11 de junho de 2013

QUASE A TERMINAR A ÉPOCA DE CRIAÇÃO, DE 2013!


Está a chegar ao fim, para os meus passarinhos, a época de criação; como habitualmente no fim deste mês começo a meter os reprodutores nas voadeiras, ficarão só nas jaulas os que ainda se encontrem a chocar ovos ou com filhotes ainda no ninho. Já comecei a "isolar", aleatoriamente, em lotes de quatro alguns dos juvenis para evitar as "brincadeiras" entre eles -entenda-se puxar penas uns aos outros- e lá mais para a frente sensivelmente a meio da muda começarei a selecioná-los. Assim à primeira vista terei como se costuma dizer "uma dúzia" de passarinhos com que poderei competir em uma ou outra exposição espero é que estas promessas virem certezas! Apesar de não estar nada descontente com os passarinhos que não servindo para expor (por exemplo por excessivamente lipocrómicos ou melânicos ou ainda com pouco variegado) têm um bom corpo tamanho e posição, serão ótimos pássaros para trabalhar.

Se comparada com anos anteriores a época foi boa, comparada com a de 2012 ficou aquém porquanto me devo quedar entre os 65 e os 70 passarinhos pois tenho, ainda, neste momento quatro casais com filhotes e três com ovos.

Aproveitei o feriado do Dia de Portugal para bater algumas fotos e partilho, para já, as dos filhotes que ainda se encontram no ninho deixando para outra oportunidade as fotos dos que comecei a "isolar".


Estes três, são filhos de Macho Par de predominância melânica x Fêmea Poupa variegada (batizada de Princesa pelo Amigo Maia Fernandes). Estou bastantes esperançado no passarinho da esquerda que é mesmo variegado 50/50 e aparenta vir a ter um porte muito bom. O mesmo acontece com o do centro mas o variegado  será já dentro do 70% melânico e 30% Lipocrómico. 

Mais três passarinhos filhos de Macho Poupa x Fêmea Par, variegados que originaram um filhote totalmente lipocrómico e dois melânicos, não tendo nada a ver com o variegado dos irmãos da anterior postura.

Filhos de Macho Poupa x Fêmea Par, variegados, destas três crias a mais escura tem boas hipóteses de vir a ser variegada, isto, apesar de ser ainda cedo para essa avaliação.
Este solitário é filho de Macho Par de predominância melânica x Fêmea Par variegada e promete vir a ser variegado.


Sem comentários:

Enviar um comentário