9 de junho de 2014

UMA CURIOSIDADE NO FIM DAS CRIAÇÕES

Hoje, com o anilhamento dos últimos cinco passarinhos, dou por encerrada a época de criação referente a 2014. Esta époaca ficou um pouco aquém das expetativas em termos de quantidade pois criei, pela primeira vez, com vinte casais e estava esperançado em ultrapassar a centena de crias; apesar de tudo penso que a época foi positiva pois procedi ao anilhamento de 93 passarinhos com a particularidade de, nos arlequins, terem nascido cerca de 70% variegados.

Aconteceu-me uma coisa que sabia já ter acontecido a outros colegas e que dada a sua raridade partilho com os amigos que me lêm.

A fim de obter um determinado padrão, face aos registos do macho e da fêmea, acasalei o meu macho arlequim par, vice campeão em Reggio Emilia no ano passado, com uma das fêmeas, por acaso também par, que se enquadrava no que eu pretendia e, nesta última postura, fui surpreendido com o nascimento de dois filhotes, ambos variegados mas com a particularidade de um ser Par e o outro Poupa!

Partilho duas fotos das crias onde se poder ver perfeitamente a poupa de um dos filhotes bem como a foto dos respetivos progenitores.

As duas crias, filhas de casal de arlequins Par, sendo um Par e outro Poupa
 
Os pais das duas crias, na foto acima o pai, e na de baixo a mãe.
 

3 comentários:

  1. OLÁ amigo ARMINDO
    muitos parabens pelas crias sao lindissimas
    um forte abraço
    http://avesdocostaacores.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Boas!
    Será correto dizer que existem falsos poupas?
    ou ainda pares portadores de poupa?
    Um Abraço, e boa muda.
    Ricardo FM

    ResponderEliminar
  3. Olá, canarios ricardofm;
    Penso não ser correto dizer que existem falsos poupas, bem como pares portadores de poupa, isto apesar de um par ser, regra geral geirdo pelo acasalamento poupaxpar, deixo esta dúvida para quem realmente perceba de genética; contudo, segundo palavras do Prof. Dr. Armando Moreno, no colóquio realizado no passado sábado, 21 de julho, no Clube de Ornitologia Almadense, é possível, sim, de um acasalamento parxpar sair um poupa apesar de em situações raras.
    Saudações ornitófilas.

    ResponderEliminar