1 de agosto de 2013

ARLEQUINS 2013


Deixo um "cheirinho" de alguns dos passarinhos que irei dispensar no final da muda, estes estão sensivelmente a meio.
Peço desculpa pela qualidade das fotos mas nunca tive jeito para fotógrafo.






22 de julho de 2013

LÁ COMO CÁ... E UM POUCO POR TODO O MUNDO!


Um pouco por todo o lado há criadores que vão aderindo à criação e ao apuramento do Canário Arlequim Português e, em todos o eventos ornitológicos com mais ou menos relevo, vão timidamente aparecendo criadores a apresentar os seus arlequins com mais ou menos qualidade mas revelando já interesse acentuado pela raça. 

No campeonato ornitológico realizado há poucos dias no Brasil, estiveram a concurso 35 exemplares de canários apresentados como Canário Arlequim Português; sabendo, ou julgando saber, que um canário no Brasil para chegar ao "brasileirão" tem de pontuar em outras exposições (pelo menos foi o que entendi de uma explicação que me deram) significa que os exemplares apresentados terão já alguma aproximação ao Standard do Canário Arlequim Português aprovado pela C.O.M. isto apesar de nenhuma das aves apresentada ter sido campeã embora tivessem classificação de pódio.

Não tecendo qualquer género de consideração acerca da qualidade das aves até porque em foto não é possível com exatidão avaliar da qualidade das mesmas partilho algumas fotos retiradas do blogue do criador brasileiro Francisco Peruzzo.


19 de julho de 2013

ORNITOLOGIA BRASILEIRA DE PARABÉNS


Depois de Portugal em 2010 ver reconhecido o Canário Arlequim Português, chegou a hora de mais um país de língua oficial portuguesa, no caso o Brasil, ter reconhecido o primeiro canário de raça brasileira; o Canário Urucum.

Se, tal como em 2010, os criadores brasileiros se regozijaram pelo canário de raça portuguesa é a vez de nós, criadores portugueses, nos regozijarmos e darmos os parabéns aos criadores brasileiros pelo feito!

A raça de canários Urucum, foi oficialmente reconhecida neste último campeonato realizado em Terras de Vera Cruz; de facto, os juízes internacionais da Holanda, Bélgica, Espanha e Argentina, que procederam ao julgamento,  classificaram os exemplares apresentados com uma média de 90,27 pontos quando bastava apenas uma média de 87.

Um dos homens que mais contribuiu, penso que é o "pai do Urucum", para que o Brasil tivesse a sua primeira raça de canários reconhecida internacionalmente é o prestigiado criador brasileiro, sr. Álvaro Blasina.

A raça, que a partir de agora vai o passar a constar da lista oficial da COM, é caraterizada pelo facto de possuir o bico, as patas e as unhas totalmente vermelhas.

Partilho duas fotos retiradas do blogue Canaril Curico onde este colega desenvolve mais pormenorizadamente a história do Canário Urucum.


14 de julho de 2013

TERMINADA A CRIAÇÃO DE 2013. PRÓXIMA ÉPOCA JÁ EM CURSO!


Já não tenho nenhum casal a procriar encontrando-se todos os reprodutores separados, na voadeira, para que a muda comece a decorrer sem problemas.

O saldo desta época reprodutiva foi positivo pois consegui anilhar 63 passarinhos, mesmo ficando muito aquém dos 89 anilhados no ano transato. O resultado imediato desta redução salda-se por cerca  16 a 20 passarinhos com possibilidade de serem apresentados em exposições enquanto em 2012 o número andou entre os 25 a 30 exemplares.

Quase acertei em cheio no meu vaticínio quando ainda há poucos dias escrevi que deveria atingir os 70 exemplares; atingi esse objetivo mas, mais uma vez, o tempo nada quis com os meus passarinhos pois com a vaga de calor que grassou a semana passada tive sete baixas inesperadas de filhotes com 19, 22, e 26 dias de vida que morreram no mesmo dia; curiosamente um dos mais quentes da semana. De nada adiantou colocar-lhes as banheiras diariamente e, ainda de quando em vez borrifar as instalações com água. O total de baixas este ano, não fosse estes últimos sete ter-se-ia saldado apenas por 3 crias que devido à pouca experiência da fêmea a alimentá-las morreram 72 horas depois de terem nascido.

