27 de fevereiro de 2012

EM ESPANHA, COMO EM PORTUGAL, SUCEDEM-SE OS ASSALTOS A CANARIS!!!


A saga de assaltos a canaris e instalações similares está a tornar-se um caso sério, já começam a rarear os meses em que alguém conhecido, ou não. fica sem as suas aves, muitas das vezes estes roubos causam prejuizos superiores ao valor das próprias aves que roubam pois levam exemplares cuja linhagem por vezes demora anos a ser conseguida.
Pelas noticias que têm vindo a ser divulgadas destas situações ressalta o facto de os ladrões roubarem sempre aves de grande qualidade e que não têm qualquer dificuldade em escoar nas feiras e mercados de aves ou até mesmo a outros criadores que poderão não se aperceber que estão a adquirir aves furtadas é lamentável mas é, infelizmente, uma realidade que se está a generalizar com preocupante rapidez.
O azar tocou desta vez a  um companheiro criador, espanhol, que me enviou um e-mail  que abaixo descrevo:

 "...Solicito colaboración

La pasada noche del jueves 23 al viernes 24 se produjo un robo de pájaros en la localidad de Gamonal (Toledo) a unos 5 km de Talavera de la Reina, criador José Fernández anillas Y-042 y Z-778.

Se han llevado más de 250 pájaros, entre los que se encontraban en su mayoría Ágata Topacios plata recesivo, Ágata topacios amarillos intenso y nevado, Ágata topacios rojo mosaico, Ágata topacio amarillo mosaico, lipocromo amarillo, lipocromo blanco recesivo y portadores de estos, aparte de 8 parejas de cardenalitos de Venezuela y 7 de Jilgueros mayor.

Lo han dejado todo limpio se lo han llevado todo, imaginaros la gran impotencia que se siente ante un suceso como este de cara a la cría todas las ilusiones y el tiempo invertido, los ánimos están destrozados y solo se piensa en que esta bonita afición llegó a su fin.

No sé donde vamos a llegar con esta gentuza que tenemos suelta.

Denuncias puestas en Guardia Civil y Policía Nacional.

Ruego cualquier colaboración que pudierais aportar sobre todo a las provincias limítrofes, dejo mi teléfono por si os enterarais de algo 695831281 y 616547224.

Muchas gracias por todo.

 Sin más recibid un cordial saludo Sergio Ríos..."

Segue a discrição das espécies e raças roubadas:

      Ágata topacio plata recesivo y dominante. 
Ágata topacio amarillo intenso, nevado y marfil.
Ágata topacio amarillo mosaico.
Ágata topacio rojo mosaico.
Lipocromo amarillo.
Lipocromo Blanco recesivo.
Cardenalito de Venezuela.
Juilgero mayor.

23 de fevereiro de 2012

ARLEQUINS 2012 (Casal n.º 5)



































Partilho foto do casal n.º 5  e das duas crias nascidas na primeira postura. 

Apesar de ainda mal emplumados deu para verificar que o passarito mais afastado irá ter umas costas variegadas com predominância melânica e o peito com uma maior predominância lipocrómica, já o irmão do meio, afigura-se com um canário a puxar ao lado do pai no dorso e à mãe no peito, por fim o último era de um casal com seis filhotes que retirei para este casal mas acabou por ser rejeitado e morreu.

16 de fevereiro de 2012

GESTOS E INCERTEZAS QUE TODOS OS ANOS SE REPETEM


Todos os anos nós, criadores, repetimos os mesmos gestos, às vezes experimentamos novos métodos mas o objetivo final é sempre o mesmo termos entre os canários nascidos "o tal" aquele que nos poderá, eventualmente, dar mais alegrias nos eventos em que participarmos. Para além disso vivemos, nos dias que antecedem o nascimento dos filhotes, em constante ansiedade; será que nascem todos? Os pais vão alimentá-los bem? Os exemplares nascidos para além "do tal" serão capazes de ombrear com os dos nossos companheiros de hobby nas exposições?

