11 de janeiro de 2014

ATUALIZAÇÃO: TUDO A POSTOS


Tenho neste blogue um plano de preparação para criação de canários, para antes do acasalamento (preparação/prevenção) e durante a criação (acasalamento/postura), que funciona e tem ajudado alguns colegas menos experientes; contudo e conforme alerto muitas vezes tem de se ter alguma sensibilidade e ir cortando em produtos que sabemos que os passarinhos deles não necessitam em determinadas épocas ou situações.

A pouco e pouco fui retirando vários produtos e os resultados com as criações foram continuando, com maior ou menor dificuldade, a ser constantes o que me tem, também, permitido começar a preparação para os acasalamentos um pouco mais tarde.

Após ter tido os passarinhos juntos cerca de uma semana não só para os ir apreciando, e registando, mas também para que se fossem adaptando um ao outro, estive hoje a separá-los de novo colocando as fêmeas na voadora e mantendo os machos nas gaiolas individuais, de criação. Com este método e para além do já referido pretendi também espevitar o cio dos machos naturalmente e, de facto, quando ficaram sem as fêmeas foi um "berreiro" contínuo.

Assim dei, hoje, oficialmente início à nova época de 2014, (apesar de continuar a ter esperança em conseguir os passarinhos da nova raça que queria meter no canaril) procedendo ao inicio da desparatisação quer externa (gota no pescoço de produto à base do Ivomec) quer interna (medicamento contra ténias, nemátodos e afins); contando que entre a ultima semana de Janeiro e a primeira de Fevereiro esteja preparação concluída e possa, novamente, juntar as fêmeas aos machos desta feita em definitivo.

Partilho uma foto das instalações com a particularidade de de em vez das habituais 12 gaiolas de criação serem, desta feita 20, com modelos de identificadores magnéticos -que também partilho- um pouco mais funcionais que os usados anteriormente que causavam alguma penumbra nas gaiolas.

O espaço destinado à criação com os machos nas gaiolas individuais e as fêmeas na voadora, na parte inferior, No canto superior esquerdo de cada gaiola está colocado o identificador no qual anotarei o desenrolar de cada postura que será depois passada a limpo para o registo definitivo.

Pormenor de um dos identificadores colocados nas gaiolas.




6 comentários:

  1. Sempre um prazer ler e aprender mais um bocado com quem sabe quando se está a dar os primeiros passos como eu.
    Em relação aos identificadores sao feitos por si?

    cumprimentos
    Pedro Costa

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    O objetivo deste espaço é esse mesmo, partilhar conhecimentos, ajudar quem não sabe e mesmo alguns que sabem e eu, entretanto, também vou aprendendo ao ler o que outros partilham. Está-se sempre a aprender!
    Os identificadores não são feitos por mim, comprei-os, mas o "histórico" da postura foi feito por mim em computador.
    Cordialmente,
    Armindo Tavares

    ResponderEliminar
  3. Parabéns!! Gostei no pormenor dos identificadores colocados nas gaiolas.. são bastante completos e funcionais!! tenho de fazer um "upgrade" tipo!!

    Boas Criações!!

    ResponderEliminar
  4. Olá caro Armindo,

    Deixe-me antes de mais dar-lhe os parabéns por conseguir ter um blog, que a meu ver, é dos melhores, usando a língua de Camões. Considero-me ainda na Primavera da vida com apenas 18 anos, mas senti que seria um bom momento para ter mais responsabilidades e tomei a decisão de arranjar um passarito que desse mais vida à minha casa e cor aos meus dias. Mas como sou um grande defensor do nome de Portugal, decidi também que deveria procurar algo português. E aí entrou o meu pai que descobriu o Arlequim Português. Mas tal como um bom bacalhau à moda portuguesa que não basta cozer para nos deliciar, também esta espécie deveria ter um cuidado da minha parte, daí ter começado a crescer a minha curiosidade acerca do Arlequim. Passei 8 horas seguidas no computador à procura de informações de um ser espantosamente desconhecido a nível nacional, com muita pena minha. Mas o que me fascinou mais foi, ao ler o seu blog, o amor carinho que dedicava à criação destes agradáveis amigos. Não planeio criar mas certamente os conhecimentos que aprendi neste site serão muito úteis para o desenvolver de um ou mais pássaros saudáveis que eu planeie ter, porque nunca é demais salientar o quão bem me parece que trata esta espécie. Um abraço forte e sentido deste jovem aprendiz que espera continuar a aprendizagem, já que me tornei fã e visitante assíduo deste blog.

    João

    ResponderEliminar
  5. Sr. Treinador de Bancada ou, no presente caso João:
    Confesso que li duas vezes o que escreveu não só pelos elogios que me faz mas por se tratar de um jovem que dá os primeiros passos no Canário Arlequim Português e, ainda, sobretudo pelo seu já enorme entusiasmo ao falar da raça. Não duvido de que com empenho e (porque também tem importância) com sorte virá a ser um bom criador.
    Fico, obviamente, satisfeito por constatar que os meus parcos conhecimentos e que dentro do possível aqui vou partilhando têm atingido o objetivo que me propus ao criar este espaço; divulgar o Canário Arlequim Português e ao partilhar o que sei ajudar não só novos criadores mas, também, criadores já com experiência que sei (embora mais timídos não o admitem) são também assíduos leitores do que vou escrevendo. Eu como já disse atrás vou lendo também o que outros colegas escrevem aprendendo também com eles.
    Saudações ornitófilas,
    Armindo Tavares

    ResponderEliminar
  6. Olá tudo bem,primeiramente quero das meus parabéns pois são lindos espécie,fico admirando a beleza desses pássaros.estou muito empenhado em conseguir um casal para começar um planteo,moro em são Paulo Brasil tem vários criadores porém os canários Arlequim que encontro só tem cor de alerquim ,porte nada mas estou a procura... parabéns e fiquem com deus.

    ResponderEliminar