Neste momento e apesar de a muda ainda se encontrar muito atrasada começo a observar atentamente os exemplares que tenho "debaixo de olho" quer os que irão ficar para reprodutores quer os que, eventualmente, irão a um ou outro concurso.

Numa altura em que uma boa parte dos colegas reduz à quantidade de casais com que tencionará iniciar a próxima época eu vou, pela primeira vez desde que me dedico a este hobby que é a criação de canários, criar com 20 casais em 2014; este aumento de casais vai permitir-me um maior leque de opções (pelo menos mais oito) quando começar a pensar os casais que irei utilizar como reprodutores não só dos nascidos aqui mas também de alguns reprodutores, linhagem de outro criador, que irei cruzar com os meus.

Para já resta continuar a ter paciência e esperar que a muda da pena, decorrendo bem, me traga uma ou outra surpresa pois todos os anos aparece aquele passarito por quem não se dava nada e no fim revela-se uma estrela.

28 de junho de 2013

MAIS UM ROUBO DE AVES, COM O STAM 262N!

Tem vindo a vulgarizar-se de forma preocupante o assalto às instalações onde nós, criadores, passamos muito tempo tratando com desvelo os nossos passarinhos, estudando-os, apurando a genética dos mesmos e trabalhando em muitos casos mutações. Desta vez o azar bateu à porta do Amigo, e conhecido da maioria esmagadora dos criadores portugueses, Carlos Ramoa. Na impossibilidade de melhor o ajudar publico o apelo esperançado em que, para além das autoridades, as pessoas que seguem este espaço fiquem atentas ao aparecimento de aves para venda com o STAM 262N.
Caros amigos, apelo à vossa ajuda pois hoje 28 de junho de 2013, fui objeto de um furto dos meus canários (CERCA DE 220)

As raças em questão são:
Lipocromico amarelo intenso e nevado
Lipocromico amarelo mosaico
Agata amarelo mosaico
Castanho amarelo mosaico
Negro amarelo mosaico
Negro cobalto amarelo mosaico
Agata opala amarelo mosaico
Castanho opala amarelo mosaico
Crest
Border
Fife
Scotch
Gloster
Malinois

A maior parte deles anilhados com anilha minha 262A-FNP e de vários anos e ainda outras anilhas portuguesas e estrangeiras.

Qualquer informação agradeço contacto para vilardemouros@hotmail.com ou 969 011 071 ou ainda a PSP Póvoa de Varzim, processo 486/13/3PAPVZ

Obrigado
Carlos Fernando Ramoa

18 de junho de 2013

ARLEQUINS EM MUDA

Partilho hoje fotos  de alguns dos passarinhos, que estão a iniciar a muda da pena, que a pouco e pouco vou "isolando" aos lotes de quatro para melhor e mais atentamente os ir observando e, também, ir selecionando os que me parecem mais capazes de competir. Continua a ser cedo para fazer "avaliações" mas há alguns que já começam a dar um ar da sua graça "dizendo" o que poderei vir a esperar deles.
Seguem as fotos.








11 de junho de 2013

QUASE A TERMINAR A ÉPOCA DE CRIAÇÃO, DE 2013!


Está a chegar ao fim, para os meus passarinhos, a época de criação; como habitualmente no fim deste mês começo a meter os reprodutores nas voadeiras, ficarão só nas jaulas os que ainda se encontrem a chocar ovos ou com filhotes ainda no ninho. Já comecei a "isolar", aleatoriamente, em lotes de quatro alguns dos juvenis para evitar as "brincadeiras" entre eles -entenda-se puxar penas uns aos outros- e lá mais para a frente sensivelmente a meio da muda começarei a selecioná-los. Assim à primeira vista terei como se costuma dizer "uma dúzia" de passarinhos com que poderei competir em uma ou outra exposição espero é que estas promessas virem certezas! Apesar de não estar nada descontente com os passarinhos que não servindo para expor (por exemplo por excessivamente lipocrómicos ou melânicos ou ainda com pouco variegado) têm um bom corpo tamanho e posição, serão ótimos pássaros para trabalhar.

