12 de fevereiro de 2010

As Papas

Enquanto não aparecem as primeiras crias, pois ovos já existem alguns, vou-vos falar da papa de enchimento/criação que dou aos meus canários.

Quando comecei a criar os primeiros canários a informação de que dispunha era a que ouvia os mais velhos e ou entendidos a "discutir" pois ninguém ensinava ninguém.

Assim comecei ouvindo um e outro a fazer a papa para os meus canários até a pedronizar a meu gosto. Tenho, para mim, que continua a ser bem melhor que as que compramos apesar de haver papas de excelente qualidade à venda. Cá vai a receita já com 30 anos:

2 Ovos cozidos (Retirava a casca depois de cozidos)
5 Paus de biscoito champanhe
6 Bolacha Maria, das tipo torradas
100 Gramas de pão ralado
3 colheres de sopa de mel
Sumo de uma laranja
(quando as havia)

Misturava tudo muito bem e dava a papa aos canários sem mais qualquer aditivo e era um regalo para os olhos vê-los a limpar tudo. O que sobrava metia no frigorifico.

Com o andar dos anos e a mecanização das coisas começaram a surgir as papas comerciais e aí deixei, lentamente, de fazer a "minha receita" e comecei a utilizar as papas comerciais.

A White Molen, a Cede, a Orlux a Canary e actualmente utilizo a papa Pineta 50% húmida e 50% seca. Já há alguns anos que deixei de dar aos meus canários papas que contenham ovo.

Sem comentários:

Enviar um comentário