11 de janeiro de 2013

MAIS... DO MESMO!

Todos os anos se dá início a um novo ciclo de criação, todos os anos se repetem invariavelmente os mesmos passos, todos os anos partimos para a nova época reprodutiva com renovadas expectativas sendo, por conseguinte, a razão do título desta postagem, mais... do mesmo!  Contudo este ano mais uma vez a natureza, pelo menos do entendimento que faço dela para este meu hobby, diz que não será tanto assim. Habitualmente por esta altura já tenho os meus casais delineados, com as desparatisações efetuadas e prontinhos a serem juntos no dia 14 de Janeiro, que é a data em que os juntos desde há largos anos mas, este ano, tal não vai acontecer não vai acontecer por pequenos imprevistos que têm repercussão na criação dos canários, tais como:

- aves a terminarem uma segunda muda;
- fêmeas demasiado obesas, apesar do cuidado tido na alimentação fornecida,
- machos com cio, apesar de nada lhes ter dado para que isso acontecesse;
- humidade relativa do ar a rondar os 90º;
- temperaturas ambiente demasiado inconstantes.

Enfim uma panóplia de pequenos, grandes, pormenores que têm diretamente uma grande influência nos resultados esperados. 

Neste momento terminei o que chamo de 1ª fase de preparação para o acasalamento tendo procedido à desparatisação das aves, contra vermes, tencionando iniciar a 2.ª fase mais ou menos em meados da próxima semana. Sei que há companheiros que já estão em plena criação e alguns até com filhotes anilhados mas, apesar da tentação de lhes seguir as pisadas, prefiro aguardar mais um pouco por melhor tempo.

Entretanto e como vai ter lugar o Campeonato Mundial de Ornitologia em Hasselt, Bélgica, aproveito para desejar a todos os compatriotas o maior êxito na representação do nosso país com as suas aves.

1 comentário: