29 de abril de 2012

ARLEQUINS 2012 - DUAS DAS ÚLTIMAS "AQUISIÇÕES"

Vários afazeres têm-me impedido de tirar fotos a alguns dos meus passarinhos para os ir mostrando por aqui mesmo de alguns dos juvenis que já se encontram nas voadeiras de desmame.

Por agora deixo duas fotos, batidas no passado 10, de um ninho com dois filhotes, curiosamente um Par e um Poupa.


24 de abril de 2012

RELANÇAR O CANÁRIO ARLEQUIM PORTUGUÊS (2.ª e Última Parte)

No passado dia 25 de Fevereiro realizou-se, nos arredores de Leiria, um almoço de apoio à lista encabeçada pelo Dr. Paulo Milheiro Maia, candidata à Presidência do Clube do Canário Arlequim Português, que serviu também para o candidato, sob o tema Relançar o Canário Arlequim Português, apresentar os elementos que o acompanham no desafio de revitalizar o Clube do Canário Arlequim Português, tornando-o mais dinâmico, aberto e acessível a todos os que pretendem criar e criam o Canário Arlequim Português e sobretudo promover a defesa da raça apresentando, para dar consistência ao seu objetivo, um Programa de Intenção que foi escalpelizado ponto por ponto e mereceu rasgados elogios dos presentes.

Com a presença de cerca de três dezenas de apoiantes, (entre sócios do CCAP e criadores do canário arlequim português), e após todos os esclarecimentos foi a vez de se trocarem impressões com os presentes sobre o CCAP sendo de realçar o descontentamento de todos pelo caminho que vem sendo trilhado pela atual Direção do Clube e sobretudo pela (in)actividade que tem grassado no mesmo.

Partilho fotos de alguns dos momentos, agradáveis diga-se, que antecederam o início do almoço após o qual se deu início à apresentação da candidatura e seus objetivos. 

Foto com apoiantes e elementos que integram a lista do Dr. Paulo Maia.
Paulo Milheiro Maia, dando início à apresentação do projeto de candidatura.
Escalpelizando e desfazendo quaisquer dúvidas acerca do programa apresentado.
Não ficou uma só pergunta sem resposta ou dúvida por esclarecer tudo sendo apresentado com transparência e riqueza de pormenores.
Os presentes ouviam atentamente e com natural expetativa o que Paulo Maia dizia.
Momentos de intervenção do sócio Maia Fernandes e do criador e simpatizante Carlos Ramos.

19 de abril de 2012

ARLEQUINS 2012, BEM BOM!


Comparativamente com o ano anterior este ano, para mim, está a correr bastante melhor e perspetivo que devo ultrapassar o número de filhotes nascidos na época passada. Para além de já ter uns passarinhos com um variegado e posição interessantes as fêmeas, com exceção de duas estão, a portar-se lindamente cuidando dos filhotes que vão nascendo com desvelo.

Partilho aqui fotos de uma fêmea das que fiquei como suplente (que tem vingado todos os passarinhos que nascem) com cinco filhotes já quase a saírem do ninho.

Aqui veem-se quatro filhotes, todos Par, o quinto um poupa está escondido atrás dos irmãos.

O quinto filhote, o único Poupa da ninhada, aqui na foto à direita em segundo plano.
A mamã, à esquerda, vigilante como que procurando defender a prole.

16 de abril de 2012

RELANÇAR O CANÁRIO ARLEQUIM PORTUGUÊS (1.ª. Parte)


No passado dia 25 de Fevereiro realizou-se, nos arredores de Leiria, um almoço de apoio à lista encabeçada pelo Dr. Paulo Milheiro Maia, candidata à Presidência do Clube do Canário Arlequim Português, que serviu também para o candidato, sob o tema Relançar o Canário Arlequim Português, apresentar os elementos que o acompanham no desafio de revitalizar o Clube do Canário Arlequim Português, tornando-o mais dinâmico, aberto e acessível a todos os que pretendem criar e criam o Canário Arlequim Português e sobretudo promover a defesa da raça apresentando, para dar consistência ao seu objetivo, um Programa de Intenção que foi escalpelizado ponto por ponto e mereceu rasgados elogios dos presentes.