Enfim é todo um ritual de hábitos e de dúvidas que todos os anos repetimos desde o mais humilde ao mais afamado criador.

Um dos hábitos recentes que adquiri é vir até aqui mostrar os meus passarinhos umas vezes animado outras nem tanto mas sempre com vontade de partilhar. A primeira postura ainda se encontra a decorrer neste momento tenho duas fêmeas que andam a fazer o ninho num dia e a desfazê-lo no outro e aproveitei o facto de uma das fêmeas ter posto ovos goros para lhe meter 3 ovos de uma canária que tinha posto seis, curiosamente a "madrasta" vingou os três filhotes e a mãe dois, mesmo assim não é mau!

Partilho, entretanto, as fotos de dois dos meus casais e respetivas proles.

Casal n.º 4


Dois filhotes do Casal n.º 4

Casal n.º 18

Quatro filhotes do Casal n.º 18

6 de fevereiro de 2012

AVES COM O STAM 598 J ROUBADAS


Esta é daquelas notícias que nunca gostamos de dar, mas cuja divulgação se reveste da maior importância. O Amigo Nuno Figueiredo ligou-me pedindo que divulgasse um roubo de canários, desta feita o roubo ocorreu em Viseu e o "contemplado" com a visita dos amigos do alheio foi o companheiro de hobby Rui Amaral (telemóvel 968 295 746), que hoje ao fim da tarde quando chegou do trabalho e foi, como habitualmente, tratar da passarada verificou que a garagem onde tinha cerca cinco dezenas de canários, brancos recessivos, lipocromos vermelhos intensos e nevados  e canários arlequins português, tinham sido levados juntamente com mais alguns exóticos por desconhecido(s) após arrombarem a porta da garagem.

Apela-se a todos os colegas que divulguem esta notícia chamando a atenção para o Stam das aves roubadas que é o 598J.

Se detetarem aves à venda com o Stam 598J para além de comunicarem às autoridades  poderão também informar o criador através do telemóvel acima referido.

Porque infelizmente já se vão tornando habitual noticias deste género é da maior importância a divulgação em todos os locais possíveis a fim de não ser facilitada a vida a este género de energúmenos.

1 de fevereiro de 2012

ASSIM VAI A PRIMEIRA POSTURA!


Já decorreram mais de três semanas desde que juntei os meus arlequins. Neste momento apenas três dos casais não dão sinal de quererem acasalar apesar de terem rigorosamente a mesma alimentação e condições climatéricas que os outros; também não é nada de preocupante pois o tempo corre um bocado incerto, com tendência para um abaixamento da temperatura, ainda que por poucos dias.

Este casal (macho par x fêmea poupa) brindou-me com quatro ovos cheios.

Dos casais que estão com ovos, os primeiros filhotes devem nascer já no próximo dia 5, havendo dois cujos ovos não estão galados mas vou deixá-los ficar assim mais algum tempo pois poderão, eventualmente, ajudar a criar filhotes de algum casal que não se porte muito bem.

Contas feitas, até ao momento, as fêmeas puseram 36 ovos (média de 4 ovos por casal) dos quais 22 estão galados pelo que, se tudo decorrer normalmente, com alguma expectativa vou aguardar a chegada de 22 filhotes.

Brevemente darei mais novidades.

Até lá!

29 de janeiro de 2012

CANDIDATO A BLOGUE DO ANO 2011, NO TEMA NATUREZA, QUEDEI-ME PELO 5.º LUGAR

OBRIGADO, a todos os que fizeram o favor de votar no meu blogue. 
A votação terminou ontem e o meu blogue quedou-se, na segunda fase, pelo 5.º lugar com 91 votos correspondentes a 9% dos votantes, depois de terem ficado para trás onze companheiros de concurso. 
Considero este resultado lisonjeiro atendendo à qualidade dos "adversários" que são muito bons.
Agradeço também ao pessoal do AVENTAR pela iniciativa,
Parabéns para todos.

