5 de janeiro de 2014

ANO NOVO, VIDA NOVA... ROTINA ANTIGA!


"Ano novo, vida nova" é um aforismo popular que é muito empregue por esta data, contudo eu diria que em termos dos criadores de aves se poderá dizer com alguma verdade: Ano novo, vida nova... rotina antiga!

Nunca, que me lembre, estive com tanta calma  a projetar um novo ano de criações; o ano passado juntei os meus passarinhos uma semana mais tarde do que o habitual, costumava juntá-los na segunda semana de Janeiro e juntei-os na terceira semana. Pode parecer irrelevante ser só uma semana mais tarde mas não é, como todos nos temos apercebido o clima está a mudar e as aves ressentem-se disso, houve colegas que começaram mais cedo e quando verdadeiramente chegou a altura em que as aves deveriam estar a iniciar o ciclo reprodutivo foi um completo fracasso outros houve em que o esquema até nem lhes correu mal, mas qualquer das situações, com ou sem êxito, o clima é que foi responsável!

Estive hoje, sábado 4 de Janeiro, a fazer uma pré-seleção  de casais, isto é: juntei as fêmeas que tenciono utilizar como reprodutoras com os potenciais "maridos", digo potenciais porque durante a próxima semana irei verificar os registos de cada uma das aves, machos e fêmeas, a fim de evitar qualquer espécie de parentesco (consanguinidade) entre elas; haverá obviamente e de certeza retificações de um ou outro casal para efetuar e, a partir daí, organizar o respetivo registo de criação. Tendo o registo organizado as fêmeas regressarão para as voadeiras onde começarei então a proceder a toda a preparação quer delas quer dos machos para o acasalamento, que deverá ocorrer definitivamente entre a última semana de Janeiro e a primeira de Fevereiro.

Este ano de 2014 haverá novidades no meu canaril pois vou criar com 20 casais, em vez dos 12 com que sempre criei. Era para criar só com 20 casais de canários arlequim português, o que me daria um leque substancial de opções de acasalamentos mas, a conselho de alguns amigos, muitos com mais experiência nestas andanças da ornitologia, vou criar apenas com 17 ou 16 casais de canários arlequim português e eventualmente criarei com mais duas raças de canários de porte, uma delas já cá está, são dois casais de Llarguet Espanhol, a outra -que há muitos anos já criei- a seu tempo divulgarei se conseguir que o criador com quem falei me dispense um ou dois casais.

Também este ano vou ter mais um "inimigo" na criação de arlequins, trata-se do meu Pai que vai criar com cinco casais de canários arlequim português que serão anilhados com o Stam dele, o 858A. Como deverão calcular é um "inimigo" que me fará feliz se, quando em compita comigo numa qualquer exposição, ganhar aos meus passarinhos!

E pronto, para já, está feito o ponto da situação relativamente aos meus passarinhos; brevemente darei mais novas e tentarei ir colocando aqui a foto de um ou outro casal com alguma informação referente aos seus ascendentes.

Até lá!

2 comentários:

  1. Antes de mais, boa sorte para as criações 2014!!
    Que obtenha belos exemplares..
    os Llarguet Espanhol são variegados, certo?
    O seu pai com 5 casais já é um forte concorrente ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá, Rui Silva,
    Muito obrigado pelo desejo que é reciproco.
    Não, os Llarguet que comprei não são variegados, são amarelos e apenas uma das fêmeas é que tem algumas manchas melânicas.
    Para tudo na vida é preciso sorte e no caso do meu Pai também se aplica pois apesar dos casais serem bastante bons não quer dizer que gerem campeões.
    Saudações ornitófilas.

    ResponderEliminar