Com a presença de cerca de três dezenas de apoiantes, (entre sócios do CCAP e criadores do canário arlequim português), e após todos os esclarecimentos foi a vez de se trocarem impressões com os presentes sobre o CCAP sendo de realçar o descontentamento de todos pelo caminho que vem sendo trilhado pela atual Direção do Clube e sobretudo pela (in)actividade que tem grassado no mesmo.

Partilho fotos de alguns dos momentos, agradáveis diga-se, que antecederam o início do almoço após o qual se deu início à apresentação da candidatura e seus objetivos.

Da esquerda para a direita: Armando Moreira, Vitor Cruz, Paulo Maia, Nelson Lopes e João Paulo Teixeira.


Momentos de boa disposição com Carlos Lopes, Nuno Silva e Nelson Lopes.

Da esquerda para a direita: Tiago Sottomayor, Rui Silva, Carlos Ramos, José Luís Rodrigues e Rui Godinho.

Nelson Lopes, Armindo Tavares, Nuno Silva, Carlos Ramos.

Carlos Ramos, Vitor Cruz e João Paulo Teixeira.


Rui Godinho, José Luís Rodrigues, Rui Silva e Tiago Sottomayor.

Tempo de começar a retemperar forças; na foto Nuno Silva, Nelson Lopes, Maia Fernandes e João Paulo Teixeira.

Carlos Ramos, Horácio Sousa, Rui Godinho, João Paulo Teixeira.
Maia Fernandes e Carlos Ramos.


Carlos Ramos e Luís Pena, à conversa.
Rui Silva, Maia Fernandes Carlos Lopes e José Luís Rodrigues.
Luís Pena, um criador emergente.
Enquanto Paulo Maia dava os últimos "retoques" nos dossiers que seriam entregues aos presentes, Horácio Sousa, Maia Fernandes e Dário Oliveira iam conversando e deambulando pelo espaço.
Aqui o tema  com Dário Oliveira, Nuno Silva e Carlos Lopes era, como não podia deixar de ser, o Arlequim Português.

7 de abril de 2012

CLUBE DO CANÁRIO ARLEQUIM PORTUGUÊS, ASSEMBLEIA GERAL


A pedido do Presidente da Mesa da Assembleia Geral, do Clube do Canário Arlequim Português, Dr. Paulo Milheiro Maia, que solicita a maior divulgação e/ou publicação reproduzo o texto abaixo que também se encontra publicado no site do Clube do Canário Arlequim Português.


ASSEMBLEIA GERAL

Convocatória

De harmonia com o disposto na lei e nos estatutos, nomeadamente o artigo 18º destes últimos, convoco os associados do C.C.A.P. para reunirem em Assembleia Geral no próximo dia 5 de Maio de 2012 pelas 10 horas, nas instalações da F.O.N.P. sitas na Rua Manuel Ferreira da Silva e Sá, 154* 4570-012 BALASAR, com a seguinte

Ordem de trabalhos:

1.– Apreciação do Relatório e Contas relativo ao ano 2011, apresentado pela Direção;

2.- Apreciação do parecer do Conselho Fiscal relativo às contas do ano 2011;

3.- Votação do Relatório e Contas relativos a 2011;

4.- Apresentação da(s) Lista(s) de candidatura aos órgãos sociais do Clube do Canário Arlequim Português, nomeadamente, Direção, Conselho Fiscal e Mesa da Assembleia Geral, para o triénio 2012-2014;

5. – Eleições para os titulares dos cargos sociais da Direção, Conselho Fiscal e Mesa da Assembleia Geral

6.- Apreciação da proposta de programa de atividades para o ano 2012, apresentada pela Direção eleita;

7.- Outros assuntos de interesse.

&; as Listas candidatas aos Órgãos Sociais do Clube devem ser enviadas ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral até 15 de Abril de 2012, que, após verificação, as publicará no Site do Clube, juntamente com o respetivo programa de ação.

&; de acordo com o artigo 15º, nº 5 dos Estatutos o direito de voto pode ser exercido através de carta em envelope fechado, que deverá ser enviado para a sede da F.O.N.P. até 2.5.2012 (carimbo de correio).
Após publicação das Listas serão dadas as indicações, no site do CCAP, de como votar por correio.

