15 de outubro de 2012

UM DOMINGO DEDICADO AO CANÁRIO ARLEQUIM PORTUGUÊS!


Decorreu no passado dia 7, nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, o segundo certame do One Day Show Internacional Terras do Sado dedicado ao Canário Arlequim Português.

Apesar de ser um confesso entusiasta destes magníficos canários custou um bocado começar o dia pelas 3:30 horas da madrugada uma vez que tínhamos de entregar os canários e entre as 7:00 e as 8:00 horas mas o Canário Arlequim Português merece, este e outros sacrifícios.

Cerca das 3:45 estava o grupo (Armindo Tavares, Carlos Lopes, Nuno Silva e Paulo Maia completo (menos um dorminhoco, Vitor Cruz, que seguiu depois sózinho).

Com uma pequena pausa, pelo caminho, para o pequeno almoço cumprimos o horário com pontualidade britânica.


Foi com alguma curiosidade que entrei no local da exposição, deparando com um espaço amplo, agradável e com bastante luminosidade não só artificial como natural, tendo após os habituais cumprimentos da praxe começado a deambular por entre as míriades de cores que os arlequins presentes ostentavam. Soberbo!



Terminada a receção das últimas aves entre as quais as de um ilustre concorrente, o Prof. Dr. Armando Moreno, houve uma pequena introdução protagonizada por um elemento da Organização que deu as boas vindas aos presentes, procedendo à apresentação dos senhores Juízes Jorge Quintas e Paulo Fernandes (por motivos profissionais o Juiz Paulo Ferreira não pode comparecer), que deram de seguida início à difícil tarefa de escolher as melhores aves, tarefa essa que durou até cerca da 13:00 horas, não sem antes ter havido uma pausa para um cafézinho e já algumas dissertações entre os presentes sobre como estava a decorrer o evento.




Após o término do julgamento das aves, avaliadas por comparação, e com esclarecimentos pertinentes por parte dos senhores Juízes houve lugar a uma das partes não menos importante deste evento, o restabelecimento de forças com a ingestão do almoço num restaurantezinho simpático, constituído por um misto de carnes grelhadas alternado com as costumeiras chalaças entre os criadores.





Terminado o almoço voltamos todos para a exposição para, não só, se apreciar devidamente os "príncipes" apresentados a concurso como para trocarmos impressões sobre este ou aquele exemplar e chamando, se caso necessário fosse, um dos senhores juizes para esclarecimentos e eliminação de possíveis dúvidas. 

Como em todas as exposições há os que concordam e os que não concordam com determinada classificação por este ou aquele motivo, mas no fim  quem sai sempre e em qualquer circunstância vencedor é o Canário Arlequim Português, pois não tenho a mais pequena dúvida que é com estas trocas de impressões, sejam elas concordantes ou não, que quem sempre lucrará será o Arlequim Português.

Após terem sido entregues os troféus aos premiados e as medalhas de presença aos restantes expositores foi chegada a hora da despedida com o levantamento das aves, não sem antes os representantes das instituições que apadrinharam  o evento terem manifestado o seu regozijo pela forma como o mesmo havia decorrido, com desportivismo, boa disposição, interesse demonstrado, enfim como eu costumo dizer com elevação; tendo o certame sido encerrado da forma como começou: com um elemento da Organização a agradecer a presença de todos os presentes e prometendo que para o ano haverá mais.




Termino esta pequena narração por onde, provavelmente, deveria ter começado é que esta exposição foi só, e até prova em contrário, a que mais canários Arlequim Português, agregou no mesmo espaço, quase 400 exemplares ou com mais rigor, pois creio não ter ouvido mal, 377 exemplares. 

Penso que pouco mais haverá a dizer que não seja dar os parabéns à Comissão Organizadora por um evento que, quanto mais não fosse pela quantidade de exemplares presentes, já seria um êxito; parabéns extensivos aos participantes que pontuaram e deixando uma palavra de apresso para os que não tiveram a mesma sorte e que devem continuar a criar o Canário Arlequim Português com o mesmo entusiasmo com que o apresentaram.

As fotos das aves que ilustram o texto foram fotografadas aleatoriamente pelo que não obedecem a qualquer valor ou ordem específica.

Sem comentários:

Enviar um comentário