Se comparada com anos anteriores a época foi boa, comparada com a de 2012 ficou aquém porquanto me devo quedar entre os 65 e os 70 passarinhos pois tenho, ainda, neste momento quatro casais com filhotes e três com ovos.

Aproveitei o feriado do Dia de Portugal para bater algumas fotos e partilho, para já, as dos filhotes que ainda se encontram no ninho deixando para outra oportunidade as fotos dos que comecei a "isolar".


Estes três, são filhos de Macho Par de predominância melânica x Fêmea Poupa variegada (batizada de Princesa pelo Amigo Maia Fernandes). Estou bastantes esperançado no passarinho da esquerda que é mesmo variegado 50/50 e aparenta vir a ter um porte muito bom. O mesmo acontece com o do centro mas o variegado  será já dentro do 70% melânico e 30% Lipocrómico. 

Mais três passarinhos filhos de Macho Poupa x Fêmea Par, variegados que originaram um filhote totalmente lipocrómico e dois melânicos, não tendo nada a ver com o variegado dos irmãos da anterior postura.

Filhos de Macho Poupa x Fêmea Par, variegados, destas três crias a mais escura tem boas hipóteses de vir a ser variegada, isto, apesar de ser ainda cedo para essa avaliação.
Este solitário é filho de Macho Par de predominância melânica x Fêmea Par variegada e promete vir a ser variegado.


7 de junho de 2013

ATIRADOS PARA FORA DO NINHO


Há pessoas, boas, dispostas a partilhar o seu saber com outras que necessitam de ajuda. Vem isto a propósito da anterior noticia que titulei "É do caraças!" e que aqui publiquei acerca de uma canária que sistematicamente atirava com os filhotes para fora do ninho, chegando a partir-lhes as patas na ânsia de lhes retirar a anilha. Passadas vinte e quatro horas da publicação da noticia recebi um telefonema do criador Sr. Oliveira, da Trofa, (muito obrigado Sr. Oliveira) que me aconselhou a colocar no fundo do ninho alguns excrementos dos depositados no tabuleiro da gaiola pois, segundo ele,  é um "sistema" utilizado por ele com bons resultados uma vez que origina que a fêmea não seja tão diligente na  limpeza do ninho deixando por isso de tentar retirar as anilhas.

Do amigo António Corujo (muito obrigado Sr. António Corujo) recebi um e-mail com a dica "... na manhã do 7.º dia, sujo propositadamente a borda do ninho, com as fezes dos outros passarinhos. A fêmea deixa de limpar o ninho, talvez por pensar que os filhotes já defecam fora do ninho. Se a fêmea continuar a limpar o ninho, o que normalmente não acontece, anilho só no 8.º dia..." acompanhado de um texto interessante transcrito no Fórum Canaricultura Tuga,  da autoria do conceituado criador brasileiro e, creio, Juiz de Canários Álvaro Luiz Blasina.
Pode-se dizer que ambos os criadores acima referidos, com pequenas diferenças, usam a mesma metodologia contudo, antes de passar à transcrição, devo aqui referir um método também muito utilizado pelos criadores que têm aves com este problema que passa por cobrir a anilha com as fezes dos canários (apesar de conhecer esta "habilidade" não me lembrei de a utilizar e o saldo foi 2 canaritos mortos e dois sobreviventes com as patas estropiadas) mas como se pode ler no texto abaixo haverá, e com lógica, alguma reserva neste método.
Com a devida vénia publico então o texto do autor atrás citado após ter feito um copy/paste do e-mail recebido com a certeza de que quer os anteriores conselhos quer o artigo vai ajudar muitos dos companheiros de hobby com menor experiência e não só;

 REJEIÇÃO AOS ANÉIS : SOLUÇÃO PARA UM PROBLEMA COMUM
Tenho sido frequentemente abordado sobre um problema que surge praticamente todos os anos em quase todas as criações. Quando os filhotes são anilhados aos 6 ou 7 dias, a mãe joga-os fora do ninho, causando inúmeros transtornos, desde a morte dos mesmos, passando pela fractura de suas patas, etc. A sensação é de desespero, raiva e impotência, pois de nada adianta colocar os filhotes novamente no ninho, que ela tornará a "rejeita-los".