Nos termos do disposto pelos Estatutos, a Assembleia Geral reunirá validamente, em primeira chamada, na data e hora acima indicados, desde que estejam presentes a maioria dos associados. Quando tal não se verifique, a Assembleia reunirá validamente, em segunda chamada, logo que sejam decorridos 30 minutos sobre a marcada, reunindo e deliberando sobre as matérias constantes da Ordem de Trabalhos, qualquer que seja o número de presenças então verificadas, de acordo com o artigo 18º, nº5 dos Estatutos.

Na reunião, serão admitidos a intervir e votar, os sócios efetivos que se encontrem no pleno gozo dos direitos associativos e que tenham liquidado as últimas quotas.

Porto, 2 de Abril de 2012

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Paulo Milheiro Maia

4 de abril de 2012

ARLEQUINS 2012 - A MEIO DA ÉPOCA

A maior parte dos meus casais encontra-se a meio da época de criação (segunda postura) e apesar de duas das fêmeas teimarem em não quererem criar o saldo é positivo apesar de sair da média crias nascidas que previa no inicio da época ser francamente inferior. De qualquer forma, incomparavelmente, melhor que na época transata.

Há neste momento alguns casais que me estão a presentear com alguns passarinhos com um variegado interessante e que na primeira postura me presentearam com filhotes uni ou bicolores. Curiosamente inverte-se a situação em alguns dos casais que na primeira postura me deram filhotes variegados. Fazendo uma pequena operação matemática chego à "brilhante" conclusão de que em média me nasce um passarinho variegado por postura em cada casal; não sendo muito bom já dá para ficar um pouco animado. Para já há que aguardar por uma boa muda e esperar para ver o que a natureza me reserva.

Partilho, como de costume, fotos de mais alguns filhotes.


Três irmãos. O mais escurito vai ser variegado.
Com 28 dias este, filho único, foi separado dos pais na passada quarta-feira.
Três irmãos filhos de casal equilibradamente variegado.
Filho único, com trinta dias. Que pena não ser variegado! Nem parece o que postei aqui no passado dia 21!
Os dois filhotes mais claros foram "adotados" pelos progenitores do escurinho.


25 de março de 2012

UM MACHO, PARA DUAS FÊMEAS

Já referi algures neste espaço a existência de algumas técnicas de acasalamento de canários que quase todos o amantes deste hobby, sobre tudo os mais experientes, conhecem e praticam com maior ou menor êxito.

Hoje abordo uma forma de criação de canários que consiste só em utilizar um macho para duas fêmeas. Não sou adepto deste método, apesar de pontualmente o utilizar, exceto se o objetivo for apurar uma  linhagem em que temos excelentes reprodutores e pretendemos trabalhar os descendentes para homogeneizar uma determinada linhagem, aliás a famosa Tabela de Felch serve para isso mesmo.

Tenho recebido alguns pedidos de "ajuda" de criadores iniciados na criação de canários que pretendem pelos motivos mais díspares acasalar um só canário para duas canárias mas depois surge a dificuldade em saber quando o devem meter novamente às canárias pois estas ainda alimentado os filhotes começam nova postura sem que os ovos estejam galados. 

Penso que o que vou dizer é conhecido por mais de 90% dos criadores mas o objetivo é partilhar com os colegas sem experiência algum do conhecimento que tenho adquirido ao longo dos anos e assim de uma só penada responder a todos os que fazem o favor de confiar nos meus conselhos.

O método é de fácil realização e vou mencionar várias formas, as que conheço, de proceder ao acasalamento, qualquer uma delas válida, começando exatamente pela chega dos machos às fêmeas:

 Método Um - Juntar o macho com a primeira canária e deixá-lo estar junto até ao fim da postura. Depois de três ou quatro dias de descanso e devendo-se ter o cuidado de dar um bom poli-vitaminico  ao canário junta-se este à segunda fêmea até esta terminar a postura. Quando a fêmea tiver acabado a postura é de todo conveniente que o canário seja colocado numa gaiola individual onde novamente se deve dar um poli-vitaminico e recuperará forças para ser chegado outra vez à primeira fêmea e dar-se assim inicio a nova postura.

