12 de fevereiro de 2010

As sementes

Sempre dei, sem qualquer tipo de preocupação, mistura para canários como alimentação base, no entanto à medida que aprofundava conhecimentos comecei a ter algum cuidado e passei a dar mistura de sementes da versele-lag.

Houve um pequeno interregno de aproximadamente três anos em que só dava Nutri-bird, mas como me parecia que engordava demasiado as aves parei com o Nutri-Bird apesar de o considerar um bom suplemento alimentar.

Actualmente a base principal da alimentação dos meus canários, sempre, é mistura ligth para canários da versele lag e em cada quilo adiciono cerca de 80/100 gramas de Nutri-bird.

Com este método de alimentação acabo por fornecer, na minha opinião, um alimento também equilibrado pois verifico que as sementes negras (em principio as que fazem mais mal) são as primeiras a serem comidas, de seguida segue-se a alpista e por fim o Nutri-bird.

Com este tipo de alimentação tenho obtido exemplares saudáveis, é raro ter uma ave doente e ficam com penas luzidias.

Não tendo conhecimento cientifico baseio este meu comentário pelo que atrás reefiro e pela análise das fezes dos canários que são consistentes e secas.

2 comentários:

  1. Boa tarde.
    Você utiliza esta mistura todo o ano ou na altura das criações faz alguma alteração? Tenho de fazer alterações na mistura porque com a que uso eles engordam muito e estou indeciso em relação à que vou passar a usar.
    Obrigado e um Bom Ano para si.
    Cumprimentos,
    João Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. Olá amigo João, conforme lhe respondi, actualmente dou aos canários, semanalmente, e durante todo o ano 3 comedouros de alpista e um de mistura light. Se alguma das aves engorda corto-lhe à mistura e se for caso disso também à papa.
    Tenha um bom ano de 2011.
    Saudações ornitófilas.
    Armindo Tavares

    ResponderEliminar