11 de março de 2012

CONTINGÊNCIAS...

Todos os criadores de canários, e não só, passam por situações análogas às que vou mais abaixo relatar mas não é muito comum acontecer tudo, por coincidência, no mesmo dia.

Um dia desta semana que finda, salvo erro sexta feira, andava entretido a tratar da passarada quando me apercebi ser dia de verificação de ovos de alguns casais.

Com a expetativa habitual fui verificar os ovos do primeiro casal que tinha posto cinco ovos; afasto a fêmea do ninho e... só tinha um ovo. E goro! Creio que o macho se lembrou que devia andar fraquito da ninhada anterior e lembrou-se de tomar uma gemada.

Vou ver os ovos do segundo casal cuja fêmea só dá três ovos por postura e... um ovo goro, dois ovos cheios mas destes um estava partido.

Terceiro casal com uma postura de cinco ovos todos... vazios; claro que já pus o macho no "ginásio" pois mesmo só com alpista está mais gordito do que eu.

Por fim e para terminar em beleza uma fêmea, por sinal das que tenho como suplentes, que estava entretida com o único ovo que pusera, nem sei se estaria galado apesar de lhe ter chegado um macho, lembrou-se de abandonar o ninho ao terceiro dia de choco.

Como são situações decorrentes de quem se dedica à criação de aves não há que desanimar até porque por norma são mais as alegrias que os desaires e, assim, para terminar despeço-me, por agora, partilhando com todos os visitantes e seguidores deste espaço a foto de mais um pequenote, que em breve separarei dos pais.



2 comentários:

  1. Olá sr. Armindo. Obrigado pelo seu comentário. e aproveito também para lhe desejar uma boa época e que os seus objectivos sejam alcançados. aos poucos tenho visto o meu trabalho com o gloster a ser reconhecido e prova disso são os resultados obtidos neste meu primeiro ano de exposições, no entanto isso para mim não é o mais importante. Ainda não tive oportunidade de o conhecer pessoalmente apesar de já o ter visto na expo valongo de postura na qual tb participei, talvez este ano nos cruzemos e nos conheçamos. um abraço

    ResponderEliminar
  2. Bom dia amigo! Como vai?Espero que bem? Apesar do ocorrido com os canários que você tanto os ama, porém a luta continua.
    Um abraço do amigo e o pequenino será grande e te dar alegrias.

    ResponderEliminar