Todas as canárias que tomam a atitude acima citada são excelentes mães e podemos observar que a evolução dos filhotes antes do anilhamento é muito boa. Quando os filhotes nascem, e durante os 7 a 10 dias, defecam dentro do ninho, sendo a mãe a encarregada de retirar do ninho as próprias fezes dos filhotes, assim como qualquer outra sujeira nele presente.

Uma vez passados esses dias, os filhotes mais crescidos, tomam a atitude instintiva de defecar na beira do ninho e depois fora dele. Quando isto ocorre, a canária já não se preocupará mais com a limpeza do ninho. Algumas fêmeas são mais esmeradas que outras já na tarefa da limpeza do ninho, e são estas mães que tem mais propensão a rejeitar anéis. O processo é simples: anilhamos os filhotes e os colocamos dentro do ninho. A canária vê dentro do mesmo um agente estranho e tenta tirá-lo para fora, sendo que junto com ele, irá o filhote para o chão da gaiola.

Como solucionar este problema?

As soluções decorrem da análise das causas que o provocam. O nosso principal objectivo será então o de inibir que a fêmea jogue os filhotes fora do ninho no momento de anilhar os filhotes. Em primeiro lugar, o anilhamento deve ocorrer no momento em que o anel entra justo na pata sem machucar o filhote e não antes disto, pois quanto antes disto, pois quanto antes anilhemos os filhotes, mais chances teremos de que a fêmea rejeite o anel. Aconselhamos utilizar sempre anéis de 3,0 que é o maior medida permitida para canários de cor, pois os anéis menores implicam num anilhamento mais precoce e com isso com maior risco de rejeição. Caso a canária rejeite o anel, podemos pegar um ninho de outra gaiola que possua filhotes maiores e tenha bastante fezes nas suas bordas e colocar os filhotes recém anilhados dentro. A canária imaginará então que os filhotes já estão defecando fora do ninho e abandonará a sua missão de limpar o mesmo. É muito difícil que tomando esta medida a canária insista em retirar os anéis do ninho, mas caso isto ocorra, podemos trocar também os filhotes com outra canária, cuja ninhada tenha nascido 2 ou 3 dias antes.

Colocando filhotes com 10 à 12 dias de vida, ela terá mais dificuldade para jogá-los fora do ninho. Desta forma, ela será incentivada a abandonar o instinto de limpeza do ninho. Tenho visto alguns resultados positivos disfarçando os anéis, cobrindo os com band-aid (penso rápido) cor da pele. Também tem efeitos satisfatórios a costura de vários anéis em volta do ninho já do inicio do choco daquelas fêmeas que não aceitam o anel, fazendo com que elas se acostumem com eles antes dos filhotes terem nascido.

Tenho ouvido de alguns criadores que a solução seria a de sujar os anéis com fezes antes do anilhamento para disfarçar os mesmos, mas se analisarmos a lógica do porque deste problema perceberemos que esta ultima solução não tem chance de ser bem sucedida.

A perda do filhote durante a criação é sem dúvida a coisa que mais nos chateia e principalmente quando eles estavam crescendo fortes e sadios. Esta tenta ser uma pequena contribuição para que você, amigo criador consiga dar mais um passo à frente no intercâmbio de informações e consiga a cada dia mais aprimorar os seus resultados.

Autor: Álvaro Luiz Blasina
Ivo (Canaricultura Tuga)
18/03/2009

2 de junho de 2013

É DO "CARAÇAS" !!!

Não tenho tido muito tempo para, com a regularidade habitual, vir dando umas novas sobre os meus passarinhos -mesmo agora que escrevo este texto nem oportunidade tive de bater uma ou duas fotos- contudo, esta semana, aconteceu uma situação que poucas vezes lembra ao diabo!

Em certas ocasiões as peripécias que um criador vive durante uma época de criação dava para fazer um pequeno documentário; esta época como oportunamente já referi não me tem corrido de feição mas, mesmo assim, neste momento não me posso queixar muito pois há a quem tenha corrido pior. 

