27 de dezembro de 2011

CAMPEONATO NACIONAL DE ORNITOLOGIA 2011 CONSIDERAÇÕES SOBRE O CANÁRIO ARLEQUIM PORTUGUÊS


Nos passados dias 17 e 18 de Dezembro, respetivamente sábado e domingo, fui durante a tarde desses dois dias visitar com a calma possível o Campeonato Nacional de Ornitologia de 2011. Apesar de ter apreciado devidamente as aves expostas o meu natural gosto voltou-se para os canários de porte, com particular incidência no nosso Arlequim Português.

Claro que, como sempre nestes eventos, reencontram-se velhos amigos e conhecidos versando as conversas sobre... canários, claro. No sábado levei a máquina e deu para fotografar alguns arlequins, fazer uma foto com alguns dos amigos presentes e conversar com outros nem todos criadores de Arlequins, obviamente, apesar de destacar a presença dos arlequinistas e não só Carlos Ramos e Luís Pena, do Alcides Castro, do Mário Costa, do Maia Fernandes, do Conde Pinho, do criador de canários de cor Rodrigues, que me parece qualquer dia também passará a ter arlequins, e o amigo Paulo Fernandes, Juiz OMJ.

Da esquerda para a direita: Luís Pena, Armindo Tavares, Paulo Fernandes, Carlos Ramos e Rodrigues.

No domingo apareceram outras caras conhecidas e amigas Dário Oliveira, Rui Silva, os inconfundíveis, pai e filho, António Ferreira e Gonçalo Ferreira, Carlos Lopes, Paulo Maia, Nuno Silva, Honório Ramalho, Albertino Martins e muitos outros que, como eu depois de algumas "voltas" pela exposição se quedaram pela zona dos Canários Arlequins Português, trocando as mais diversas opiniões e considerações não só sobre os arlequins expostos mas, também, sobre exemplares que apareceram noutras exposições. Com pena minha não registei nenhum momento dessas conversas de domingo em fotos. 


Pessoalmente, e como já comentei anteriormente num outro tema que versava exposições, mantenho que de todas as exposições que visitei 40% dos canários arlequins português apresentados são de boa qualidade os outros... bom sobre os outros os criadores terão de ler atentamente o Standard do Canário Arlequim Português, aprovado pela COM, e trabalhar os seus canários em função desse Standard se quiserem evoluir.


Verifiquei nas várias exposições a presença de exemplares com um bom variegado, um bom tamanho, mas com um corpo e posição que nada tem com o pretendido pelo Standard do canário Arlequim Português. Penso, e pelo que me apercebi pelos criadores presentes não estou sózinho neste pensamento, que os senhores juízes estarão a dar demasiada importância ao tamanho do canário (que vale 15 pontos, tantos como os da poupa, cabeça e pescoço) e se estão a esquecer do corpo (forma) peito (que vale 20 pontos) que deve ser alongado, esguio e harmonioso e não curto, robusto e harmonioso como se tem visto em muitos exemplares.


Outra coisa que tenho reparado, apesar de neste aspeto se notar já alguma melhoria é a classificação de canários arlequim português (!) com direito a lugar no pódio sem a posição exigida no Standard, ou seja posição erguida (55º) e altiva, corpo bem elevado e cabeça levantada.


Nunca é de mais relembrar as pessoas, criadores e juízes, que o canário arlequim português É um canário de porte e, assim sendo, a posição (apesar de só valer 10 pontos, tantos como a cor) deve ser, na minha modesta opinião, obrigatoriamente, um item privilegiado pois contribuí e muito para ajudar a distinguir um canário arlequim português, dos canários "alecrim" português.


Apesar de eu me focar nos três ítens anteriores a cor (que só vale 10 pontos) variegada é de suma importância no canário arlequim português pois é a génese do seu nome, Arlequim, pelo que, se o canário deve apresentar distribuído pelo corpo igual percentagem de lipócromo e melanina, deverá dentro deste parâmetro, ser considerada a ave que disponha de maior variação de cores.


Esta é uma opinião pessoal, que vale o que vale, e é a minha forma de interpretar o Standard do Canário Arlequim Português, mas que me parece ser correta.

6 comentários:

  1. Olá Armindo

    Não poderia concordar mais com o meu estimado amigo. Infelizmente as classificações não reflectem a nossa opinião. Falando com outros criadores pareceu-me opinião comum que determinado tipo de arlequins ou alecrins, como bem reflecte, não deveria obter prémio num campeonato nacional. Não é o prémio em si que me preocupa, mas a mensssagem que passa para os criadores. Se as coisas já estaveam confusas, mais nebulosas ficaram. Esperemos qu8e 2012 traga harmonia e paz para o Arlequim. Desejo-lhe também pessoalmente um óptimo ano, votos que estendo á familia e aos amigos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Boas,
    Eu não diria melhor, 100% de acordo.
    Aproveito também para desejar-lhe um Bom Ano 2012.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. OLá

    Tambem tives-te a conversa comigo..lolll..

    um abarço bom ano de 2012.

    ResponderEliminar
  4. Meu caro Ferrão, refiro-me particularmente aos arlequinistas. Claro que conversei, com muito agrado, contigo mas fi-lo também com mais uma vintena de pessoas.
    Bom ano de 2012, com bons êxitos desportivos, extensivo aos companheiros Carlos Ramos e Vitor Cruz.

    ResponderEliminar
  5. caro amigo

    concordo em pleno com o teu comentario, sobre estares sozinho, não me parece, muitos outros te acompanham.
    continua a fazer estes artigos, parabens


    Votos de um bom ano

    ResponderEliminar
  6. Olá Maia, obrigado pelas tuas palavras.
    Desejo que também tenhas um excelente 2012.
    Saudações ornitófilas.

    ResponderEliminar