2012

Apesar de haver ainda um ou outro canário a largar uma ou outra pena a muda decorreu sem problemas de maior, sendo chegada a altura de começar a pensar nas poucas exposições em que tenciono participar com a meia dúzia de passarinhos que selecionei e, penso, terão alguma qualidade para esse fim.

Os canários arlequim português que tinha para dispensar e que no início deste mês comecei a entregar esgotaram, felizmente, rapidamente. Com a mesma rapidez precavi-me, atempadamente, com a aquisição de quatro novos exemplares, dois dos quais já em meu poder e os outros dois, embora já minha propriedade, virão depois de participarem em algumas exposições. Estes novos exemplares serão para para utilizar como reprodutores cruzando-os com meus canários que selecionei para reprodução em 2012. 

Todos nós criadores lutamos com a dificuldade de escoar passarinhos com mais de dois anos eu, francamente, ainda não entendi bem o porquê de as pessoas terem alguma relutância em adquirir esses exemplares, porque um canário do ano não é garante de bom reprodutor e se for um canário das últimas posturas pode nem estar apto a criar no ano seguinte. Vem isto a propósito das duas primeiras fotos de reprodutores que publico, reprodutores estes (ambos de 2008) que cheguei a colocar à venda mas desisti dessa decisão em virtude da qualidade dos mesmos decidindo criar mais um ano com eles.

Como crio sempre só com doze casais irei publicar cerca de trinta fotos isto é: vinte e quatro dos reprodutores e as restantes dos suplentes. As fotos serão publicadas de forma aleatória não correspondendo necessariamente, como no caso presente, ao casal que vai ser utilizado para procriar.




29 de agosto de 2011

CONSANGUINIDADE - O MELHORAMENTO GENÉTICO DO PLANTEL


Há coisas que todos nós que andamos no no mundo dos passarinhos sabemos ou, mesmo não sabendo, utilizamos sem dar o devido valor. Todos, de uma maneira ou de outra trabalhamos com a consanguinidade nos nossos planteis; todos sabemos, mais ou menos, como proceder mas na prática poucos sabem trabalhar em condições com a consanguinidade no sentido de obter melhores exemplares fixando determinadas características.
No blogue do meu amigo Bento Formigari Canaril Formosura encontrei o texto que abaixo transcrevo e que dada a simplicidade e objetividade da explicação dada baseada na, para alguns, conhecida Tabela de Felch vale a pena guardar para se consultar sempre que necessário. 

"...A consanguinidade.
A consanguinidade permite fixar os caracteres e assim criar uma linha estável a partir de dois indivíduos aparentados “in-reeding”. Contudo, esta técnica tanto fixa qualidades como defeitos, por isso é importante começar o processo a partir de um casal o mais perfeito ou de boa qualidade.
Em resumo a consanguinidade permite:
-revelar e eliminar os defeitos genéticos,
-fixar uma série de qualidades pretendidas pelo criador.
O princípio da consanguinidade é simples: consiste no acasalamento de indivíduos aparentados com o objetivo de fixar as suas qualidades no estado homozigótico.
- homozigótico - quando os dois alelos contêm a mesma informação para essa mesma característica;
- heterozigótico - quando os dois alelos contêm informação diferente para essa mesma característica.
Sendo um indivíduo homozigótico, este pode ser dominante, quando os dois alelos informam para a característica que domina; ou recessivo, quando os dois alelos informam para a característica que não domina.
Como saber se tem um passaro homo ou heterozigótico?
É simples.
1- Se o Fenótipo corresponder a um gene recessivo então o pássaro é homozigótico.
2- Se o Fenótipo corresponde a um gene dominante faz se um teste de cruzamento.
O teste do cruzamento realiza-se entre o indivíduo dominante onde se tem a duvida e um indivíduo com o gene recessivo correspondente (pois este é obrigatoriamente homozigótico).
Assim  se nascerem apenas fenótipos dominantes o indivíduo em questão é homozigótico, se nascer uma metade dominante e outra recessiva quer dizer que o indivíduo é heterozigótico.

INTRODUÇÃO

Os cruzamentos consanguíneos ajudam a melhorar a qualidade de suas aves, mas devem ser usadas com critério e por criadores com um pouco mais de experiência para que os resultados obtidos sejam satisfatórios. Não digo com isso que a técnica não possa ser usada por criadores iniciantes, alias deve, mas lembrando a esses criadores que devem estudar ao máximo antes de usar a mesma. Também lembro que os resultados não são imediatos e levarão no mínimo três gerações.