Imaginem esta situação, real, passada com um dos casais que tenho em casa de meu Pai e que se encontra ainda a decorrer; vocês têm um casal de passarinhos de segunda linha que guardam para eventuais "falhas de reprodutores" na criação e, entretanto, decidem acasalar as aves uma vez que não há perdas revelando-se esse casal excelente ao verificarmos que nas suas ninhadas todas, repito todas, as aves nascidas são equilibradamente variegadas as expectativas de como irão ser esses passarinhos aumentam, mas... é do caraças!!!

Primeira postura/primeira desilusão - Quatro ovos postos, três cheios e um goro, nascem só dois canarinhos que ao sexto dia são anilhados verificando-se já os canudos das penas com as marcações das zonas melânicas e lipocrómicas bem acentuadas. Como disse o outro "porreiro, pá"! 

O inesperado mas algumas vezes frequentes acontece, no dia seguinte ao anilhamento os dois filhotes estão mortos no fundo da gaiola, a fêmea no seu afã de manter o ninho limpo pegou nas anilhas (que estavam tapadas com fita adesiva) e atirou-as para fora do ninho trazendo junto os respetivos filhotes. Bom tem que se recomeçar tudo de novo!

Segunda postura/dá vontade de tirar o "sarampo" à fêmea - Quatro ovos postos, quatro cheios, quatro passarinhos nascidos, mira-se atentamente aqueles pequenos seres que parecem seguir a peugada dos anteriores em termos de variegado. Dado que o excesso de zelo da fêmea na primeira postura levou à morte das duas crias estes quatro recém nascidos são anilhados já no limite de tempo (novamente com anilhas tapadas com adesivo), ao sétimo dia de vida, de novo se constatando que estão ali quatro passarinhos totalmente variegados. No dia seguinte a meio da manhã temos as quatro crias no chão da gaiola; duas com a anilha na pata mas com a respetiva pata partida e as outras duas sem as anilhas mas com as patitas sãs. Colocam-se as quatro crias novamente no ninho as feridas com a delicadeza possível e as outras duas novamente com a anilha. Durante o dia e com atenção redobrada foi-se vigiando a gaiola e por três vezes se teve de colocar os filhotes no ninho até que anoiteceu.

Logo na manhãzinha do terceiro dia após as aves terem sido anilhadas a primeira coisa que se fez foi ir ver o chão da gaiola e, novamente, as quatro crias jaziam no fundo as duas primeiras já com a fratura das patas com sangue e as outras duas com as patas partidas. Confesso que quando o meu Pai me telefonou a vontade era ir lá a casa e apertar o papo à fêmea mas só isso porque até à data nunca matei um canário. Lá disse ao meu Pai para por os passaritos no ninho e sempre que algum fosse colocado fora do ninho que o metesse de novo no mesmo.

Talvez porque as crias estão mais pesadas a fêmea deixou de as puxar para fora do ninho e tanto o meu Pai como eu não temos vontade nenhuma de ver o estado dos passarinhos, que estão todos vivos, pois vemos as cabecitas a erguerem-se para serem alimentados quer pela fêmea quer pelo macho.

Se algum companheiro já teve aves que agiram assim e teve solução para o caso (sem ser colocar os ovos debaixo de outro casal) agradeço que se manifeste nos comentários deste post a fim de todos termos acesso pois nunca passei por uma situação como a que acabei de contar.

5 de maio de 2013

MAIS ALGUNS PASSARINHOS!


Pois é companheiros, cá estou de novo dando a conhecer mais alguns  dos passaritos desta época; não há muito para dizer se não corro o risco de me tornar repetitivo.  Agora já começo a desejar que a época termine para ver as mudanças que se vão operar na coloração dos novos passarinhos pois, como todos devem saber, a muda da pena às vezes surpreende-nos, para o bem e para o mal!

Cinco passarinhos filhos de pais equilibradamente variegados.
















Arlequins já desmamados na voadeira onde começam a comer papa com corante.
Quatro passarinhos filhos, também, de pais equilibradamente variegados.
Mais alguns arlequins já desmamados na voadeira onde começam a comer papa com corante.

2 de maio de 2013

FUNDIDO COM O NINHO!