25 de janeiro de 2012

O ARLEQUIM PORTUGUÊS, EM ALMERIA/ESPANHA


Por gentileza do meu amigo Ivo Leite, administrador do Fórum Canaricultura Tuga, publico algumas fotos dos canários Arlequim Português premiados e presentes no Campeonato Mundial de Ornitologia realizado em Almeria/Espanha e que teve o seu término no passado domingo.

Lamentavelmente não consegui nenhuma foto de nenhum dos exemplares da equipa de Arlequim Poupa classificada em primeiro lugar, do também amigo Dário Oliveira, pelo que fica o registo.










21 de janeiro de 2012

ACIMA DOS 50%


Fazem precisamente hoje oito dias que juntei os meus arlequins; curiosamente o primeiro casal a por ovos  só pôs um e foi no passado dia 18, dia do segundo aniversário do reconhecimento do canário arlequim português como raça a nível internacional.

Neste momento já tenho sete casais com ovos estando os outros cinco um pouco mais atrasados. Penso que durante a próxima semana terei os casais todos com ovos.


Partilho foto das jaulas de criação e saliento como curiosidade o facto de, apesar de a foto ser tirada já no final da tarde, ter apanhado um casal no preciso momento em que o macho galava a fêmea (vide, segunda fila contada de cima para baixo, jaula do meio).

Aproveito para reiterar os parabéns pela magnifica prestação dos criadores portugueses, com particular destaque para os criadores arlequinistas Alberto Martins, Dário Oliveira, Honório Ramalho, João Almeida, Nelson Silva, Nuno Figueiredo, Nuno Silva e Pedro no Campeonato Mundial de Ornitologia, em Almeria/Espanha.

A todos os outros participantes que não classificaram as suas aves deixo uma palavra de incentivo pois só dignificam com a participação dos seus passarinhos o bom momento que a ornitologia nacional está a atravessar.

18 de janeiro de 2012

HOJE, 18 DE JANEIRO... E EU GOSTAVA!


Hoje faz dois anos que foi reconhecida, mundialmente, como raça o nosso canário, o Arlequim Português; hoje faz dois anos que eu era um dos muitos portugueses que percorria a Internet em busca do que se dizia acerca da nossa raça.

Hoje, 18 de Janeiro, o nosso canário tem motivos para festejar pois além do aniversário do seu reconhecimento tem motivos para festejar o seu melhoramento em termos de qualidade e de crescimento de aficionados.

Hoje, 18 de Janeiro, eu gostava de, para além de parabenizar o Canário Arlequim Português, parabenizar todos os verdadeiros criadores do Arlequim Português que nos representam em Almeria/ Espanha.

Hoje gostava de ter publicado neste pequeno tributo o nome dos arlequinistas que, com os seus passarinhos, contribuíram para elevar o nome de Portugal em mais um degrau da ornitologia mundial; não o faço porque acho que não devo referir os criadores sem confirmação oficial, apesar de me terem garantido que os 3 lugares do pódio, em Arlequim Par, são para os criadores portugueses.

Assim, hoje, ao Canário Arlequim Português, desejo um feliz aniversário; aos criadores do Canário Arlequim Português em geral e aos medalhados em Almeria, em particular, apresento os meus parabéns e a todos os restantes portugueses, medalhados ou não, apresento também os meus parabéns por serem dignos representantes da ornitologia portuguesa.

Bem hajam!

17 de janeiro de 2012

ALMERIA, ÚLTIMA HORA


Em Almeria/Espanha já foram julgados os Canários Arlequim Português, Par,  e Portugal obteve os três primeiros lugares.

Quando tiver a confirmação dos Canários Arlequim Português, Poupa, e das equipas publicarei o nome dos "atletas" premiados, sendo que pelo menos um deles é meu amigo pessoal.

Para já a todos muitos parabéns!