Quando compramos um casal que achamos excelente e vamos fazer o acasalamento e as crias deste casal nos dececionam, isso ocorre com qualquer espécie de ave;
Então o que fazer?
Quais medidas devemos adotar?
Vamos descartar essas crias?
Haverá uma forma de melhorar?
Muitas vezes ouvimos falar em melhoramento genético.
Eu poderia usar essa técnica para melhorar minhas aves?
Será que eu preciso ser profundo conhecedor de genética para usá-la?
Diante destas constatações, quais medidas devem tomar?
Desistir?
Não se estamos determinados a melhorar a qualidade do nosso plantel.
Pensando nisso gostaria de apresentar uma alternativa para aqueles que se preocupam com a qualidade e melhoramento do seu plantel.
Trata-se da tabela de Felch.
Já ouviu falar? Não? Sim? Achou complicado de entender?
Então vou descrever abaixo o passo a passo para você ficar inteiramente esclarecido sobre o assunto e como usá-la de maneira correta para obter os melhores resultados possíveis.

Veja a tabela:



Se você entendeu todo o funcionamento parabéns, se não passarei a descrevê-lo.
Para seguir todos os acasalamentos que pede na tabela você vai precisar de cinco anos para que se conclua o ciclo total.
Achou muito tempo?
Lembre-se você esta fazendo um melhoramento genético e tornando o seu plantel mais consistente, mas tudo isso leva tempo e perseverança.
Abaixo irei descrever com imagens que ficara mais fácil de entender.



Você ira iniciar a tabela com a fêmea 1 e macho 2 , que Dara origem ao grupo 3.
Escolha um casal de boa genética para iniciar seu trabalho usando a tabela.
Primeiro ano:
Segundo ano: 
Cruze a fêmea original 1 com o melhor macho do grupo 3.
Este cruzamento resultará no grupo 4.
Cruze o macho original 2 com a melhor fêmea do grupo 3.
Este cruzamento resultará no grupo 5


Terceiro ano:
Neste ano você já vai ver bons resultados em relação ao casal original e se quiser poderá parar aqui e começar uma nova linhagem.
Cruze a fêmea original 1 com o melhor macho do grupo 4.
Este cruzamento resultará no grupo 6.
Cruze os machos do grupo 4 com as fêmeas do 5 e vice-versa.
Este cruzamento resultará no grupo 7
Cruze o macho original 2 com a melhor fêmea do grupo 5.
Este cruzamento resultará no grupo 8.


Quarto ano:

A partir deste ano não serão mais usados o casal original macho 2 e fêmea 1, podendo assim começar uma nova linhagem com eles.
Seguindo em frente cruze sempre os melhores exemplares.
Cruze o melhor macho grupo 6 com a melhor fêmea do grupo 4.
Este cruzamento resultará no grupo 9.
Cruze a melhor fêmea grupo 6 com o melhor macho do grupo 7.
Este acasalamento resultará no grupo 10.
Cruze os melhores machos do grupo 8 com as melhores fêmeas do grupo 6.
Este acasalamento resultará no grupo 11.
Cruze o melhor macho grupo 8 com a melhor fêmea do grupo7.
Este acasalamento resultará no grupo12.
Cruze o melhor macho grupo 8 com a melhor fêmea do grupo 5.
Este acasalamento resultará no grupo 13.


   
Quinto ano:

Indo até o fim da tabela.
Cruze o melhor macho do grupo 9 com a melhor fêmea do grupo 11.
Este acasalamento resultará no grupo 14. Neste grupo teremos já um novo “strain” ou linha de sangue completamente pura da fêmea 1 original.
Cruze a melhor fêmea do grupo 9 com o melhor macho do grupo 12.
Este acasalamento resultará no grupo 15.
Cruze a melhor fêmea do grupo 10 com o melhor macho do grupo 12.
Este acasalamento resultará no grupo 16. Neste grupo teremos já um novo “strain” ou linha de sangue completamente pura.
Cruze a melhor fêmea do grupo 10 com o melhor macho do grupo 13.
Este acasalamento resultará no grupo 17.
Cruze a melhor fêmea do grupo 11 com o melhor macho do grupo 13.
Este acasalamento resultará no grupo 18. Neste grupo teremos já um novo “strain” ou linha de sangue completamente pura do macho 2 original.

 

Pronto você concluiu a tabela e a partir de agora é só colocar sangue novo e iniciar um novo ciclo.
Esta é só uma possibilidade usando um casal, mas você poderá fazê-lo e iniciar com mais casais, enfim as possibilidades são diversas e cito um exemplo: no segundo ano quando se forem formar os grupos 4 e 5 você poderá fazer bigamia entre o macho 2 original e duas fêmeas do grupo 3 aumentando assim as possibilidade do grupo 5.
Mais uma coisa a titulo de curiosidade; ao final do ciclo você terá criado uma média de 136 aves, já levando em consideração que a consanguinidade baixa um pouco a fertilidade das aves.
Espero que tenham gostado do artigo.