Método Dois - Juntar o macho alternadamente, dia sim dia não, com as duas fêmeas com que pretendemos que ele acasale. Neste caso o macho deve ser metido às fêmeas preferencialmente ao fim do dia. Quando as fêmeas caírem no choco deve o macho ser colocado em uma gaiola individual, procedendo-se à sua recuperação ministrando-lhe um poli-vitaminico.

Método Três - Colocar o canário da parte da manhã na primeira fêmea e da parte da tarde à segunda fêmea até ao fim das posturas e depois colocá-lo numa gaiola individual, dando-lhe um poli-vitaminico, onde recuperará forças para ser de novo utilizado quando as fêmeas estiverem novamente recetivas.

Método Quatro - O canário está sempre com a mesma fêmea e todos os dias o colocamos uns minutos com a segunda fêmea retirando-o depois de verificarmos que ele a galou. Esta operação deve ser repetida até ao fim da postura da segunda fêmea, mantendo-se depois o canário com a primeira fêmea.

Filhote de uma das minhas canárias suplentes gerado/criado através da utilização do Método Quatro.


Há quem, utilizando os métodos Um, Dois e Três, opte por deixar o canário com a última fêmea mas, pessoalmente, penso que em determinadas situações isso não é benéfico pois quando a primeira fêmea estiver novamente apta a por pode acontecer que a segunda fêmea com quem o canário estava abandone o choco.

Na utilização de qualquer um dos referidos métodos, aos criadores iniciados, surge sempre uma questão de primordial importância, a saber: Estando as duas fêmeas no choco vai haver uma altura em que uma delas estará, obviamente, mais adiantada na criação dos filhotes (dificilmente as duas criarão na mesma altura) e assim sendo quando lhe chegar de novo o macho?

Para a questão atrás levantada é conveniente que o criador novato também tenha alguma sensibilidade e se aperceba que a fêmea está a ter "novos calores" e isso nota-se quando, às vezes com crias ainda no ninho, começa a andar com palhas e penas no bico denotando vontade de fazer novo ninho por vezes tentando expulsar os filhotes do ninho. Para além disso e na incerteza  da altura ideal para chegar de novo o macho à fêmea é fazê-lo quando os filhotes começa a esboçar o primeiro bater de asas na borda do ninho que geralmente ocorre entre o 17.º e o 20º dia de vida. Nessa altura, para mim, o melhor método é chegar o macho à fêmea uns minutos todos os dias e retirá-lo depois de o vermos galar.

É de todo em todo conveniente vigiarmos o macho quando o chegamos à fêmea e esta está com os filhotes pois não é raro acontecer que o macho veja nos filhotes potenciais rivais e os ataque.

Se se verificar que a fêmea se encontra impaciente para fazer nova postura e tem crias que ainda se acomodam no ninho, deve-se providenciar um novo ninho ao lado do outro e material para que a fêmea o construa e realize nova postura. Nesta situação nem sempre conseguimos evitar que a fêmea vá "pedindo emprestada", alguma da penugem dos pequenotes.

21 de março de 2012

ARLEQUINS 2012 (Casal n.º 8)


Cá estou, novamente, desta feita para partilhar apenas um filhote que se me afigura bonito mas sem qualquer variegado. O filhote em questão tem vinte dias e, possívelmente com medo da crise, ainda não sai do ninho tendo-o visto hoje pela primeira na borda do mesmo a exercitar as asas.

Esta cria é filha de pais variegados cuja foto também partilho, e mais uma vez fica provado que mesmo acasalando sempre aves com um padrão variegado não é seguro que se tire crias totalmente equilibradas em termos de variegado. Neste caso a cria é quase totalmente lipocrómica excetuando a poupa mas em breve postarei fotos da segunda postura de um casal em que ambos são predominantemente melânicos que me presentearam com dois filhotes com predominância melânica e nesta segunda postura têm três crias que em principio serão de predominância lipocrómica.

Penso, e esta é a minha opinião pessoal, que por mais equilibrado que o casal seja em termos de variegado iremos ter sempre crias que nos sairão demasiado lipocrómicas ou demasiado melânicas; contudo, e também tenho reparado nesse pormenor, acasalando aves com um variegado próximo dos 50% melânico x 50% lipocrómico a percentagem de aves uni ou bi-color diminui mas é rara a ninhada em que não aparece uma ou duas dessas aves.




