21 de março de 2012

ARLEQUINS 2012 (Casal n.º 8)


Cá estou, novamente, desta feita para partilhar apenas um filhote que se me afigura bonito mas sem qualquer variegado. O filhote em questão tem vinte dias e, possívelmente com medo da crise, ainda não sai do ninho tendo-o visto hoje pela primeira na borda do mesmo a exercitar as asas.

Esta cria é filha de pais variegados cuja foto também partilho, e mais uma vez fica provado que mesmo acasalando sempre aves com um padrão variegado não é seguro que se tire crias totalmente equilibradas em termos de variegado. Neste caso a cria é quase totalmente lipocrómica excetuando a poupa mas em breve postarei fotos da segunda postura de um casal em que ambos são predominantemente melânicos que me presentearam com dois filhotes com predominância melânica e nesta segunda postura têm três crias que em principio serão de predominância lipocrómica.

Penso, e esta é a minha opinião pessoal, que por mais equilibrado que o casal seja em termos de variegado iremos ter sempre crias que nos sairão demasiado lipocrómicas ou demasiado melânicas; contudo, e também tenho reparado nesse pormenor, acasalando aves com um variegado próximo dos 50% melânico x 50% lipocrómico a percentagem de aves uni ou bi-color diminui mas é rara a ninhada em que não aparece uma ou duas dessas aves.




3 comentários:

  1. ola amigo armindo muito bonito este passarinho

    um forte abraço

    e continuaçao de boas criaçoes

    http://avesdocostaacores.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá António,
    É, o canário parece que vai ser bonitinho e se sair ao pai o que lhe faltaria para ser uma "mákina" seria o variegado.
    Retribuo-lhe o desejo de boas criações, qie me parece lhe estão a correr de feição.
    Saudações ornitófilas.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ele é lindo,aqui no Brasil nós diríamos que ele parece um "panque" por ter um topete arrepiado.Sucesso para você, e para ele.
    Um abraço do amigo Roberto.
    HOJE É O DIA MUNDIAL DA ÁGUA 22 de março

    ResponderEliminar