7 de maio de 2011

ESTA "PAPAROCA" TEM FUNCIONADO LINDAMENTE

Quando escrevo neste espaço gosto de o fazer com o máximo possível de certeza pois se há pessoas que me seguem e leem que sabem tanto como eu, também as há em busca de informação de quem tem um pouco mais de experiência.

Conforme referi aqui, durante a primeira postura tive de mudar o modo de alimentação dos meus canários que sem razão aparente "enjoaram" das papas que lhes estava a fornecer e que não continham ovo. Chegando inclusivê a fazer papa caseira pois havia filhotes para alimentar e as mães não se mostravam interessadas no que tinham à disposição.
Prefiro esta marca de couscous composta por granulos bastante miúdos
Não inventei nada pois muitos criadores utilizam este sistema de farinhada que dão aos seus canários durante a época de reprodução, como em tudo com uns resulta com outros nem por isso. Mas comigo resultou, e de que maneira!

O método utilizado é facílimo e os "ingredientes" encontram-se quase todos em qualquer hipermercado.

Couscous com sementes de mistura, demolhados de um dia para o outro
Utilizo três partes de couscous, quatro partes de água, uma parte de sementes de mistura, niger germinado, papa semi-húmida, papa húmida e pontualmente bróculo, da seguinte maneira:

O germinado que junto aos couscous é só de níger
Numa pequena vasilha coloco 3 colheres de sopa de couscous, uma colher de sopa de sementes de mistura e agito bem para interligar as sementes e os couscous, de seguida adiciono 4 colheres de sopa de água e coloco num local fresco de um dia para o outro, tendo sempre em atenção que nesse período de tempo o peparado não azede.

Misturo o níger germinado e os couscous com esta papa.
No dia seguinte com a ajuda de um talher junto ao preparado o níger germinado, aproximadamente duas colheres de sopa rasas e papa semi-humida na quantidade que acho necessária para que os couscous e o germinado fiquem fofos, soltos, húmidos quanto baste e sem formarem grumos.

Há mais de 10 anos que não dava desta papa: Witte Molen
Em recipientes apropriados coloco o preparado só nos casais que têm filhotes e é um regalo verificar a vontade com que os canários se atiram ao preparado; deve-se ter bastante atenção ao seguinte quanto mais húmido for servido o preparado maior é o risco de azedar, assim o melhor é servir sempre pequenas porções por forma a que as aves comam tudo no mais curto espaço de tempo.

Pontualmente e apenas como guloseima dou bróculo
Apesar do conselho que dou acima eu coloco sempre o recipiente cheio e, até agora talvez por sorte, nunca tive os couscous azedados, de qualquer forma só se os canários não tiverem outro alimento é que "pegam" nous couscous ou outro alimento azedo, para já, pelo menos comigo isto tem funcionado bem.

Também enquanto os canários estão em criação tenho sempre à disposição deles um outro recipiente com papa que no caso actual é a Witte Molen.
Há que se ter algum cuidado com este preparado pois engorda demasiado os canários, mesmo com estes a ajudarem na alimentação das crias, e depois não galam em condições.
Pontualmente e apenas com guloseima dou-lhes de vez em quando bróculo.
Já há cerca de duas semanas que em vez de dar o niger germinado misturado com os couscous as sementes e a papa, estou a dá-lo misturando-o logo com os couscous de um dia para o outro como faço com as sementes e não notei que os canários dessem pela diferença.
Como está a dar resultado em equipa que ganha não se mexe!...

4 comentários:

  1. boas amigo armindo até da gosto de ver e ler esta esplicaçao muito obrigado por partilhar com todos nos os seus conhecimentos um forte abraço e continuaçao de boas criaçaoes

    http://avesdocostaacores.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Olá Sr. Armindo

    Fiz hoje essa sua sugestão de adicionar sementes de mistura demolhadas de um dia para outro na papa seca dos meus canários com 35 dias de vida, pois os pestes teimam em ainda não comer alpista. Comem a perilla por ser mais molinha, e o resto mandam-me comer. A papinha penso que também andam debinicando e pedacinhos de maçã. Como tenho uma latinha com perilla, estou ligeiramente descansada, mas também preocupada pois a perilla tem muita gordura também. Tive de os separar dos pais, pois o pai já estava a ficar bruto em cima de uma das crias. Têm grade divisória, mas não vejo o pai a dar-lhes nada. O Sr. Armindo tem alguma sugestão que me possa ajudar? Estou com medo de perder aquelas 2 crias. Separei-as ontem e estão com 35 dias hoje.

    Com os melhores cumprimentos

    Nádia Pereira

    ResponderEliminar
  3. Olá Nadia,
    Se os canários já têm 35 dias de vida, não tem de se preocupar. Eles em vez de comerem as sementes "normais" comem a perilla por ela ser mais saborosa (funciona para eles como uma espécie de gulodice).
    Passe a fornecer-lhes as sementes de alimentação normais e mantenha num recipiente à parte a papa simples, verá como eles depressa comem as sementes.
    Saudações ornitófilas.

    ResponderEliminar
  4. Olá Sr. Armindo

    Agradeço-lhe pela sua pronta resposta. Vou fazer como sugere. Veremos o resultado.

    Ps: Tem um espaço magnifico aqui :) Parabéns.

    Cumprimentos :)

    ResponderEliminar