14 de julho de 2013

TERMINADA A CRIAÇÃO DE 2013. PRÓXIMA ÉPOCA JÁ EM CURSO!


Já não tenho nenhum casal a procriar encontrando-se todos os reprodutores separados, na voadeira, para que a muda comece a decorrer sem problemas.

O saldo desta época reprodutiva foi positivo pois consegui anilhar 63 passarinhos, mesmo ficando muito aquém dos 89 anilhados no ano transato. O resultado imediato desta redução salda-se por cerca  16 a 20 passarinhos com possibilidade de serem apresentados em exposições enquanto em 2012 o número andou entre os 25 a 30 exemplares.

Quase acertei em cheio no meu vaticínio quando ainda há poucos dias escrevi que deveria atingir os 70 exemplares; atingi esse objetivo mas, mais uma vez, o tempo nada quis com os meus passarinhos pois com a vaga de calor que grassou a semana passada tive sete baixas inesperadas de filhotes com 19, 22, e 26 dias de vida que morreram no mesmo dia; curiosamente um dos mais quentes da semana. De nada adiantou colocar-lhes as banheiras diariamente e, ainda de quando em vez borrifar as instalações com água. O total de baixas este ano, não fosse estes últimos sete ter-se-ia saldado apenas por 3 crias que devido à pouca experiência da fêmea a alimentá-las morreram 72 horas depois de terem nascido.

Neste momento e apesar de a muda ainda se encontrar muito atrasada começo a observar atentamente os exemplares que tenho "debaixo de olho" quer os que irão ficar para reprodutores quer os que, eventualmente, irão a um ou outro concurso.

Numa altura em que uma boa parte dos colegas reduz à quantidade de casais com que tencionará iniciar a próxima época eu vou, pela primeira vez desde que me dedico a este hobby que é a criação de canários, criar com 20 casais em 2014; este aumento de casais vai permitir-me um maior leque de opções (pelo menos mais oito) quando começar a pensar os casais que irei utilizar como reprodutores não só dos nascidos aqui mas também de alguns reprodutores, linhagem de outro criador, que irei cruzar com os meus.

Para já resta continuar a ter paciência e esperar que a muda da pena, decorrendo bem, me traga uma ou outra surpresa pois todos os anos aparece aquele passarito por quem não se dava nada e no fim revela-se uma estrela.

Sem comentários:

Enviar um comentário