11 de março de 2012

CONTINGÊNCIAS...

Todos os criadores de canários, e não só, passam por situações análogas às que vou mais abaixo relatar mas não é muito comum acontecer tudo, por coincidência, no mesmo dia.

Um dia desta semana que finda, salvo erro sexta feira, andava entretido a tratar da passarada quando me apercebi ser dia de verificação de ovos de alguns casais.

Com a expetativa habitual fui verificar os ovos do primeiro casal que tinha posto cinco ovos; afasto a fêmea do ninho e... só tinha um ovo. E goro! Creio que o macho se lembrou que devia andar fraquito da ninhada anterior e lembrou-se de tomar uma gemada.

Vou ver os ovos do segundo casal cuja fêmea só dá três ovos por postura e... um ovo goro, dois ovos cheios mas destes um estava partido.

Terceiro casal com uma postura de cinco ovos todos... vazios; claro que já pus o macho no "ginásio" pois mesmo só com alpista está mais gordito do que eu.

Por fim e para terminar em beleza uma fêmea, por sinal das que tenho como suplentes, que estava entretida com o único ovo que pusera, nem sei se estaria galado apesar de lhe ter chegado um macho, lembrou-se de abandonar o ninho ao terceiro dia de choco.

Como são situações decorrentes de quem se dedica à criação de aves não há que desanimar até porque por norma são mais as alegrias que os desaires e, assim, para terminar despeço-me, por agora, partilhando com todos os visitantes e seguidores deste espaço a foto de mais um pequenote, que em breve separarei dos pais.



6 de março de 2012

ARLEQUINS 2012 (Casal n.º 9)


Partilho, hoje, o meu casal n.º 9 (fêmea poupa e macho par) e alguns filhotes do mesmo cuja separação ocorrerá por meados da próxima semana.

Este casal nesta primeira postura presenteou-me com cinco filhotes (pôs 6 ovos mas o último não teve força para sair) sendo 4 poupa e um par. Em termos de cor saíram dois com predominância lipocrómica, saíram à mãe, um predominantemente melânico e dois variegados; o tempo dirá se se confirmará o variegado já que quanto à posição existem 4 que não me deixam quaisquer dúvidas de que virão ser bastante bons, quanto ao corpo e tamanho se saírem, como espero, aos pais fico bastante satisfeito.








1 de março de 2012

ARLEQUINS 2012 (Casal n.º 13)


Prosseguindo a divulgação de alguns dos meus casais, partilho hoje foto do casal n.º 13 com a respetiva prole, ainda no ninho.

Ambos os reprodutores são nascidos no meu canaril sendo o arlequim par, a fêmea (de 2010), filha de um casal de arlequins variegados e o macho, poupa (de 2011), filho de uma fêmea arlequim variegada e de um macho com predominância lipocrómica.

Ainda é cedo para fazer contas mas dos quatro filhotes da primeira postura deste casal há dois predominantemente melânicos, um equilibradamente variegado e outro variegado com predominância melânica, como todos sabemos e isto é um dos aliciantes de se criar arlequins há aves que nos parecem vir a ser muito bons que depois não o são e outras para as quais olhamos enviezadamente venham a revelar-se ótimos exemplares independentemente da comprovada qualidade dos reprodutores.

Resta, para já, aguardar pela fase posterior à muda para aquilatar da qualidade dos filhotes.



27 de fevereiro de 2012

EM ESPANHA, COMO EM PORTUGAL, SUCEDEM-SE OS ASSALTOS A CANARIS!!!