9 de janeiro de 2012

ATENÇÃO, CANÁRIOS PORTADORES DE ANILHAS COM OS STAM's BN99 E 574K, FORAM FURTADOS


Das instalações, situadas em Mafra, do criador Vítor Jesus foram furtados todos os canários daquele criador incluindo os que tinha selecionados para o Campeonato do Mundo que se realiza em Almeria/Espanha.

Os canários furtados são das seguintes raças:

- Lipócromo Vermelho Mosaico
- Ágata Branco
- Negro Vermelho Mosaico
- Castanho Vermelho Mosaico
- Ágata Vermelho Mosaico
- Phaeo Vermelho Mosaico
- Ágata Topázio Vermelho Mosaico, entre outros

Se alguém vir alguma das raças citadas portadoras de anilhas com os STAM's referidos no título deverá comunicar à autoridade mais próxima ou entrar em contato com o criador através do e-mail vitorjesus.vv@hotmail.com, ou para a Federação Nacional Ornitológica Portuguesa através do e-mail fonp@hotmail.com.

Infelizmente está a ser cada vez mais usual este género de situações as quais só poderão ser minimizadas se todos os criadores se preocuparem e estiverem atentos pois de certeza que as aves hão-de aparecer em algum lado mais cedo ou mais tarde.

Nunca sabemos se não seremos nós os próximos a necessitar de toda a ajuda.

6 de janeiro de 2012

GRANDE VONTADE... QUASE, QUASE NA ALTURA DOS ACASALAMENTOS


Estou quase a acabar a preparação para o acasalamento dos meus Canários Arlequins e, parece-me, estou um bocado atrasado pois habitualmente costumo apontar os acasalamentos para meados de Janeiro e anteontem uma fêmea, por sinal de 2010, já colocou um ovo no chão e tenho já algumas deste ano, "desesperadas", arrancando as próprias penas isto apesar de ainda não ter enriquecido a alimentação diária.

Sei que há companheiros que já têm passarinhos nascidos e apesar da grande vontade que tenho de os juntar ser enorme, é quase como um vicio que nos consome, vou cumprir escrupulosamente o plano traçado e juntá-los na altura própria. O tempo também propicia estas situações pois a temperatura no espaço onde tenho os canários medeia entre os 12 e os 15 graus durante o dia, baixando bastante durante e noite para os 6 e 8 graus.

Este ano utilizei um método diferente de desparatização em vez do que tenho vindo a utilizar, conforme em tempo já dei conta neste espaço; para isso dei Vermizoo três dias seguidos, repetindo ao fim de cerca de vinte dias; pelo meio administrei vitaminas. Nesta última fase irei dar (vou começar hoje) ESB3 30% durante cinco dias seguidos e depois mais 3 dias seguidos de Vitamina K ficando assim concluída a desparatização.

Antes de os juntar definitivamente vou dar 3 dias seguidos de AD3EC+K para ajudar a estimular o cio e o resto será com os canários e com a natureza. Mais uma vez ressalvo que o que funciona para mim, e para os meus canários, pode não funcionar com outros. Apenas partilho o método que utilizo.

No fim da criação é que verei se valeu a pena ter alterado a metodologia da desparatização pois diminui, muito, os produtos ministrados comparativamente com o método que tinha vindo a utilizar. Espero ter mais sorte do que na época anterior!

4 de janeiro de 2012

SEGUNDO ANIVERSÁRIO

Apesar de ter começado o blogue em 29 de Dezembro de 2009, considero para efeito de data oficial de aniversário deste espaço o período que decorre entre o dia 1 e 4 de Janeiro, pois foi em 4 de Janeiro de 2010 que o "abri", oficialmente, nunca mais o suspendendo.

Hoje comemoro o segundo ano de vida deste espaço fazendo um balanço positivo do tempo decorrido. E positivo, porquê?

