12 de dezembro de 2011

DIVISÓRIAS NAS JAULAS DE CRIAÇÃO


Este fim de semana, com particular incidência no sábado, passei-o em redor dos meus canários.

Há muito tempo que uma ideia germinava na minha cabeça, arranjar maneira de conseguir dividir as gaiolas de criação em duas metades, isto é colocação de baias divisórias, a fim de preparar o acasalamento dos meus canários por forma a evitar as normais "guerras" que acontecem quando se chega a fêmea ao macho na altura do acasalamento. A grande maioria dos companheiros de hobby utiliza esse esquema e sempre com bons resultados, para além de permitir na altura da criação separar os filhotes para um dos lados a fim de evitar picagens.

Tenho sempre o maior cuidado mas há sempre um ou outro passarinho que tem relutância em aceitar o/a companheiro/a que lhe destinamos e se dispusermos de uma divisória na gaiola podemos com mais segurança avaliar se aquele casal irá relacionar-se bem ou não, para além de outras situações.

Com uma boa possibilidade de ter de comprar frentes novas se o "truque" não surtisse efeito magiquei o seguinte: as frentes são compostas por três traves horizontais uma no cimo outra a meio e uma no fundo, sendo que a trave do meio serve de batente às portas em forma de guilhotina; assim limitei-me a calcular o meio da jaula e a cortar um elo na trave do meio e outro na porta, no mesmo local em que assentava na trave, verificando que a "estrutura" da frente aguentava perfeitamente.

O passo seguinte passou por adaptar uma rede, comprada para o efeito, nas medidas pretendidas para obtenção de uma baia o que fiz com relativa facilidade; passando então a colocar os machos para um dos lados e, com calma, a escolher quais as fêmeas a acasalar verificando o enquadramento do corpo, tamanho, posição e cor que se adaptaria ao macho escolhido. 

O resultado final foi bastante compensatório pois consegui fazer os casais e pô-los a namorar sem algumas das picardias a que às vezes assistia antes de utilizar este método tendo verificado que algumas das fêmeas, se não estivessem do outro lado da grade estavam bastante recetivas aos companheiros que lhes escolhi.

Já comecei a preparação para o acasalamento há cerca de duas semanas estando a segunda fase prevista para o próximo dia 20 e a última no final da primeira semana de Janeiro; se tudo continuar a correr como até agora a partir de meados de Janeiro começarei a retirar as divisórias para que os meus passarinhos deem asas à líbido e comecem a reproduzir-se.

Partilho de seguida uma perspetiva do viveiro com as divisórias já a separar os machos das fêmeas e alguns dos futuros casais reprodutores.




1 comentário:

  1. Assim ficam mais tempo expostos para que se conheçam melhor. Penso que esta correcto. Eu também fazia assim com os meus. Os resultados são excelentes.
    Boas festas.
    Abraço

    ResponderEliminar