19 de agosto de 2011

COMO AUMENTAR O TAMANHO DOS CANÁRIOS

O Canário Arlequim Português é uma ave que face ao atual Standard deve obedecer ao tamanho de 16 cm, devendo em exposições ser penalizada em consonância se o tamanho for inferior e/ou superior aos 16 cm.

Porque é frequente encontrarmos canários arlequim que saiem do padrão standardizado, em termos de tamanho, ou demasiado curtos ou demasiado compridos,  para além de outros defeitos visíveis a olho nu como por exemplo canários com peito demasiado redondo típico dos canários de cor, publico com autorização do autor, o Juiz de Canários de Porte CNJ/OMJ e Juiz de Canários de Cor Carlos Lima, um texto elucidativo sobre como se obter o aumento do tamanho dos canários.
"...Para algumas raças de canários de forma e postura, é muito importante procurarmos aumentar o tamanho do nosso plantel e melhorar a sua forma. 
Muitos criadores procedem através dos cruzamentos executar esta tarefa, acasalando as aves mais corpulentas. 
Mas o tamanho é uma característica muito complexa, pois depende de diversos fatores:
  1. Hereditariedade
  2. Alimentação
  3. Ambiente
  4. Seleção


HEREDITARIEDADE
A característica do tamanho não é apenas controlada por um gene (outras características das nossas aves são controladas apenas por um gene – cor, poupa, etc.), mas sim por um conjunto de genes. 

Assim se explica o porquê da consanguinidade provocar uma redução do tamanho nas aves (menor diversidade de genes, menor o tamanho) sendo apenas mais um dos motivos para a evitarmos (a consanguinidade apenas pode ser útil quando pretendemos fixar uma mutação). 

A pouca diversidade dos genes também tem consequências (pelos mesmos motivos) na forma das aves. 


Deve portanto um criador introduzir novas aves no seu plantel, para manter a diversidade genética. 

No entanto a aves a introduzir devem ser portadoras do património genético pretendido e que não pertencem à mesma linhagem familiar.

ALIMENTAÇÃO
Deve ser muito rica e variada, evitando a carência de vitaminas, aminoácidos e outros componentes, que também provocam a diminuição do tamanho. A mistura de sementes adquiridas normalmente nas lojas comerciais, são insuficientes pois muitas delas são desequilibradas.
As proteínas desempenham uma função importante nos acasalamentos. A metionina contém o zolfo, melhorando a qualidade da plumagem.
As sementes frescas, o germinado, fruta, proteína animal, e uma papa de qualidade com uma percentagem de proteína entre os 16% a 18% são elementos indispensáveis para obtermos aves de qualidade.

AMBIENTE
Uma boa higiene e alojamentos espaçosos devidamente arejados, são condições para noa permitir um bom desenvolvimento do tamanho. A experiência demonstra-nos que a criação em espaços grandes (voadeiras) torna as aves mais robustas e com melhor desenvolvimento do seu esqueleto em relação a outras criadas em espaços pequenos, independentemente do tipo de alimentação ministrada.

As aves criadas em espaços grandes além de serem mais fortes e robustas têm uma plumagem mais brilhante e sedosa.
Outro pormenor importante é que as aves em comunidade adquirem efeitos estimulantes para uma alimentação plena.

As baixas temperaturas no local de criação produzem nos canários um efeito de aumento substancial do peso, devido estas procurarem assiduamente os alimentos.
Outro factor importante é sem dúvida a iluminação no canaril. Quanto maior o número de horas de luz (dias maiores) mais tempo os progenitores se dedicam à alimentação das crias.
No entanto não nos serve de nada aumentar o número de horas de luz, se não proporcionarmos às nossas aves uma alimentação variada e equilibrada, e o espaço não tenha as normas de higiene mínimas para a criação.

Também não nos devemos esquecer que as aves necessitam de um número de horas mínimo para descansarem, e ficarem prontas para outro dia de criação.

SELEÇÃO
A seleção rigorosa e criteriosa das aves de maior tamanho é muito importante. As fêmeas maiores têm tendência a pôr ovos maiores. Um ovo maior é mais rico em reservas proteicas, dando origem a crias mais fortes e resistentes.
Os machos maiores têm já o património genético do tamanho grande para transmitirem às crias..."


Eu já há cerca de quatro anos que, para além de alguns cuidados com a alimentação dos canários, utilizo o método descrito pelo Juiz Carlos Lima no item seleção pois venho descartando os exemplares nascidos demasiado curtos ou demasiado compridos, cruzando apenas os exemplares que se encontram dentro do tamanho preconizado.

9 de junho de 2011

AS TRICOMONAS

Numa altura em que a maioria dos criadores começa a dar por encerrada a época de criação é, infelizmente, comum aparecer nas aves mais jovens que se encontram a iniciar a muda, a famosa doença das Tricomonas.

