6 de janeiro de 2012

GRANDE VONTADE... QUASE, QUASE NA ALTURA DOS ACASALAMENTOS


Estou quase a acabar a preparação para o acasalamento dos meus Canários Arlequins e, parece-me, estou um bocado atrasado pois habitualmente costumo apontar os acasalamentos para meados de Janeiro e anteontem uma fêmea, por sinal de 2010, já colocou um ovo no chão e tenho já algumas deste ano, "desesperadas", arrancando as próprias penas isto apesar de ainda não ter enriquecido a alimentação diária.

Sei que há companheiros que já têm passarinhos nascidos e apesar da grande vontade que tenho de os juntar ser enorme, é quase como um vicio que nos consome, vou cumprir escrupulosamente o plano traçado e juntá-los na altura própria. O tempo também propicia estas situações pois a temperatura no espaço onde tenho os canários medeia entre os 12 e os 15 graus durante o dia, baixando bastante durante e noite para os 6 e 8 graus.

Este ano utilizei um método diferente de desparatização em vez do que tenho vindo a utilizar, conforme em tempo já dei conta neste espaço; para isso dei Vermizoo três dias seguidos, repetindo ao fim de cerca de vinte dias; pelo meio administrei vitaminas. Nesta última fase irei dar (vou começar hoje) ESB3 30% durante cinco dias seguidos e depois mais 3 dias seguidos de Vitamina K ficando assim concluída a desparatização.

Antes de os juntar definitivamente vou dar 3 dias seguidos de AD3EC+K para ajudar a estimular o cio e o resto será com os canários e com a natureza. Mais uma vez ressalvo que o que funciona para mim, e para os meus canários, pode não funcionar com outros. Apenas partilho o método que utilizo.

No fim da criação é que verei se valeu a pena ter alterado a metodologia da desparatização pois diminui, muito, os produtos ministrados comparativamente com o método que tinha vindo a utilizar. Espero ter mais sorte do que na época anterior!

Sem comentários:

Enviar um comentário