31 de janeiro de 2010

Têm pouco variegado!!! Que fazer?!

Há a ideia, correcta, generalizada que o Canário Arlequim Português tem de ser variegado/malhado, o Standard diz-nos que o Canário Arlequim Português deve ser "equilibradamente variegado". Assim sendo o que fazer aos canários que não saiem variegados/malhados e que, obviamente, não cumprem com este requisito?

Todos sabemos que o Canário Arlequim Português é um canário de Porte ou Postura; todos sabemos que genéticamente é impossível fixar as cores em virtude de ser obrigatório o variegado, assim as aves com pouco variegado não servem para concurso mas são excelentes para procriação pois são destes exemplares Arlequins que vão nascer os Canários Arlequim Português "equilibradamente variegados"

Eu acasalo os meus Arlequins usando o critério de todos os canaricultores, acasalo sempre:

1.º - Dois Arlequins equilibradamente variegados, uma ave intensa com uma ave nevada.

2.º - Na impossibilidade de as duas aves serem, equilibradamente variegadas, acasalo uma variegada, com uma pouco ou nada variegada.

3.º - Tenho sempre o cuidado de, se uma das aves for demasiado melânica, a acasalar com outra um pouco mais lipocrómica.

A parte mais importante de tudo o que atrás refiro é que acasalo sempre aves com todas as carecterísticas exigidas pelo Standard relativamente ao tamanho, porte e posição.

Não há, Canários Arlequim Português, portadores ou têm o porte, tamanho e posição ou não têm.

Há situações em que descendentes directos do Canário Arlequim Português, saiem em tudo igual aos progenitores mas não têm o tamanho. Também esses descendentes acasalados conscientemente, com um Canário Arlequim Português, dão origem a proles simplesmente espantosas.

Provavelmente pessoas que veêm estes exemplares, bem mais pequenos, descendentes directos do Canário Arlequim Português, pensam que são pios puros e pôem-se a "fazer" Arlequins. Não há nada mais errado! Nunca mais conseguem criar um Canário Arlequim Português puro.

Espero com este pequeno esclarecimento, baseado na minha experiência, satisfazer e auxiliar as pessoas que me têm contactado.

O Canário Arlequim Português é o extase de qualquer criador de canários pois, desde o acasalamento ao nascer dos novos passarinhos, há uma constante ansiedade em se saber se os filhotes irão ou não sair variegados/malhados.

Brevemente irei fazer os meus casais e nessa altura colocarei fotos dos mesmos.

3 comentários:

  1. Ora boas sr Armindo Tavares
    Antes de mais parabéns pelo blog e por ser mais um a divulgar esta bela raça.
    Em relação ao seu comentário concordo em algumas partes mas não nos podemos esquecer da sua genética, porque nem sempre esses cruzamentos correm bem, temos que os conhecer bem, ora repare:
    No ano passado comprei um casal de arlequins a uma pessoa de confiança arlequins esses femea variagada e macho variagado mais para o melânico, resultado crias completamente lipocromicas. Por isso acho que se tem que ter algum cuidado com os cruzamentos mas o que se deve ter muita atenção é na selecção criteriosa nos que melhor se enquadram no standard, porque estamos a falar de um canario de porte. Se calhar devíamos começar a falar em classes no arlequim para podermos melhor dignificar esta bela raça.
    No final das contas a criação do arlequim é uma uma descoberta constante e fantástica, um trabalho maravilhoso.
    Cumprimentos e boas criações

    ResponderEliminar
  2. Em primeiro lugar gostaria de dar os parabens ao Sr. Armindo, agradecer-lhe publicamente a disponibilidade com que me atendeu e o seu caracter sincero e directo. Vou iniciar esta aventura dacriação do arlequim com muita expectativa, mas também estou preparado para os resultados menos bons. O tema que o Nuno aborda é muito interessante e já todos sabemos que o Arlequim comporta alguma imprevisibilidade. Quando se compra um exemplar, quem o vende poderá garantior o quê? e o que garante servirá para quê, uma vez que o genótipo do canário não se compadece com as regras da genética tradicional.
    Um abraço do:

    carlos Ramos

    ResponderEliminar
  3. Olá Armindo, um abraço.

    Nota-se a evolução do blogue, qq ligue ok.

    É uma das pessoas que melhor sabe o que penso sobre o assunto classes, falamos no Mundial onde apresentei as minhas considerações e depois a vários colegas.

    Nunca, mas nunca terei a preocupação em saber se a descendencia das crias dos meus Arlequim! Se são equilibradamente!? variegadas, ou variegados mais claros ou mais escuros, porque são todos Arlequim.

    Os únicos que terão obrigatóriamente de ser excluidos são os todos melanicos ou todos lipocrómicos, que pode acontecer. É genética.

    Os outros e porque são variegados, independentemente de mais ou menos ou equilibrados, devem ser julgados e não rejeitados.

    As classes devem ser abertas o quanto antes, porque aparecem sempre aves a concruso foram da Definição da Rubrica Cor, que em porte, muitas, 5 estrelas. Dá vontade de perguntar se criadores conceituados desconhecem o Standard?

    É errado continuar a insistir nos equilibradamente variegados, porque são carateristicas que não se podem fixar.

    Excluimos tantas aves devido a este critério errado, porque já temos a capacidade de entender que é inviavel.

    Falta, penso eu, a vontade necessária para mudar infelizmente.

    Naturalmente, esta opinião é genérica e não particularizada ao Armindo, permita-me a nota, não por si, mas por quem possa ler e não ser levado em outras considerações.

    Um abraço companheiro e boas criações.

    PS- já nesceram perto de 50 canarios este ano.

    ResponderEliminar