Numa das minhas deambulações pela net encontrei um pequeno tema sobre essa maleita abordado de uma forma curiosa que, com a devida vénia, transcrevo do blogue de um companheiro espanhol. Tenho pena de não ter conseguido a prévia autorização mas não há lá qualquer forma de contactar o autor para obter a sua autorização pelo que poderão, no entanto, ler o texto original na fonte que é este blogue

Considero a abordagem curiosa porque, pessoalmente, não fazia a menor ideia de que se podia extrair um abcesso com origem nas Tricomonas, aliás, tive o ano passado duas aves com estes sintomas que felizmente foram bem ultrapassados.
Em resumo e numa tradução livre feita por mim, numa linguagem menos técnica, o texto acompanhado das duas fotos, bastante esclarecedoras, diz aproximadamente isto:

As Tricomonas podem apresentar-se de variadas formas. Neste caso aparecem sob a forma de um abcesso por baixo do bico. Terá de se realizar uma extração, com uma agulha, do interior do abcesso para análise a fim de ser identificada a origem ou causa deste protozoário e só então proceder à extração do conteúdo interior do abcesso (obviamente que terá de existir uma pequena cirurgia, este parentisis é meu) limpá-lo muito bem com desinfectantes e dar na água de bebida metronidazol + cefalexina.

7 de maio de 2011

ESTA "PAPAROCA" TEM FUNCIONADO LINDAMENTE

Quando escrevo neste espaço gosto de o fazer com o máximo possível de certeza pois se há pessoas que me seguem e leem que sabem tanto como eu, também as há em busca de informação de quem tem um pouco mais de experiência.

Conforme referi aqui, durante a primeira postura tive de mudar o modo de alimentação dos meus canários que sem razão aparente "enjoaram" das papas que lhes estava a fornecer e que não continham ovo. Chegando inclusivê a fazer papa caseira pois havia filhotes para alimentar e as mães não se mostravam interessadas no que tinham à disposição.
Prefiro esta marca de couscous composta por granulos bastante miúdos
Não inventei nada pois muitos criadores utilizam este sistema de farinhada que dão aos seus canários durante a época de reprodução, como em tudo com uns resulta com outros nem por isso. Mas comigo resultou, e de que maneira!

O método utilizado é facílimo e os "ingredientes" encontram-se quase todos em qualquer hipermercado.

Couscous com sementes de mistura, demolhados de um dia para o outro
Utilizo três partes de couscous, quatro partes de água, uma parte de sementes de mistura, niger germinado, papa semi-húmida, papa húmida e pontualmente bróculo, da seguinte maneira:

O germinado que junto aos couscous é só de níger
Numa pequena vasilha coloco 3 colheres de sopa de couscous, uma colher de sopa de sementes de mistura e agito bem para interligar as sementes e os couscous, de seguida adiciono 4 colheres de sopa de água e coloco num local fresco de um dia para o outro, tendo sempre em atenção que nesse período de tempo o peparado não azede.

Misturo o níger germinado e os couscous com esta papa.
No dia seguinte com a ajuda de um talher junto ao preparado o níger germinado, aproximadamente duas colheres de sopa rasas e papa semi-humida na quantidade que acho necessária para que os couscous e o germinado fiquem fofos, soltos, húmidos quanto baste e sem formarem grumos.

Há mais de 10 anos que não dava desta papa: Witte Molen
Em recipientes apropriados coloco o preparado só nos casais que têm filhotes e é um regalo verificar a vontade com que os canários se atiram ao preparado; deve-se ter bastante atenção ao seguinte quanto mais húmido for servido o preparado maior é o risco de azedar, assim o melhor é servir sempre pequenas porções por forma a que as aves comam tudo no mais curto espaço de tempo.

Pontualmente e apenas como guloseima dou bróculo
Apesar do conselho que dou acima eu coloco sempre o recipiente cheio e, até agora talvez por sorte, nunca tive os couscous azedados, de qualquer forma só se os canários não tiverem outro alimento é que "pegam" nous couscous ou outro alimento azedo, para já, pelo menos comigo isto tem funcionado bem.

Também enquanto os canários estão em criação tenho sempre à disposição deles um outro recipiente com papa que no caso actual é a Witte Molen.
Há que se ter algum cuidado com este preparado pois engorda demasiado os canários, mesmo com estes a ajudarem na alimentação das crias, e depois não galam em condições.
Pontualmente e apenas com guloseima dou-lhes de vez em quando bróculo.
Já há cerca de duas semanas que em vez de dar o niger germinado misturado com os couscous as sementes e a papa, estou a dá-lo misturando-o logo com os couscous de um dia para o outro como faço com as sementes e não notei que os canários dessem pela diferença.
Como está a dar resultado em equipa que ganha não se mexe!...