Tentei, várias vezes, fotografar este passarinho de molde a que se pudesse ficar sem dúvida do que se tratava mas o bicharoco tentava de tal modo fundir-se com o ninho que não consegui melhor que estas duas fotos que partilho e que à primeira vista me fazem lembrar mais um inseto do que de um canário!






28 de abril de 2013

QUASE EM VELOCIDADE DE CRUZEIRO!


Parece, estar de vez, ultrapassado o mau início  de época  que os meus passarinhos tiveram, estou convicto que a irregularidade do tempo também terá ajudado a que isso acontecesse. Posso por isso dizer que devagar estou finalmente a atingir a "velocidade de cruzeiro", apesar de que, esta semana aconteceu uma coisa que já há anos não sucedia: num dos quatro casais que o meu Pai tem a seu "cargo" para se entreter morreram duas crias após terem sido anilhadas; o excesso de zelo na limpeza do ninho pela fêmea, que queria retirar as anilhas (mesmo estando estas tapadas com adesivo), fez com que os filhotes caíssem do ninho acabando por morrerem gelados. É sempre aborrecido depararmos com estas situações mas mais ainda quando as crias estavam bem alimentadas pois ambas tinham o papo cheio, enfim, situações que acontecem em altura de criação!

Hoje partilho a foto de três passarinhos nascidos num dos casais que estão a "cargo" do meu Pai, curiosamente ambos 90% predominantemente melânicos com uma prole predominantemente lipocrómica. Como já há alguns passarinhos numa das voadoras, partilho também a foto possível pois são, ainda muito irrequietos, o truque para fotografar alguns foi colocar-lhes germinado num recipiente.

17 de abril de 2013

NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE...

"Não há mal que sempre dure, nem bem que não se acabe", diz a sabedoria popular e, por agora, parece que o "mal" que atormentou este inicio de época parece, a pouco e pouco, estar a terminar; mesmo assim numa ninhada de quatro passarinhos o casal lembrou-se de descansar e deixou de os alimentar aos oito dias de vida! Valeu-me, na circunstancia, ter um casal só com um filhote daamesma idade que "adotou" os outros quatro mantendo-os, até ao momento, de perfeita saúde. A tática utilizada foi simples meti debaixo desse casal os dois filhotes mais fraquinhos e adicionei uns mimos à comida ficando à espera que depois de o casal se saciar fossem dar de comer aos pequenotes. Quando depois de alguma hesitação os vi a regurgitarem comida para os "filhos adotivos" repeti a graça, passadas cerca de duas horas, colocando lá os outros dois filhotes que, felizmente, também foram aceites. Um fato curioso no meio do "azar" com que iniciei esta época é que tenho tido um aproveitamento, até agora, de 99% dos filhotes nascidos

Como na última noticia que aqui publiquei referi o nascimento de três filhotes partilho convosco, também, a foto dessa ninhada.

Termino agradecendo as palavras de incentivo que alguns colegas me endereçaram perante o desânimo que aqui manifestei. Muito obrigado a todos!

Esta é a ninhada (de 4+1) que referi no texto sendo que o verdadeiro filho do casal é o passarinho que aparece no lado direito da foto.



Os três passarinhos que referi a semana passada, nascidos no dia 3.









6 de abril de 2013

ESTÁ COMPLICADO!


As salmonelas apareceram em catadupa nos meus passarinhos, nem o facto de atempadamente ter feito um tratamento por prevenção resultou. Está, para já, explicado o mau início desta época com a maioria dos casais. 

Parei com a criação, isto é, estou a tentar atrasar ao máximo novas posturas e neste momento toda a passarada está a tomar Theraprim.

No passado dia 3 nasceram mais quatro arlequins (parece-me que três deles irão ser bastante bons no variegado) e para hoje termino com a foto de mais três filhotes que já saíram entretanto do ninho.

Estas três crias, têm como pais dois arlequim par sendo o macho 95% predominantemente melânico e a fêmea 75% predominantemente lipocrómica. O filhote "escondido" é equilibradamente variegado ao contrário dos manos que são de predominância lipocrómica.


















31 de março de 2013

OS OVOS DA PÁSCOA!


