31 de março de 2013

OS OVOS DA PÁSCOA!


Há tempos, cerca de mês e meio, dava conta neste espaço do que me acontecera a uma canária -situação vulgaríssima que quase todos os criadores já "sofreram"- que ficou com o ovo atravessado; mais tarde disse aqui, também, que a canária pusera um total de cinco ovos, um dos quais já depois de ter expelido o ovo atravessado e que a ia deixar chocar esses ovos, parando a época de criação quando terminasse esse choco. Dos ovos colocados debaixo da canária apenas um eclodiu, fazendo o passarinho no próximo dia 8, 32 dias de vida.

A heroína deste comentário em primeiro plano, com o macho poupa e o filhote do casal na borda do ninho.

Na passada sexta-feira quando fui dar a papa aos casais que estão com filhotes vi a referida fêmea no ninho mas nem de longe pensei que pudesse ter posto um ovo dada a contrariedade sofrida, tanto mais que mal me aproximei da jaula saltou do ninho toda animada, começando a andar de volta do filhote. Ontem sábado quando lá fui novamente não a vi no ninho e cumpri a rotina habitual de dar alimento aos casais com filhotes. 

Os 3 "ovos da Páscoa"!

Hoje, domingo de Páscoa e, porque tive pessoas cá em casa fui já bem pela tardinha dar a ração do dia à passarada e, para meu espanto, a fêmea encontrava-se no ninho com o filhote e o macho na borda do mesmo; desta vez fui mesmo espreitar e... lá estava, não um mas 3 ovos. Perante este facto não me resta alternativa que alterar a decisão inicial e deixá-la ficar com os ovos, aguardando que a natureza se encarregue do futuro, de preferência que tudo corra bem e venham mais passarinhos.

Afinal e apesar de este ano as coisas não me estarem a correr muito bem com a passarada, nem tudo é mau e fui brindado com os ovos da Páscoa por esta pequena resistente, quiçá um agradecimento por lhe ter salvo a vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário