23 de fevereiro de 2013

UM "MINI-BALANÇO"


Após a limpeza semanal que costumo fazer ao sábado nas jaulas dos meus passarinhos dediquei-me a "conferir" o que já tinha constatado durante a semana; esta época vai ficar bastante distante, em termos de aves nascidas, do ano transato.

Há, ainda, dois casais que estão relativamente aos outros ainda um pouco atrasados, contudo as posturas não estão a decorrer conforme delineara pois em todos os casais há ovos que não se encontram fecundados e em dois deles - com cinco ovos cada - nem um foi fecundado. Se, e este se é altamente duvidoso, me nascessem todos os ovos que estão debaixo das canárias ficaria com dezassete passarinhos, muito abaixo da média de 3 crias por casal que o ano passado atingi.

Estou inclinado que este pequeno insucesso se deve às variações constantes da temperatura pois o ano passado apesar de o tempo ser frio, por esta altura, não tinha variações tão bruscas e tão baixas como este ano nem tanta chuva.

À hora a que me predispus a vir aqui fazer este "mini-balanço" já no espaço dos canários não havia a luz do dia mas ainda deu para fazer as duas, más, fotos que publico abaixo da canária que há dias foi aqui noticia por causa do ovo atravessado.

Esta canária colocou um total de cinco ovos sendo 3 de postura normal, 1 que estava atravessado e que ajudei a expelir e dois dias depois deste mais um que colocou no fundo da gaiola e obviamente se quebrou. A postura deste último ovo leva-me a crer que a fêmea se encontrará completamente recuperada na próxima postura apesar de eu não a deixar criar mais este ano. Neste momento está a chocar os dois únicos ovos galados, dos 5 que colocou.

Vou aguardar a ver como decorrerá o resto desta primeira postura e fazer votos para que as próximas duas corram melhor.

Surpreendida pelo "fotógrafo"!
Aproveitando para desentorpecer as pernas.

Sem comentários:

Enviar um comentário