Há tempos, cerca de mês e meio, dava conta neste espaço do que me acontecera a uma canária -situação vulgaríssima que quase todos os criadores já "sofreram"- que ficou com o ovo atravessado; mais tarde disse aqui, também, que a canária pusera um total de cinco ovos, um dos quais já depois de ter expelido o ovo atravessado e que a ia deixar chocar esses ovos, parando a época de criação quando terminasse esse choco. Dos ovos colocados debaixo da canária apenas um eclodiu, fazendo o passarinho no próximo dia 8, 32 dias de vida.

A heroína deste comentário em primeiro plano, com o macho poupa e o filhote do casal na borda do ninho.

Na passada sexta-feira quando fui dar a papa aos casais que estão com filhotes vi a referida fêmea no ninho mas nem de longe pensei que pudesse ter posto um ovo dada a contrariedade sofrida, tanto mais que mal me aproximei da jaula saltou do ninho toda animada, começando a andar de volta do filhote. Ontem sábado quando lá fui novamente não a vi no ninho e cumpri a rotina habitual de dar alimento aos casais com filhotes. 

Os 3 "ovos da Páscoa"!

Hoje, domingo de Páscoa e, porque tive pessoas cá em casa fui já bem pela tardinha dar a ração do dia à passarada e, para meu espanto, a fêmea encontrava-se no ninho com o filhote e o macho na borda do mesmo; desta vez fui mesmo espreitar e... lá estava, não um mas 3 ovos. Perante este facto não me resta alternativa que alterar a decisão inicial e deixá-la ficar com os ovos, aguardando que a natureza se encarregue do futuro, de preferência que tudo corra bem e venham mais passarinhos.

Afinal e apesar de este ano as coisas não me estarem a correr muito bem com a passarada, nem tudo é mau e fui brindado com os ovos da Páscoa por esta pequena resistente, quiçá um agradecimento por lhe ter salvo a vida!

25 de março de 2013

TUDO NA MESMA!


Pouco há a atualizar relativamente ao último comentário que aqui fiz quanto à forma como está a decorrer a primeira postura. Tenho, de doze casais, apenas quatro com filhotes num total de dez, já anilhados. Para "equilibrar" a má prestação desta primeira postura estou a usar duas das fêmeas que tenho para "reserva" - que andavam a pôr ovos na voadeira - as quais têm um total de seis crias sendo que só uma dessas fêmeas tem cinco crias e a que tem só uma cria tem um passarinho que vai ser predominantemente melânico isto apesar e no dorso ainda carecer de penas.

Penso, e espero, que mal o tempo comece a aquecer a criação melhore substancialmente; entretanto partilho as fotos dos filhotes das fêmeas "suplentes" e, pelo meio, o bróculo passado na picadora misturado com papa seca que tinha preparado para lhes dar quando comecei a "sessão fotográfica".

JACKPOT - Cinco ovos, cinco passarinhos filhos de pais Arlequim Par, equilibradamente variegados.
Limpam uma tijelinha destas por dia e é porque não lhes dou mais!
Um poupa que vai ser predominantemente melânico, filho de macho Arlequim Poupa e fêmea Arlequim Par, equilibradamente variegados.










22 de março de 2013

CCAP - Convocatória de Assembleia Geral Ordinária


A pedido do Presidente da Direção do CCAP, Dr. Paulo Milheiro Maia, é feito um apelo a todos os companheiros, detentores de blogues e afins, para fazerem um copy/paste da noticia da convocatória publicada no site do CCAP e fazerem o favor de a divulgarem para que chegue ao maior número possível de interessados.


Convocatória de Assembleia Geral Ordinária
21 de Março de 2013
 Ao abrigo do Artº 18º dos Estatutos do CCAP, convoco a sua Assembleia-geral para o dia 21 de Abril de 2013, pelas 9.30h, na sede do Clube, sita na Rua Manuel Ferreira da Silva e Sá, 154 * 4570-012 BALASAR, com a seguinte ordem de trabalhos:

1 - Apreciar o relatório de Contas da Direção e o parecer do Conselho Fiscal, relativo ao exercício do ano anterior;

2 – Outros assuntos de interesse do Clube.

P.S. - Não comparecendo número suficiente de associados com direito a tomar parte na mesma, a Assembleia-geral funcionará 30 minutos depois com os presentes.

O Presidente da Assembleia Geral,
Manuel Dário Gomes de Oliveira

9 de março de 2013

PRIMEIROS FILHOTES NASCIDOS

 Estes são os primeiros seis filhotes de canários arlequim português nascidos em 2013 e, a exemplo do ano transato, irei pontualmente descrever as caracteristicas dos progenitores. Para já, e como vem sendo habitual nos meus canários, a primeira postura é parca em aves variegadas.

NASCIDOS EM 2013-02- 25
Estes três filhotes têm como progenitores: Macho  Poupa Equilibradamente Variegado x Fêmea Par 98% Lipocrómica; são todos similares e em termos de côr revelam-se aves predominantemente lipocrómicas..
NASCIDOS EM 2013-02-26
Estes três filhotes têm como progenitores: Macho  Par Equilibradamente Variegado x Fêmea Par Equilibradamente Variegada; são todos similares e em termos de côr existe um para cada gosto: um predominantemente lipocrómico, um predominantemente melânico e um outro variegado com predominância lipocrómica..
O fato de estes filhotes terem nascido com a "roupagem" descrita esta não é definitiva pois, por vezes, depois da muda feita a côr sofre alterações significativas.

6 de março de 2013

O CLUBE DO CANÁRIO ARLEQUIM PORTUGUÊS NO EUROAVES


Ando um pouco para o aborrecido e sem pachorra para estar a compilar algum "material" que tenho para ir publicando por aqui. 

A primeira postura dos meus passarinhos é para esquecer muitos ovos brancos e outros tantos goros, ainda só tenho 7 passarinhos nascidos; não sei o que se está a passar mas atribuo este pequeno fracasso ao tempo inconstante que se tem sentido mas, como costumo dizer não há que desanimar!

Finalmente consegui algumas fotos da VI Exposição do Clube do Canário Arlequim Português integrada na Expo Euroaves e que se realizou entre o dia 29 do mês de dezembro e o primeiro dia de Janeiro do ano em curso e vou partilhá-las com os amigos que seguem habitualmente este espaço. Como diz o nosso povo mais vale tarde que nunca! Poderão aceder a mais infoamção no site do CCAP.

Como estou sem a "veia" de escritor vou, em vez de começar a dissertar sobre o evento, colocar uma pequena legenda nas diversas fotos, não sem antes deixar de referenciar um fato importante que foi a apresentação do novo desenho do canário arlequim português que mereceu, sem exceção, rasgados elogios não só dos criadores de arlequins mas de todos os outros, para além de o troféu a entregar aos vencedores ter o desenho do canário arlequim português em alto relevo e à escala 1/1, ou seja no tamanho natural de um arlequim.

Perspetiva da entrada da expo.
Um minúsculo lago artificial fazia as delicias dos pequenos patos.
A organização disponibilizou "mesas" para venda de aves, mas a "crise" não ajudou os "vendedores".
O amigo Nelson Lopes, sempre bem disposto apesar das fracas vendas.
Algumas das jaulas existentes no espaço com aves de grande porte.

A feira livre, no inicio da abertura.

Esta catatua parece querer espreitar a atuação da sua "mana" que se exibia junto com outras aves.
A "mana" em plena atuação.


Preparando o julgamento dos arlequins.
Alguns deram algum trabalho ao Juiz Jorge Quintas.
Tempo de verificar a pontuação.
O stand do CCAP com alguns dos elementos da Direção, Carlos Lopes, Nuno Silva, Armindo Tavares, Paulo Maia e Vítor Cruz.
Montando o equipamento informático.
Já com tudo pronto e disponíveis para todo e qualquer esclarecimento.
O amigo Adriano Rodrigues ainda não foi desta que aderiu ao Arlequim, mas elogiou a iniciativa da apresentação do novo desenho do Canário Arlequim Português.
Um dos posters com o desenho do Canário Arlequim Português
Prémio Prof. Doutor Armando Moreno
Troféu Arlequim Par, com o desenho em alto relevo à escala 1/1
Troféu Arlequim Poupa, com o desenho em alto relevo à escala 1/1
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Estas são algumas fotos de arlequins que se encontraram em exposição