A saga de assaltos a canaris e instalações similares está a tornar-se um caso sério, já começam a rarear os meses em que alguém conhecido, ou não. fica sem as suas aves, muitas das vezes estes roubos causam prejuizos superiores ao valor das próprias aves que roubam pois levam exemplares cuja linhagem por vezes demora anos a ser conseguida.
Pelas noticias que têm vindo a ser divulgadas destas situações ressalta o facto de os ladrões roubarem sempre aves de grande qualidade e que não têm qualquer dificuldade em escoar nas feiras e mercados de aves ou até mesmo a outros criadores que poderão não se aperceber que estão a adquirir aves furtadas é lamentável mas é, infelizmente, uma realidade que se está a generalizar com preocupante rapidez.
O azar tocou desta vez a  um companheiro criador, espanhol, que me enviou um e-mail  que abaixo descrevo:

 "...Solicito colaboración

La pasada noche del jueves 23 al viernes 24 se produjo un robo de pájaros en la localidad de Gamonal (Toledo) a unos 5 km de Talavera de la Reina, criador José Fernández anillas Y-042 y Z-778.

Se han llevado más de 250 pájaros, entre los que se encontraban en su mayoría Ágata Topacios plata recesivo, Ágata topacios amarillos intenso y nevado, Ágata topacios rojo mosaico, Ágata topacio amarillo mosaico, lipocromo amarillo, lipocromo blanco recesivo y portadores de estos, aparte de 8 parejas de cardenalitos de Venezuela y 7 de Jilgueros mayor.

Lo han dejado todo limpio se lo han llevado todo, imaginaros la gran impotencia que se siente ante un suceso como este de cara a la cría todas las ilusiones y el tiempo invertido, los ánimos están destrozados y solo se piensa en que esta bonita afición llegó a su fin.

No sé donde vamos a llegar con esta gentuza que tenemos suelta.

Denuncias puestas en Guardia Civil y Policía Nacional.

Ruego cualquier colaboración que pudierais aportar sobre todo a las provincias limítrofes, dejo mi teléfono por si os enterarais de algo 695831281 y 616547224.

Muchas gracias por todo.

 Sin más recibid un cordial saludo Sergio Ríos..."

Segue a discrição das espécies e raças roubadas:

      Ágata topacio plata recesivo y dominante. 
Ágata topacio amarillo intenso, nevado y marfil.
Ágata topacio amarillo mosaico.
Ágata topacio rojo mosaico.
Lipocromo amarillo.
Lipocromo Blanco recesivo.
Cardenalito de Venezuela.
Juilgero mayor.

23 de fevereiro de 2012

ARLEQUINS 2012 (Casal n.º 5)



































Partilho foto do casal n.º 5  e das duas crias nascidas na primeira postura. 

Apesar de ainda mal emplumados deu para verificar que o passarito mais afastado irá ter umas costas variegadas com predominância melânica e o peito com uma maior predominância lipocrómica, já o irmão do meio, afigura-se com um canário a puxar ao lado do pai no dorso e à mãe no peito, por fim o último era de um casal com seis filhotes que retirei para este casal mas acabou por ser rejeitado e morreu.

16 de fevereiro de 2012

GESTOS E INCERTEZAS QUE TODOS OS ANOS SE REPETEM


Todos os anos nós, criadores, repetimos os mesmos gestos, às vezes experimentamos novos métodos mas o objetivo final é sempre o mesmo termos entre os canários nascidos "o tal" aquele que nos poderá, eventualmente, dar mais alegrias nos eventos em que participarmos. Para além disso vivemos, nos dias que antecedem o nascimento dos filhotes, em constante ansiedade; será que nascem todos? Os pais vão alimentá-los bem? Os exemplares nascidos para além "do tal" serão capazes de ombrear com os dos nossos companheiros de hobby nas exposições?

Enfim é todo um ritual de hábitos e de dúvidas que todos os anos repetimos desde o mais humilde ao mais afamado criador.

Um dos hábitos recentes que adquiri é vir até aqui mostrar os meus passarinhos umas vezes animado outras nem tanto mas sempre com vontade de partilhar. A primeira postura ainda se encontra a decorrer neste momento tenho duas fêmeas que andam a fazer o ninho num dia e a desfazê-lo no outro e aproveitei o facto de uma das fêmeas ter posto ovos goros para lhe meter 3 ovos de uma canária que tinha posto seis, curiosamente a "madrasta" vingou os três filhotes e a mãe dois, mesmo assim não é mau!

Partilho, entretanto, as fotos de dois dos meus casais e respetivas proles.

Casal n.º 4


Dois filhotes do Casal n.º 4

Casal n.º 18

Quatro filhotes do Casal n.º 18