6 de abril de 2013

ESTÁ COMPLICADO!


As salmonelas apareceram em catadupa nos meus passarinhos, nem o facto de atempadamente ter feito um tratamento por prevenção resultou. Está, para já, explicado o mau início desta época com a maioria dos casais. 

Parei com a criação, isto é, estou a tentar atrasar ao máximo novas posturas e neste momento toda a passarada está a tomar Theraprim.

No passado dia 3 nasceram mais quatro arlequins (parece-me que três deles irão ser bastante bons no variegado) e para hoje termino com a foto de mais três filhotes que já saíram entretanto do ninho.

Estas três crias, têm como pais dois arlequim par sendo o macho 95% predominantemente melânico e a fêmea 75% predominantemente lipocrómica. O filhote "escondido" é equilibradamente variegado ao contrário dos manos que são de predominância lipocrómica.


















5 comentários:

  1. Qual a quantidade que está a usar do Theraprim .

    ResponderEliminar
  2. Olá Filipe,
    A dose de Theraprim que estou a dar aos canários é de uma saqueta em dois litros de água. Faço isso todos os dias, durante cinco dias como manda a bula.
    Saudações ornitófilas.

    ResponderEliminar
  3. valha-me Deus que bichas desse tipo apareçam nos meus canàrios!!! parabens, os filhotes sao magnificos!!!

    ResponderEliminar
  4. Boa Noite Sr. Armindo,
    Estou também com alguns problemas no meu canaril. nas últimas semanas têm-me morrido alguns dos meus melhores reprodutores. começam por coçar constantemente o canto do bico no poleiro e posteriormente um dos olhos começa a ficar fechado e passados alguns dias morrem. Queria perguntar-lhe se conhece algum local onde possa enviar uma ave para analisarem, afim de descobrir o problema.
    Abraço,
    Bruno Cartaxo

    ResponderEliminar
  5. Olá Bruno,
    Por acaso não conheço nenhum local onde possa mandar analisar os canários mas penso que um veterinário o orientará convenientemente.
    Tenho quase a certeza que o que os seus canários têm são Tricomonas. Cuidado pois é uma doença contagiosa; se forem tricomonas deve fazer o tratamento a todos os canários usando um destes medicamentos: Flaggyl; Spartrix ou o Hexa Plus que são os mais conhecidos e de comprovado efeito curativo.
    Boa sorte.
    Saudações ornitófilas.
    Armindo Tavares

    ResponderEliminar