Porque o que me propus tem sido alcançado, partilhando experiências, publicando artigos opinativos, contribuindo para a divulgação da raça do Canário Arlequim Português com mais ou menos êxito, enfim ensinando o que é e o que deve ser o Canário Arlequim Português à luz do Standard aprovado pela COM e defendendo o Canário Arlequim Português. Pelo meio ficam outras noticias e curiosidades bem como referências a companheiros de hobby, uns mais conhecidos, outros menos, mas todos com a mesma paixão, a criação de canários.

Agradeço a todos os meus Amigos e também aos menos Amigos; agradeço às pessoas que me honram como seguidores deste espaço e leem o que escrevo e, por fim, às pessoas que não fazendo parte dos seguidores, mas também são importantes, vêm diariamente a este espaço em busca de informação, fazendo-me sentir recompensado por partilhar os meus parcos conhecimentos.

Tal como no primeiro dia o objetivo deste espaço mantém-se inalterável, isto é, a divulgação e defesa incondicional do Canário Arlequim Português.

A todos o meu obrigado por me acompanharem.

Bem hajam!

2 de janeiro de 2012

****** FAZENDO AMIGOS****** GUILHERME T. SILVA

 Falar de alguém que conhecemos há relativamente pouco tempo (5 meses) é sempre um pouco complicado mas, como se costuma dizer: "pela aragem se vê quem vai na carruagem" e é engraçado como os ditados ou adágios populares se ajustam que nem um par luvas a algumas situações do nosso dia-a-dia.

Anotando, algumas dicas, no espaço destinado para canaril.
A aquisição de novos canários obrigou à compra de mais viveiros.
Já tenho há algum tempo as fotos que hoje vou partilhar e partilho-as hoje porque acho ser uma boa forma de iniciar este 2012 (que se prevê para os portugueses um bocado negro, em termos sociais e financeiros) falando de amizade e da conquista de um novo amigo.

Um pequeno móvel feito propositadamente para albergar registos,sementes, papas e remédios.
Mostrando as sementes que passaram pela máquina, por ele construída.
A pessoa de que vou falar não é conhecida no mundo ornitológico; é mais um anónimo que descobriu o prazer da criação de aves. Um senhor de cerca de 68 anos, com uma mente aberta, e postura na vida à moda da "velha guarda" daquele tempo em que a palavra dada era uma Lei.

Um dos casais com que vai criar.
Conheci-o através do meu blogue por causa dos canários arlequins português, pois buscava informações sobre a raça. Depois dos primeiros contatos por e-mail  e após algumas informações surgiu a inevitável visita ao meu canaril onde escolheu alguns passarinhos para se iniciar agora em 2012 na criação de arlequins, pois embora já tivesse canários queria "experimentar" a raça portuguesa.

O mesmo macho vai cobrir duas fêmeas.
Com os constantes pedidos de informação agora mais pelo telefone do que por e-mail e algumas visitas às instalações deste amigo foi-se cimentando uma camaradagem um bocado rara nos dias que correm pois notava a sinceridade e a vontade de aprender e, melhor ainda, fazer direito tudo logo desde o inicio, isto apesar de o ter alertado que o que funciona com uns pode não funcionar com outros.

Na hora da despedida, com um até breve.

Espero e desejo que o entusiasmo demonstrado pelo amigo Guilherme Silva, que até já tem um blogue dê os frutos que ele pretende e obtenha bons exemplares.

27 de dezembro de 2011

CAMPEONATO NACIONAL DE ORNITOLOGIA 2011 CONSIDERAÇÕES SOBRE O CANÁRIO ARLEQUIM PORTUGUÊS


Nos passados dias 17 e 18 de Dezembro, respetivamente sábado e domingo, fui durante a tarde desses dois dias visitar com a calma possível o Campeonato Nacional de Ornitologia de 2011. Apesar de ter apreciado devidamente as aves expostas o meu natural gosto voltou-se para os canários de porte, com particular incidência no nosso Arlequim Português.

Claro que, como sempre nestes eventos, reencontram-se velhos amigos e conhecidos versando as conversas sobre... canários, claro. No sábado levei a máquina e deu para fotografar alguns arlequins, fazer uma foto com alguns dos amigos presentes e conversar com outros nem todos criadores de Arlequins, obviamente, apesar de destacar a presença dos arlequinistas e não só Carlos Ramos e Luís Pena, do Alcides Castro, do Mário Costa, do Maia Fernandes, do Conde Pinho, do criador de canários de cor Rodrigues, que me parece qualquer dia também passará a ter arlequins, e o amigo Paulo Fernandes, Juiz OMJ.

Da esquerda para a direita: Luís Pena, Armindo Tavares, Paulo Fernandes, Carlos Ramos e Rodrigues.

No domingo apareceram outras caras conhecidas e amigas Dário Oliveira, Rui Silva, os inconfundíveis, pai e filho, António Ferreira e Gonçalo Ferreira, Carlos Lopes, Paulo Maia, Nuno Silva, Honório Ramalho, Albertino Martins e muitos outros que, como eu depois de algumas "voltas" pela exposição se quedaram pela zona dos Canários Arlequins Português, trocando as mais diversas opiniões e considerações não só sobre os arlequins expostos mas, também, sobre exemplares que apareceram noutras exposições. Com pena minha não registei nenhum momento dessas conversas de domingo em fotos. 


Pessoalmente, e como já comentei anteriormente num outro tema que versava exposições, mantenho que de todas as exposições que visitei 40% dos canários arlequins português apresentados são de boa qualidade os outros... bom sobre os outros os criadores terão de ler atentamente o Standard do Canário Arlequim Português, aprovado pela COM, e trabalhar os seus canários em função desse Standard se quiserem evoluir.


Verifiquei nas várias exposições a presença de exemplares com um bom variegado, um bom tamanho, mas com um corpo e posição que nada tem com o pretendido pelo Standard do canário Arlequim Português. Penso, e pelo que me apercebi pelos criadores presentes não estou sózinho neste pensamento, que os senhores juízes estarão a dar demasiada importância ao tamanho do canário (que vale 15 pontos, tantos como os da poupa, cabeça e pescoço) e se estão a esquecer do corpo (forma) peito (que vale 20 pontos) que deve ser alongado, esguio e harmonioso e não curto, robusto e harmonioso como se tem visto em muitos exemplares.


Outra coisa que tenho reparado, apesar de neste aspeto se notar já alguma melhoria é a classificação de canários arlequim português (!) com direito a lugar no pódio sem a posição exigida no Standard, ou seja posição erguida (55º) e altiva, corpo bem elevado e cabeça levantada.


Nunca é de mais relembrar as pessoas, criadores e juízes, que o canário arlequim português É um canário de porte e, assim sendo, a posição (apesar de só valer 10 pontos, tantos como a cor) deve ser, na minha modesta opinião, obrigatoriamente, um item privilegiado pois contribuí e muito para ajudar a distinguir um canário arlequim português, dos canários "alecrim" português.


Apesar de eu me focar nos três ítens anteriores a cor (que só vale 10 pontos) variegada é de suma importância no canário arlequim português pois é a génese do seu nome, Arlequim, pelo que, se o canário deve apresentar distribuído pelo corpo igual percentagem de lipócromo e melanina, deverá dentro deste parâmetro, ser considerada a ave que disponha de maior variação de cores.


Esta é uma opinião pessoal, que vale o que vale, e é a minha forma de interpretar o Standard do Canário Arlequim Português, mas que me parece ser correta.

12 de dezembro de 2011

DIVISÓRIAS NAS JAULAS DE CRIAÇÃO


Este fim de semana, com particular incidência no sábado, passei-o em redor dos meus canários.

Há muito tempo que uma ideia germinava na minha cabeça, arranjar maneira de conseguir dividir as gaiolas de criação em duas metades, isto é colocação de baias divisórias, a fim de preparar o acasalamento dos meus canários por forma a evitar as normais "guerras" que acontecem quando se chega a fêmea ao macho na altura do acasalamento. A grande maioria dos companheiros de hobby utiliza esse esquema e sempre com bons resultados, para além de permitir na altura da criação separar os filhotes para um dos lados a fim de evitar picagens.

Tenho sempre o maior cuidado mas há sempre um ou outro passarinho que tem relutância em aceitar o/a companheiro/a que lhe destinamos e se dispusermos de uma divisória na gaiola podemos com mais segurança avaliar se aquele casal irá relacionar-se bem ou não, para além de outras situações.

Com uma boa possibilidade de ter de comprar frentes novas se o "truque" não surtisse efeito magiquei o seguinte: as frentes são compostas por três traves horizontais uma no cimo outra a meio e uma no fundo, sendo que a trave do meio serve de batente às portas em forma de guilhotina; assim limitei-me a calcular o meio da jaula e a cortar um elo na trave do meio e outro na porta, no mesmo local em que assentava na trave, verificando que a "estrutura" da frente aguentava perfeitamente.

O passo seguinte passou por adaptar uma rede, comprada para o efeito, nas medidas pretendidas para obtenção de uma baia o que fiz com relativa facilidade; passando então a colocar os machos para um dos lados e, com calma, a escolher quais as fêmeas a acasalar verificando o enquadramento do corpo, tamanho, posição e cor que se adaptaria ao macho escolhido. 

O resultado final foi bastante compensatório pois consegui fazer os casais e pô-los a namorar sem algumas das picardias a que às vezes assistia antes de utilizar este método tendo verificado que algumas das fêmeas, se não estivessem do outro lado da grade estavam bastante recetivas aos companheiros que lhes escolhi.

Já comecei a preparação para o acasalamento há cerca de duas semanas estando a segunda fase prevista para o próximo dia 20 e a última no final da primeira semana de Janeiro; se tudo continuar a correr como até agora a partir de meados de Janeiro começarei a retirar as divisórias para que os meus passarinhos deem asas à líbido e comecem a reproduzir-se.

Partilho de seguida uma perspetiva do viveiro com as divisórias já a separar os machos das fêmeas e alguns dos futuros casais reprodutores.




2 de dezembro de 2011

1.ª EXPOSIÇÃO MONOGRÁFICA INTERNACIONAL DO CLUBE DO CANÁRIO ARLEQUIM PORTUGUÊS

Da esquerda para a direita: João Paulo Teixeira, Nuno Silva, Armindo Tavares, François Vingolato, Maia Fernandes, Jorge Carlos Franqueira, José Caldeira, Mário Costa, Alcides Castro e Bruno Rocha.
No passado domingo fui, como muitos outros expositores, um bom bocado mais cedo até ao local onde o Clube Ornitológico de Esmoriz em parceria com o CCAP realizara mais um evento ornitológico, com a aliciante novidade de o CCAP levar a cabo a sua 1.ª Exposição Monográfica Internacional do Canário Arlequim Português.

Deixo aqui uma particular palavra de apresso para o staff do COE pelo empenho demonstrado na realização e bom andamento do certame e pela simpatia com que todos os elementos davam as boas vindas aos visitantes.

Andava por lá deambulando a ver e fotografar os canários arlequim pontuados quando um dos elementos, simpaticamente, se lembrou de reunir alguns dos criadores de canários arlequim português para tirarem uma foto de grupo, a qual partilho nesta postagem. Tive pena que outros criadores não tivessem também enriquecido a foto com a sua presença por terem chegado depois, como por exemplo os jovens Ricardo Oliveira e Pedro Pereira e ainda o novel amigo Carlos Lopes, o "veterano" Nelson Silva, Rogério Garcia ou Albertino Martins, entre outros.

Partilho seguidamente e aleatoriamente fotos dos canários que obtiveram pontuação para terem lugar no pódio, entre individuais e equipas, tendo propositadamente omitido o nome dos expositores porque algumas das fotos que bati não apanharam a respetiva ficha; como se publicasse o nome de uns, e de outros não, poderia levar a mal entendidos optei por esta situação.